Lewis Hamilton chegou com antecedência para disputar o GP de São Paulo, em Interlagos. O piloto recebeu nesta segunda-feira (07) o título de cidadão honorário brasileiro, em uma cerimônia realizada em Brasília.
A sessão conduzida pelo presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (Partido Progressista-AL), foi ressaltado os trabalhos realizados por Lewis Hamilton dentro e fora das pistas. Lira mencionou os projetos que Hamilton criou para melhorar a diversidade no esporte.
Em julho deste ano, a Câmara optou por conceder ao heptacampeão mundial de Fórmula 1, o título de cidadão honorário do Brasil, a homenagem foi proposta pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e recebeu parecer favorável do relator em Plenário, o deputado Jhonatan de Jesus. (Republicanos-RR).
“No último dia 14 de novembro, realizou-se a tradicional corrida de Fórmula 1 no autódromo de Interlagos, em São Paulo. Este esporte é um dos mais populares nacionalmente e já deu aos brasileiros diversas alegrias com as vitórias de nossos pilotos, destacando-se Ayrton Senna. Tricampeão da categoria, Senna é um modelo e uma inspiração não apenas para os brasileiros, mas para os entusiastas e os profissionais do esporte em todo o mundo”, disse Figueiredo.
“O vencedor do mais recente GP de Interlagos foi o piloto britânico, Sir Lewis Carl Davidson Hamilton, que utilizou um capacete especial, homenageando Ayrton Senna com as cores nacionais que o piloto brasileiro tão bem representava. Ao fim da corrida, Hamilton repetiu Senna ao carregar a bandeira brasileira em uma volta de consagração pelo autódromo e ergueu o pavilhão nacional no pódio durante a premiação. Esse gesto de respeito à memória do maior piloto brasileiro repercutiu em todos e cada um de nossos cidadãos. Senna não era apenas um piloto, mas representava a imagem de um Brasil que dava certo, que ganhava, que era visto positivamente pelo mundo. Era nosso orgulho pois nos lembrava de nossas potencialidades”, seguiu.
“Infelizmente, o Brasil dos últimos anos, assolado por uma crise prolongada, em luto pela perda de centenas de milhares de vidas em virtude do surto de covid-19, tem poucos motivos para celebrar o orgulho nacional. Por isso o gesto de Hamilton foi importante. Ele nos ajuda a lembrar que as cores nacionais não têm partido nem dono. Essas cores representam a totalidade do povo brasileiro. Nossas cores e nossa bandeira nos une e nos representa para o mundo. Somos a Nação do verde e amarelo, independentemente de nossas divergências e de nossa diversidade”, afirmou Figueiredo.
“Acreditamos que o esporte e a celebração das vitórias nacionais, bem como as homenagens a nossos campeões, poderão nos ajudar a resgatar nossa bandeira como símbolo de união nacional. Nesse sentido, sugerimos prestar uma homenagem ao piloto britânico, concedendo-lhe o título de cidadão honorário da República Federativa do Brasil. Esperamos que esse gesto nos ajude no processo de reconciliação nacional e de retomada de nossos símbolos nacionais como patrimônio de todos os brasileiros”, encerrou Figueiredo.
O piloto recebeu o título durante a cerimônia solene na Câmara dos Deputados. A homenagem foi sugerida após Lewis Hamilton vencer o GP de São Paulo de 2021, após um fim de semana dramático em Interlagos, marcado por punições. Ao cruzar a linha de chegada, o heptacampeão escolheu comemorar com a bandeira do Brasil, o piloto também usava um capacete que carregava as cores do país.
Obrigado do fundo do meu coração. Muito obrigada por essa recepção maravilhosa. Eu estou muito impressionado com o amor que vocês têm demonstrado ao longo desses anos. Eu não sabia o que esperar hoje, mas realmente vendo todos vocês aqui hoje, isso me deu uma energia que é muito maravilhosa, muito obrigado do fundo do meu coração”, agradeceu Sir Lewis Hamilton.
Queria dizer um grande obrigado, para todos que fizeram esse dia possível aqui, todos aqui na Câmara dos Deputados que trabalharam para esse dia acontecer. É realmente uma grande honra para mim, estar aqui hoje e receber esse título e posso finalmente dizer que eu sou um de vocês”, afirmou Hamilton.
Eu amo o Brasil, eu sempre amei o Brasil. Eu sempre tive boas lembranças do Brasil, mesmo antes. Quando eu estive aqui em 2007, foi muito especial pra mim, mas no ano passado, o amor e o carinho que eu recebi de vocês, foi realmente uma coisa de outro mundo. Muito obrigado”, seguiu o heptacampeão mundial.
Eu quero dedicar essa honraria ao meu herói Ayrton Senna, a sua família, aos seus amigos e aos seus fãs. Quando eu tinha cinco anos de idade, foi a primeira vez que eu o vi correndo e sabia que naquele momento em diante, eu queria ser um piloto de Fórmula 1 e me tornar um Campeão Mundial. Foi aí que eu aprendi a saber mais sobre o Brasil e também comei a jogar FIFA escolhendo o Brasil.”
Eu sempre vi a paixão que os brasileiros têm, o amor e a paixão que vocês têm pelo seu país e como bonito ele é. Eu não vejo a hora de passar mais tempo por aqui e poder ver os lugares fantásticos que vocês têm, as bonitas florestas e os lugares que eu sonho. Então eu voltarei para viver essa experiência”, afirma Hamilton.
Como um homem negro neste esporte que ainda precisa progredir muito, mas estou comprometido a mudar e melhorar a diversidade. Fico inspirado quando venho ao Brasil, pois vejo as pessoas lutando por algo parecido, vejo muita diversidade e temos muito para fazer juntos.”
Minha mensagem para todos que estão neste lindo país é que quando era criança, muitos me diziam que eu não seria um piloto de Fórmula 1, muitas disseram que era impossível ter sucesso. Mas hoje o que eu tenho para dizer é mantenha se confiante e continue acreditando em você, pois sei que é possível. Principalmente para as crianças, sonhem alto e nunca desistam”, seguiu o piloto.
“E agora eu me considero um de vocês! Então obrigado! Amo vocês!”
A Medalha do Mérito Legislativa foi criada em 1983 e é destinada a pessoas e entidades nacionais ou estrangeiras que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.
Hamilton disputou a temporada 2021 com Max Verstappen, concorrendo ao oitavo título. O piloto inglês é um dos maiores nomes da categoria, contando com 103 poles e 103 vitórias na Fórmula 1, além dos 190 pódios conquistados. Restando apenas duas provas para o encerramento do campeonato de 2022, Lewis Hamilton busca conquistar uma vitória para não encerrar a temporada sem essa marca, o piloto conquistou a sua última vitória em Jeddah (2021).