ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Em atividade marcada pela presença de Bearman, Verstappen encerra TL3 em Jeddah na liderança

Max Verstappen encerra as atividades avaliativas como o favorito para conquistar a pole na Arábia Saudita

Nesta sexta-feira (08) a Fórmula 1 retorna ao circuito de Jeddah para a realização do TL3, sendo a última atividade disponível no fim de semana para a verificação e preparação dos carros. Max Verstappen encerrou a atividade na liderança, mas ainda não mostrou tudo o que é capaz.

Com a conclusão da atividade fica claro que o holandês pode explorar ainda mais a sua volta rápida neste traçado, bem como o ritmo de corrida. Verstappen obteve o tempo de 1m28s412 em sua primeira análise com os pneus macios. O piloto da Red Bull trabalhou apenas com os compostos de faixa vermelha durante o TL3.

Charles Leclerc ficou com a segunda posição, separado por 0s196. Sergio Pérez por sua vez, realizou um programa semelhante ao do companheiro de equipe, verificando apenas os pneus de faixa vermelha ao longo desta sessão. O mexicano foi o terceiro colocado, um pouco mais distante que o holandês.

George Russell foi o quarto colocado, seguido por Lando Norris e a dupla da Aston Martin formada por Fernando Alonso e Lance Stroll, respectivamente. Oscar Piastri, Lewis Hamilton e Oliver Bearman completaram o top-10.

Leclerc terá um novo companheiro de equipe nesta etapa, Bearman disputará o GP da Arábia Saudita no lugar de Carlos Sainz, enquanto o piloto espanhol está lidando com uma apendicite.

A atividade foi bem movimentada, vale destacar que ela foi usada principalmente para avaliar os carros em situação de classificação e os pneus macios foram “colocados para jogo”. O grid ficou bem variado, por ser uma sessão que conta com uma dinâmica diferente, visando a próxima fase do dia.

A F1 retorna às 14h (pelo horário de Brasilia) para a realização da classificação.

Saiba como foi o TL3 do GP da Arábia Saudita

A notícia que chamou a atenção nesta manhã de sexta-feira, foi a não participação de Carlos Sainz no GP da Arábia Saudita. O espanhol, que já não estava se sentindo bem no início das atividades do fim de semana, precisou se ausentar da etapa por estar com apendicite. A Ferrari acionou Oliver Bearman para participar do restante da etapa na Fórmula 1.

Com a pista liberada, Valtteri Bottas e Oliver Bearman foram liberados para o traçado, ambos usavam os pneus médios. O britânico faturou a pole da Fórmula 2 neste traçado no dia anterior.

A primeira volta de Bearman com um F1 foi observada de perto, não apenas pela Ferrari, mas por aqueles que estavam nos boxes, gerando realmente a curiosidade, afinal, ele é o único novato atuando como estreante na temporada 2024 guiando um F1. O britânico já participou de treinos livres com a Haas e vai auxíliar o time norte-americano ao longo deste ano.

O piloto reserva da Ferrari cravou 1m33s114 em sua primeira tentativa de volta rápida,a na sequência evoluiu para 1m31s273 ficando mais próximo da marca de Bottas. Foi neste momento que Lewis Hamilton foi liberado ao traçado, mas estava com os pneus macios instalados no W15.

À medida que ganhava confiança no traçado, Bearman saltou para a ponta com a marca de 1m30s277, colocando 0s493 de vantagem para o finlandês.

Após quinze minutos de atividade, apenas seis pilotos contavam com volta cronometrada no traçado, eram eles: Hamilton, Bearman, Russell, Bottas, Tsunoda e Zhou. Hamilton tinha a marca de 1m30s253, após seis voltas com o composto de faixa vermelha.

Com cerca de 25 minutos de atividade, Sergio Pérez, George Russell, Lewis Hamilton, Nico Hülkenberg, Alezander Albon, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Lando Norris, Logan Sargeant, Max Verstappen e Kevin Magnussen experimentaram os pneus macios logo no começo da sessão.

Após meia hora de atividade, Charles Leclerc era o mais bem posicionado na tabela de tempos, com a marca de 1m29s206, seguido por Sergio Pérez (0s326) e Verstappen (0s567).

O holandês da Red Bull obteve a melhor marca no quinto giro do pneu macio, cravando 1m28s893 para então assumir a liderança da tabela. Quando restavam cerca de 26 minutos para o final da atividade, Magnussen completou uma volta rápida para ocupar o terceiro lugar, o piloto dinamarquês tinha realizado o giro com o DRS.

Por chegar muito perto do muro de contenção, Sargeant estava preso nos boxes, com a Williams realizando reparos no seu equipamento. O piloto norte-americano danificou o equipamento ainda no começo da sessão.

Restando 17 minutos para o final, Zhou Guanyu provocou uma bandeira vermelha ao bater na curva 8 do circuito. O piloto chinês tinha acabado de instalar os pneus macios, quando perdeu o controle da traseira do carro e estampou a barreira de contenção. A Sauber teria certo trabalho para arrumar o carro.

Com a pista vazia e os pilotos aguardando uma nova liberação do circuito, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Alonso, Magnussen, Pérez, Russell, Albon, Norris, Hülkenberg e Piastri.

Os fiscais de pista faziam o possível para recuperar a barreira de proteção e liberar os pilotos outra vez ao traçado.

Os boxes foram abertos uma segunda vez quando restavam cinco minutos para o final, uma fila se formou no pit-lane, com os pilotos tentando trabalhar ao menos uma volta rápida antes do cronômetro zerar.

Bearman teve a chance de usar os pneus macios, assim como os outros 18 competidores. As marcas foram evoluindo no final da sessão. Bearman cometeu um pequeno erro, saltando para a sétima posição.

Verstappen não superou a sua primeira volta rápida, mas anotou 1m28s422 e pelo desempenho apresentado já é o favorito para a conquista da pole. Charles Leclerc ficou na segunda posição, separados por 0s196. Sergio Pérez ficou com o terceiro lugar.

Lewis Hamilton concluiu a atividade reclamando do bouncing outra vez.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo