AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Em classificação “resta um”, Verstappen impede Sainz de conquistar a pole do GP do Azerbaijão

Com classificação marcada por diversas bandeiras vermelhas, Verstappen vê oportunidade de superar Sainz e estabelecer a pole da 17ª etapa do campeonato

Max Verstappen impediu Carlos Sainz de ser o pole do GP do Azerbaijão, o neerlandês conseguiu superar o 1m41s595 do espanhol ao registrar 1m41s117 nos últimos instantes do Q3.

Como o espanhol e piloto da Williams foi parar na primeira fila? Bom, toda a sessão para definir o grid de largada da prova em Baku foi muito acidentado, por conta das diversas batidas e bandeiras vermelhas que aconteceram ao longo da sessão.

Em um momento do Q3, parecia até mesmo improvável alguém melhorar a marca de Sainz, pois além das batidas de Charles Leclerc e Oscar Piastri, uma garoa caiu pelo circuito, deixando a pista escorregadia e minando a chance de vários pilotos com equipamentos melhores do que o do espanhol, melhorarem o seu tempo.

Verstappen, sempre fora da casinha, viu a oportunidade de tentar uma volta rápida, no estilo tudo ou nada. O competidor emplacou a sua segunda pole seguida, depois do trabalho bem-sucedido realizado na Itália.

Os primeiros tempos registrados no Q3 foram de Sainz, Liam Lawson e Isack Hadjar, voltas que foram feitas quando as primeiras gotas de chuva começaram a cair. Leclerc, então bateu o SF-25 na barreira da curva 15, o monegasco já apresentava certa dificuldade com o carro desde o Q2. Quando o competidor perdeu o controle do carro, a bandeira vermelha foi acionada pela primeira vez no Q3, impedindo qualquer outro piloto que estava atrás abrindo volta rápida, terminasse o tempo de volta.

Quando a sessão foi retomada, foi a vez de Lando Norris e Verstappen serem atrapalhados, pois Oscar Piastri trouxe a próxima bandeira vermelha ao bater na curva 3, restando menos de quatro minutos no relógio.

Na última tentativa de bandeira verde, as condições da pista não eram as ideias, pois os pilotos estavam brigando para conseguir um pouco de aderência. Apenas Verstappen conseguiu lutar contra as condições para superar Sainz.

Lawson também melhorou a sua segunda volta, para permanecer na terceira posição, à frente da Mercedes de Andrea Kimi Antonelli e George Russell e Yuki Tsunoda, que conseguiu superar as adversidades para ser o sexto colocado com o carro de Isack Hadjar.

Lando Norris, que disputa o título contra Piastri, não conseguiu aproveitar a adversidade com o seu companheiro de equipe e ficou apenas com a sétima posição na frente de Hadjar. Piastri e Leclerc completaram o top-10 e por suas batidas não registraram tempo no Q3.

Lewis Hamilton que estava otimista com um bom ritmo apresentado nos treinos livres, não conseguiu repetir o desempenho na classificação e foi eliminado ainda no Q2, iniciando a prova da décima segunda posição.

Saiba como foi a Classificação do GP do Azerbaijão

Como era esperado, a McLaren se acertou na última sessão de treinos livres e Lando Norris foi o mais rápido da atividade. A Ferrari já esperava essa recuperação da dupla de pilotos de Woking, depois de um TL2 conturbado.

No entanto, a disputa pela primeira posição deveria ser acirrada, devido à proximidade dos competidores na classificação.

Q1

Quando a Fórmula 1 retornou para a pista neste sábado, as rajadas de vento estavam intensas e as equipes ainda temiam um pouco de chuva durante a sessão, por conta das gostas que cairam antes da luz verde dos boxes liberar a entrada dos carros no traçado. A temperatura na pista estava na casa dos 27 °C, com 21 °C no ambiente.

Enquanto os primeiros carros eram liberados para a pista usando os pneus macios, a McLaren ainda fazia alguns ajustes no carro de Oscar Piastri, precisando executar um recorte no assoalho. Como era o previsto, quando aconteceu a liberação dos pilotos da McLaren e Red Bull para a pista, eles estavam com os pneus médios instalados – esses foram os compostos macios do ano passado e que apresentaram um melhor gerenciamento.

Uma bandeira vermelha surgiu quando restavam 11 minutos para o final da sessão, Alexander Albon bateu na parte interna da curva 1, danificando imediatamente a suspensão do seu carro. Neste momento, Verstappen e Norris tinham completado as suas voltas rápidas, mas Piastri precisou abortar o giro, por conta da paralisação.

Leclerc era o líder com a marca de 1m41s982, contra Max Verstappen que tinha estabelecido a marca de 1m42s210, contra 1m42s407 de Norris. Estavam na zona de eliminação: Bortoleto, Colapinto, Hülkenberg, Piastri e Antonelli. O italiano da Mercedes teve o seu tempo deletado por não diminuir a velocidade em bandeira amarela dupla.

