ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Em sessão movimentada, Carlos Sainz supera Fernando Alonso e lidera TL3 no Bahrein

A atividade foi bem movimentada, mas ainda inconclusiva

A Fórmula 1 voltou ao Circuito do Sakhir nesta sexta-feira (01) para dar continuidade as atividades do GP do Bahrein. O terceiro treino livre contou com uma variação nas verificações, os times aproveitaram para avaliar novamente a durabilidade dos pneus macios, além de arriscar algumas voltas rápidas no final sessão.

Carlos Sainz ficou com a liderança, anotando 1m30s824, obtendo a marca com o último jogo de pneus macios usado no TL3. Fernando Alonso foi o segundo colocado, sendo o único piloto além de Sainz de rodar na casa de 1m30. Os espanhóis ficaram separados por apenas 0s141.

Se Max Verstappen e a Red Bull estiveram mais apagados no primeiro dia, o holandês conseguiu mostrar um pouco mais do seu equipamento. Verstappen obteve a terceira posição com o tempo de 1m31s062, usando os pneus macios apenas no final do TL3, pois a dupla do time austríaco foi a única a trabalhar com os pneus duros nesta sexta-feira. No entanto, as reclamações com o carro persistiram em mais uma atividade, demonstrando a insatisfação de Verstappen e Sergio Pérez.

Charles Leclerc foi o quarto colocado quando buscou uma volta rápida no circuito. Lando Norris encaixou o carro da McLaren no quinto lugar, retornando para as primeiras posições da tabela, após encerrar o TL2 no último lugar.

George Russell ficou com o sexto lugar, seguido de perto por Oscar Piastri com o segundo equipamento da McLaren. Sergio Pérez apareceu apenas na oitava posição, andando distante do companheiro de equipe. Nico Hülkenberg foi o nono colocado, a Haas ainda está na fase de obter o máximo de voltas possíveis, para acertar o desgaste dos pneus. Lance Stroll encerrou a sessão em décimo lugar, depois de ter figurado brevemente no começo da tabela, quando as voltas rápidas começaram.

A sessão é inclusiva, o grid segue bem misturado. Com uma atividade realizada em pista tão quente, é difícil dizer quem está com um desempenho melhor, afinal, essa não será as mesmas condições experimentadas quando a classificação e corrida forem disputadas.

No entanto, o que chama a atenção é especialmente a performance apagada da Alpine. O time é o que tem um dos carros mais pesados no grid e a aerodinâmica pouco eficiente.

A classificação é um passo para mostrar quem neste ano está conseguindo extrair mais nas voltas rápidas.

A Fórmula 1 retorna às 13h (pelo horário de Brasília) para a definição do grid de largada.

Saiba como foi o TL3 do GP do Bahrein

Após as avaliações realizadas na quinta-feira, hoje é o dia que os pilotos vão enfrentar a primeira classificação da temporada 2024. O TL3 é a última atividade preparatória do fim de semana, mas novamente a sessão acontece em um momento que a pista está mais quente.

No primeiro dia de testes, os pneus médios e macios foram avaliados, enquanto os times deram preferência para poupar os compostos duros.

A Mercedes foi o destaque da quinta-feira, após encerrar o TL2 com os dois carros na ponta da tabela de tempos, enquanto Max Verstappen passou o dia reclamando da dirigibilidade do carro, não se acertando com as configurações.

Quando a sessão teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 34°C, com 21°C no ambiente.

Com cerca de dez minutos de atividade, Lewis Hamilton era o único competidor pelo traçado. O inglês anotou 1m32s733 trabalhando com os pneus macios. Os tempos que começaram a surgir na tabela eram altos. Charles Leclerc assumiu a liderança com o tempo de 1,32s677, enquanto Calor Sainz ocupava a terceira posição com 1m32s762, os competidores apostavam nos pneus macios.

Após 20 minutos, Alexander Albon usou um pneu médio por um pequeno momento. Sergio Pérez e Max Verstappen eram os únicos na pista avaliando os pneus duros. Apenas 10 pilotos contavam com algum tempo cronometrado registrado na tabela.

Depois da McLaren demostrar uma insatisfação com o carro, o time optou por trocar a bateria e a central eletrônica do carro de Lando Norris.

Após 30 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Alonso, Russell, Leclerc, Sainz, Stroll, Magnussen, Albon, Norris, Hamilton e Ricciardo.

Nesta atividade os times estavam dando principalmente mais atenção aos pneus macios. Era trabalhada uma variação de stints, como exemplo, Lewis Hamilton completou oito voltas em sua segunda saída dos boxes. Alonso, Tsunoda, Hülkenberg e Verstappen trabalharam com a simulação de corrida.

Restando menos de 20 minutos para o final, Magnussen era o piloto que mais completou voltas na pista – foram 13 giros. Na sequência estava, Sainz e Hamilton, com 11 cada.

Foi neste momento que a Red Bull optou por instalar os pneus macios e buscar uma volta rápida. Sergio Pérez tomou a ponta de Fernando Alonso com o tempo de 1m31s248, superando o espanhol por 0s334. Instantes depois foi a vez de Verstappen roubar a ponta com a marca de 1m31s062.

Aos poucos os pilotos retornavam com outro jogo de pneus macios. Lance Stroll que era o décimo segundo na tabela, saltou para a terceira posição com a marca de 1m31s396. As voltas rápidas seguiram, com vários pilotos melhorando os seus tempos. Fernando Alonso entrou na casa de 1m30s965, assumindo outra vez a liderança.

Restando cinco minutos para o final, os dez primeiros eram: Sainz, Alonso, Verstappen, Norris, Russell, Piastri, Pérez, Hülkenberg, Stroll e Ricciardo. Apenas os pilotos espanhóis conseguiram tempos na casa de 1m30s.

É necessário dizer que Verstappen e Pérez ainda estão insatisfeitos com o carro, os pilotos fizeram diversas reclamações desde que as sessões do GP do Bahrein começaram, incomodados com o câmbio para a troca das marchas.

Alguns carros pareciam estar mais altos nesta sessão, diferente do que foi observado no dia anterior. No entanto, como os pilotos estavam se arriscando um pouco mais e os erros apareceram.

Na volta rápida de Charles Leclerc, o monegasco ficou apenas na quarta posição, após anotar 1m31s094.

Os pilotos se dirigiram uma última vez ao grid, para testar a largada antes de recolher aos boxes.

Agora a verdade começará a ser mostrada na classificação e corrida do Bahrein.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo