A etapa de Pocono da NASCAR Cup Series foi a mais polêmica do ano. A corrida acabou com o triunfo de Denny Hamlin, que teve de lidar com as vaias do público presente no grande trioval da Pensilvânia. O piloto da Joe Gibbs conquistou a sua 50ª vitória da carreira em uma disputa tumultuada com Kyle Larson e também contou com a sorte pelo fato da bandeira amarela ser acionada no instante exato para não ter prorrogação.
A corrida foi cheia de alternativas, com táticas diferentes e permitiu a chance até de pilotos menos badalados, como Corey Lajoie, Harrison Burton e JJ Yeley andarem na frente do pelotão até com possibilidades de um bom resultado.
Os ânimos em Pocono estavam quentes com duelos bem intensos ao longo da prova e com os nervos chegando à flor da pele de alguns pilotos. caso de Austin Dillon, que abandonou após um enrosco com Tyler Reddick. O piloto da Richard Childress ficou tão irritado que chegou a arremessar o capacete em direção ao carro 45 da 23XI durante a bandeira amarela.
Na reta final, uma sequência de bandeiras amarelas embolou a disputa e deixou todo mundo mais nervoso. Na relargada faltando oito voltas para o fim, Kyle Larson liderava, mas Hamlin estava em seu encalço. Na curva 1, o piloto da Joe Gibbs mergulhou para cima do campeão da Cup em 2021 e o jogou no muro.
Larson ainda prosseguiu na prova, após a bandeira amarela causada pelo acidente de Justin Haley, mas o carro número 5 da Hendrick estava com muitos danos e o campeão de 2021 caiu para o fim do pelotão.
Na última largada, Hamlin disparou na frente, com Reddick (que tinha pneus mais novos) brigando pelo segundo lugar com Martin Truex Jr. Durante a penúltima volta, Ryan Preece acertava o muro e ficava parado. A direção de prova esperou o piloto da Stewart-Haas conseguir movimentar o carro, mas só chamou a bandeira amarela após a última volta ser iniciada, o que impedia a realização da prorrogação.
A NASCAR Cup Series volta no próximo domingo no oval de uma milha em Richmond.
Top-10 da etapa de Pocono:
1 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
2 – Tyler Reddick (23Xi/Toyota)
3 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
4 – Kevin Harvick (Stewart-Haas/Ford)
5 – Ty Gibbs (Joe Gibbs/Toyota)
6 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
7 – Ricky Stenhouse Jr (JTG Daugherty/Chevrolet)
8 – Harrison Burton (Wood Brothers/Ford)
9 – Erik Jones (Legacy Motor Club/Chevrolet)
10 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
Classificação do campeonato:
Classificados por vitória: William Byron (4); Martin Truex Jr e Kyle Busch (3); Denny Hamlin e Kyle Larson (2); Ross Chastain, Joey Logano, Ryan Blaney, Tyler Reddick, Christopher Bell e Ricky Stenhouse Jr (1)
Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte):
Kevin Harvick +163
Brad Keselowski +122
Chris Buescher +111
Bubba Wallace +26
Michael McDowell +17
AJ Allmendinger -17
Daniel Suarez -23
Ty Gibbs -28
Alex Bowman -45