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Em corrida extremamente movimentada, Da Costa lava alma ao faturar vitória no e-Prix de Misano

A corrida que ninguém queria liderar, trouxe a possibilidade de Da Costa surgir na liderança e faturar vitória neste sábado na Itália

O e-Prix de Misano foi marcado pela quantidade espetacular de trocas de posição. A corrida foi extremamente movimentada, já que por uma questão estratégca nenhum dos pilotos desejava ficar por muito tempo na liderança. Antonio Felix da Costa cruzou a linha de chegada na primeira posição, faturando uma vitória muito importante para o piloto português.

Desde a implementação do Gen3, Da Costa tem enfrentado certa dificuldade para obter bons resultados com este carro e se acertar com o equipamento. No entanto, nesta corrida Da Costa participou do duelo pela primeira posição ao longo de toda a corrida. O português fugiu de incidentes e lavou a alma com o resultado.

Oliver Rowland conseguiu o quarto pódio da 10ª temporada, o piloto da Nissan tem realizado um excelente trabalho com a Nissan e também entrou na disputa por um bom resultado neste sábado.

Mesmo após as adversidades antes da largada, Jake Dennis foi escalando o pelotão e faturou o terceiro lugar com o carro da Andretti.

Jean-Eric Vergne era o favorito para faturar a pole, depois de apresentar um excelente desempenho ao longo de toda a corrida, mas o piloto se envolveu em um incidente com Nick Cassidy e a punição comprometeu o resultado. O piloto da DS Penske ficou apenas com a oitava posição, dada a proximidade dos competidores ao cruzar a linha de chegada.

Destaque para os pilotos da ERT, a dupla conseguiu aproveitar toda a movimentação do grid para crescer na fase final da corrida e levar pontos para casa. Dam Ticktum concluiu a corrida na quinta posição, logo atrás de Max Günther da Maserati. Mitch Evans que foi o pole ficou com o sexto lugar, seguido por Sergio Sette Câmara que faturou o sétimo lugar.

Norman Nato com o segundo carro da Andretti e Stoffel Vandoorne da DS Penske completaram o top-10 da primeira corrida de Misano.

A Fórmula E retorna neste domingo, a classificação será disputada às 5h20 pelo horário de Brasília, enquanto a corrida acontece às 10h03.

Saiba como foi o e-Prix de Misano

Neste fim de semana a Fórmula E enfrenta uma rodada dupla em Misano, com a primeira prova sendo disputada no sábado.

Os treinos livres foram liderados por Jean-Eric Vergne, o piloto demonstrou um excelente desempenho na pista e foi um forte candidato para obter a pole. Na classificação Jean-Eric Vergne e Mitch Evans batalharam pela primeira posição para a largada, mas na hora da decisão o piloto da Jaguar levou a melhor.

Após o encerramento da classificação, Jake Hughes foi investigado, pois o institor de incêndio presente em seu carro não estava armado para uso, o piloto acabou sendo desclassificado.

Entre os brasileiros, Lucas di Grassi começou a prova ocupando a 16ª posição com a ABT, enquanto Sérgio Sette Câmara era apenas o 21° colocado. O piloto da ERT estava lidando com problemas no carro, a equipe não te muito o que fazer neste momento e vai tentar resolver a situação de falta de desempenho para o domingo.

Evans já venceu quatro vezes na Itália, quando a categoria ainda realizava provas em Roma.

O carro de Jake Dennis passou por alguns reparos antes da largada, o piloto acabou batendo o equipamento quando seguia para o grid de largada e precisou substituir a luz traseira.

Largada autorizada, Evans completou a primeira curva na liderança, com Verne tentando pressionar o adversário. No meio do pelotão os duelos eram intensos e tivemos algumas movimentações, como Sam Bird lidou com a pressão de Müller e Da Costa. O piloto da McLaren completou a primeira volta na décima posição.

Muita movimentação no grid, Edoardo Mortara foi parar fora da pista na curva 5. Sebastien Buemi que tinha começado a corrida na nona posição, mas no segundo giro, apareceu na primeira posição.

Os pilotos estavam trocavam muito de posição, pois os competidores estavam tentando evitar de ficar na ponta, para não ser o piloto que desgastaria mais o equipamento.

No quarto giro, uma sequência de pilotos realizou a ativação do Modo Ataque, como Cassidy, Günther, Di Grassi, De Vries, Ticktum e Sette Câmara.

Por conta de toques, a luz de identificação do carro de Cassidy se soltou.

Com cinco giros, Vergne e Cassidy se tocaram. O piloto da Jaguar precisou seguir para os boxes por conta do carro danificado. O neozelandês perdeu a chance de batalhar pela vitória. O francês passou a ser imediatamente a ser investigado.

Na sétima volta, os dez primeiros eram: Bird, Vergne, Vandoorne, Evans, Günther, Da Costa, Rowland, Dennis, Müller e Buemi.

Wehrlein acabou tocando no carro de Vergne, o carro do piloto da Porsche ficou danificado e assim precisou passar pelos boxes para tocar a asa dianteira. Líder e vice-líder do campeonato estavam com as provas comprometidas.

As posições não permaneciam com os pilotos por muito tempo, já que os competidores estavam tentando evitar ceder o vácuo para os outros competidores.

Com onze voltas completadas, Bird estava eliminando o seu último Modo Ataque, assim como De Vries, Di Grassi e Müller. Hughes que largou no final do pelotão, já era o décimo segundo colocado, com o equipamento da McLaren.

Em mais um momento da prova, Bird surgiu na liderança da corrida, mas o piloto precisava controlar o gerenciamento das suas baterias. O piloto era alertado para não se manter muito tempo na ponta, mas usou esse recurso para fugir dos duelos que começaram a ficar mais intensos no meio do pelotão.

Durante a décima quarta volta, Vergne foi punido com cinco segundos, por conta do encontrão com Cassidy.

Na sequência, Günther lidou com um toque com Buemi e ao extravasar os limites de pista, decolou na pista, mas conseguiu se manter na disputa travada com os primeiros colocados.

Com dezessete voltas, Bird precisou passar pelos boxes por uma suspeita de pneu furado.

A corrida começou a ficar mais difícil para os competidores e os toques eram inevitáveis.

Com 20 voltas, os dez primeiros eram: Vergne, Rowland, Da Costa, Dennis, Günther, Evans, Nato, Fenestras, Nato, Buemi e Ticktum.

Da Costa pintou na liderança outra vez, depois foi o momento de Rowland liderar, realizando uma ultrapassagem no piloto da Porsche. Vergne seguia entre os primeiros colocados, mesmo com a punição que seria aplicada ao final da prova.

Sette Câmara surgiu na oitava posição com o carro da ERT, logo atrás de Dan Ticktum. O piloto da ERT tinha começado a prova da última posição.

Quando a penúltima volta foi aberta, Da Costa abriu o giro na liderança. O piloto da Porsche tinha um pouco mais de bateria que Rowland e Vergne.

Bird recolheu o carro para os boxes, sem cruzar a linha de chegada com os outros competidores.

Daruvala encostou o carro na curva 7, provocando uma bandeira amarela naquele trecho do traçado.

Da Costa faturou a vitória neste sábado, seguido por Rowland e Dennis. Este é o quarto pódio consecutivo do piloto da Nissan no campeonato.

Resultado do e-Prix de Misano – Foto: reprodução Fórmula E
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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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