Nesta segunda liberação, grande parte do grid abandonou os pneus macios, pelos médios do evento. A dupla da Ferrari, assim como os pilotos da Haas, Alpine, Sauber e Carlos Sainz. No entanto, o período de bandeira verde foi afetado por uma batida de Nico Hülkenberg – no caso do piloto alemão, gerando apenas a quebra da asa dianteira, dessa forma ele conseguiu retornar aos boxes, mas a paralisação da sessão foi inevitável.

Os dez primeiros eram: Hamilton, Piastri, Leclerc, Verstappen, Tsunoda, Norris, Lawson, Sainz, Russell e Colapinto. Tentavam fugir da zona de eliminação, Stroll, Bortoleto, Hülkenberg e Antonelli.

Restavam cerca de 6 minutos para o final da atividade, foi o momento que a nova liberação aconteceu. Os pilotos precisavam evitar uma nova interrupção, correndo o risco de não conseguir abrir uma volta rápida ou preparar os pneus para a mesma. Com os pneus macios, Norris assumiu a liderança da tabela de tempos com a marca de 1m41s322, usando os pneus macios, superando Verstappen por 0s009 com marca definida com os pneus médios. Hadjar chamou a atenção ao conseguir a quinta posição com 1m41s656.

Andrea Kimi Antonelli era um dos pilotos mais pressionados no Q1, com grandes chances de não avançar na classificação, o novato tinha perdido o seu tempo de volta, além de ser investigado por infração durante bandeira amarela dupla.

A bandeira vermelha surgiu quando o cronômetro tinha zerado, os dois carros da Alpine fizeram as honras dessa vez, Pierre Gasly precisou recorrer à área de escape para evitar uma batida, enquanto Franco Colapinto errou e de fato encontrou a barreira de contenção.

Q2

O início do Q2 foi atrasado pela necessidade de reposicionar as barreiras de proteção do circuito, após as batidas na primeira fase da classificação. A atividade foi iniciada, mas logo a bandeira vermelha surgiu no circuito por conta do encontro de Oliver Bearman com as barreiras de contenção da curva 2, logo depois de Isack Hadjar se perder na área de escape da curva 4.

Enquanto se tornava uma atividade de resta um, os pilotos retornaram ao circuito, a fim de obter os primeiros giros cronometrados do Q2. Norris reivindicou a primeira posição com o tempo de 1m41s396, obtida com os pneus macios. Logo atrás estava Max Verstappen como tempo de 1m41s466, com os pneus médios, enquanto Russell foi empurrado para a terceira posição com 1m41s455. Antonelli ocupava a quarta colocação, seguido por Piastri.

Leclerc conseguiu garantir o 4º lugar com os pneus médios, mesmo após um toque na barreira da curva 2. Já Hamilton, apesar de uma leve melhora com os pneus macios, não passou do 10º lugar e acabou eliminado. O que chamou atenção, já que inicialmente quem estava sofrendo com os pneus era o monegasco.

Verstappen roubou a liderança de Norris, com a marca de 1m41s255, em uma diferença de 0s141 para o piloto de Woking.

Tsunoda conseguiu eliminar Alonso para garantir a sua participação no Q3. Verstappen, por sua vez, roubou a ponta, com a marca de 1m41s255 fazendo uso dos pneus médios, se posicionando à frente de Norris, Piastri, Antonelli, Leclerc, Lawson, Hajar e Sainz.

Gabriel Bortoleto que superou o seu companheiro de equipe em uma nova classificação, ficou pelo Q2 nesta etapa.

Q3

Com a chuva começando a aparecer, oito pilotos foram para a pista com pneus médios e macios, enquanto Verstappen e Tsunoda permaneceram nos boxes. Quando a sessão iniciou o seu desenvolvimento, a Williams não perdeu tempo para colocar Sainz na pista e o espanhol rapidamente anotou 1m41s595, enquanto Liam Lawson surgiu na segunda posição com a marca de 1m42s560. Norris teve que abortar sua primeira volta após Russell escapar na curva 4.

Devido ao atraso e as diversas interrupções de sessão, a chuva atingiu o circuito de Baku. Piastri estava prestes a completar sua volta quando Leclerc bateu na curva 15, provocando a quinta bandeira vermelha da sessão.

Na relargada, Verstappen e Norris vinham fortes, mas Piastri acertou o muro na curva 3, causando nova paralisação. Quando a classificação foi retomada — já com quase duas horas de duração —, as condições estavam difíceis. Norris ainda bateu na curva 15 e terminou apenas em 7º, duas posições à frente do rival Piastri.

Enquanto isso, Lawson garantiu o 3º lugar, e Verstappen superou Sainz com 1m41s117 para ficar com a ponta. Antonelli foi o melhor do segundo pelotão, seguido por Russell e Tsunoda. Norris fechou à frente de Hadjar, com Piastri e Leclerc completando o top 10.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading