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Em corrida definida na estratégia, Kyle Kirkwood fatura GP de Nashville

Com bandeiras amarelas no momento certo, Alex Palou salva terceiro lugar e mantém boa vantagem para Josef Newgarden na liderança do campeonato da Fórmula Indy

A edição de 2023 do GP de Nashville da Fórmula Indy foi bem menos caótica que a dos anos anteriores, no entanto, a corrida realizada nas ruas da cidade do Tennessee trouxe muitas alternativas, com estratégias diferentes e boas disputas pelo pelotão. Quem se deu melhor foi Kyle Kirkwood, que foi eficiente na pista, assim como a Andretti nos boxes, e conquistou sua segunda vitória no ano.

Já na briga pelo título, Alex Palou fez uma corrida precisa na economia de combustível e contou com as bandeiras amarelas no momento certo para terminar em terceiro lugar, exatamente à frente de Josef Newgarden e manter a diferença na liderança do campeonato em uma boa margem.

Na quente tarde de Nashville, os pilotos que optaram por largar com pneu macio tinham que lidar com um desgaste grande de pneus por conta da temperatura e dos diferentes tipos de pavimento do circuito de rua. Alguns pilotos, como Marcus Ericsson, Rinus Veekay e Hélio Castroneves optaram por parar logo cedo para se livrar do composto mais macio.

Dos ponteiros, o primeiro a sofrer com a queda de desempenho com os macios foi David Malukas. O américo-lituano foi para os boxes, mas sua corrida acabou pouco depois, quando a asa traseira do carro 18 da Dale Coyne cedeu na freada de uma das retas longas do circuito. Apesar do susto, Malukas conseguiu parar o carro sem danos.

Durante o período de bandeira amarela, alguns poucos pilotos pararam nos boxes, entre eles, o líder do campeonato, Alex Palou. No recomeço, Scott McLaughlin, o pole, manteve a liderança, enquanto o resto do pelotão se digladiavam atrás.

Outro piloto a perder rendimento foi Pato O’Ward, que ainda estava com pneus macios. O piloto da McLaren travou a roda duas vezes e começou a perder posições antes de parar nos pits. Quem estava na estratégia inversa e avançava era a dupla da Andretti com Romain Grosjean e Kyle Kirkwood.

Após os ponteiros pararem, Palou assumia a liderança, partindo para uma tática de economia máxima de combustível, para realizar apenas mais um pit-stop. No trabalho de boxes, a Andretti se saiu melhor, com Kirkwood se posicionando atrás do espanhol, seguido por Grosjean e McLaughlin.

Os quatro primeiros ficaram no mesmo ritmo, com o líder do campeonato economizando o máximo que podia em combustível. Até mesmo o estreante Linus Lundqvist, que substituiu Simon Pagenaud na Meyer Shank, vinha num ritmo próximo dos ponteiros.

A situação mudou com a nova rodada de paradas nos boxes. Palou teve que parar algumas voltas antes, mas ficaria na dependência de bandeiras amarelas para poder terminar a corrida sem um novo pit-stop. Por sua vez, os demais pilotos conseguiram fazer a parada entre seis e sete voltas depois, o que lhe garantiam terminar a prova no limite. 

Nos pits, quem se deu foi Kirkwood, que assumiu a liderança, seguido por McLaughlin. Grosjean poderia estar neste grupo, mas o trabalho da Andretti nos boxes não foi bom e o franco suíço perdeu posições.

Kirkwood e McLaughlin abriram boa vantagem, enquanto Palou segurava o ritmo tentando salvar combustível o quanto dava, mas contava com o fato de Newgarden não estar com um carro competitivo e o vencedor das 500 Milhas de indianápolis segurava um pelotão enorme.

A corrida se encaminhava para uma indefinição por conta do combustível, mas a bandeira amarela salvadora para todos os pilotos (principalmente Palou) chegou a dez voltas do fim, quando Lundqvist bateu e causou o safety car. Um desfecho triste para a boa estreia do piloto sueco.

A relargada não durou muito graças a uma confusão atrás, que envolveu Colton Herta, Ryan Hunter-Reay, Felix Rosenqvist, Agustin Canapino e Benjamin Pedersen. A bandeira vermelha foi acionada a cinco voltas para o fim.

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Após a limpeza da pista e a relargada faltando três voltas para o fim, Kirkwood pulou bem e abriu boa vantagem, enquanto Palou até tentou ameaçar McLaughlin pela segunda posição, mas sem sucesso. O piloto da Andretti apenas admininstrou a ponta até a bandeirada, com o neozelandês em segundo e o espanhol em terceiro.

Com o pódio e terminando a disputa uma posição à frente de Newgarden, Palou conseguiu aumentar a vantagem no campeonato para 84 pontos. Scott Dixon segue em terceiro, seguido por McLaughlin e Ericsson no top-5 dos pilotos.

Hélio Castroneves teve uma de suas melhores atuações no ano, com um ritmo competitivo, assim como seu companheiro Lundqvist. O brasileiro andou dos melhores do pelotão e teve uma briga intensa na parte final com Will Power, terminando a prova na 11ª posição.

A próxima etapa da Fórmula Indy será no próximo sábado, com o retorno a Indianápolis, no circuito misto, em fim de semana conjunto com a NASCAR.

Classificação do GP de Nashville:

Classificação do campeonato:

1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 513
2 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 429
3 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 387
4 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 371
5 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 357
6 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 353
7 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 337
8 – Christian Lundgaard (DIN) – RLL/Honda – 297
9 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 290
10 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 285

20 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 162

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