AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Elkann reage a novo fiasco da Ferrari e pede mais foco dos pilotos

“Deveriam falar menos e pilotar mais”: John Elkann critica Hamilton e Leclerc após GP do Brasil

O fim de semana da Ferrari em São Paulo não aconteceu como o planejado, na corrida principal disputada no domingo, a dupla de pilotos abandonou a prova, gerando alguns comentários do presidente John Elkann.

Não é novidade de forma alguma que o ano da Ferrari tem sido bem difícil para o time, marcado por vários problemas em decorrência do SF-25 – um carro muito instável e difícil para os pilotos guiarem em alguns eventos.

Depois das férias de verão, a equipe italiana, que não tem vitórias no ano de 2025, ficou mais distante da primeira posição do pódio e direcionou a sua luta para retornar ao menos ao pódio – algo que aconteceu ao retornar para as Américas.

Após o encerramento do GP de São Paulo, com um abandono duplo, protagonizado por Charles Leclerc e Lewis Hamilton, a Ferrari perdeu o posto de vice-líder ao fechar o evento com 362 pontos, sendo ultrapassada pela Mercedes (com 398 pontos) e Red Bull (366 pontos).

“É um pesadelo. Eu tenho vivido ele há um tempo”, comentou Hamilton após o GP de São Paulo à Sky Sports. “A mudança ente o sonho de dirigir por essa equipe maravilhosa, e então, o pesadelo com os resultados que nos tivemos”.

Os problemas na Ferrari fizeram os pilotos fazerem uma série de comentários sobre o quão desafiador tem sido os últimos meses. Com o abando em São Paulo, o presidente da equipe italiana também decidiu direcionar as suas críticas, mas dessa vez aos competidores.

“Deveriam falar menos e se concentrar em pilotar. A Ferrari precisa de pilotos que pensem menos neles mesmos e mais na equipe, porque ainda temos corridas importantes pela frente, e terminar em segundo no campeonato de construtores não é impossível”, afirmou o dirigente, em um evento do Comitê Olímpico Italiano.

Lewis Hamilton foi contratado pela Ferrari para a temporada 2025, mas até agora o heptacampeão mundial não conseguiu subir ao pódio. O piloto venceu apenas o evento Sprint no GP da China, desde então, tem brigado com o carro para conseguir resultados melhores.

O piloto experiente já fez vários relatórios e reuniões com os membros da equipe, visando não apenas o campeonato de 2025, mas a temporada de 2026 – tentando obter um carro que ele consiga guiar e trazer os resultados esperados. As modificações realizadas no SF-25 foram pensadas também para acomodar melhor Hamilton, mas a dificuldade de fornecer atualizações recorrentes ao carro, também limitou muito o time. Aliás, essa prática tem marcado os seus últimos campeonatos.

“(O GP do) Brasil foi uma grande decepção. Olhando para o campeonato da F1, podemos dizer que temos nossos mecânicos, que estão basicamente vencendo o campeonato com seu desempenho e tudo o que foi feito nos pit-stops. Nossos engenheiros, sem dúvida, melhoraram o carro. Mas quando se trata do resto, ainda não está a altura”, disse John Elkann à TV Sky Sports, da Itália.

“A Ferrari só ganha quando está unida, como demonstram os resultados. Na Fórmula 1 temos mecânicos que são sempre os melhores e engenheiros que trabalham para melhorar o carro”, completou Elkann.

Nos últimos meses, o desempenho da equipe de Fórmula 1 e a do WEC tem sido muito comparado. A Ferrari entrou no WEC, venceu as últimas três 24 Horas de Le Mans, além de ganhar os títulos de pilotos e construtores no fim de semana que a prova em São Paulo estava acontecendo.

Elkann também puxou esse ponto para a discussão: “Ganhamos os títulos mundiais de Endurance no Bahrein, e foi uma sensação extraordinária. Ganhar os campeonatos de construtores e de pilotos mostra que, quando a Ferrari está unida, quando todos trabalham juntos, podemos realizar coisas realmente grandes”, destacou.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

2 Comentários

  1. This is really interesting, You’re a very skilled blogger. I’ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post. Also, I’ve shared your site in my social networks!

  2. I am not sure where youre getting your info but good topic I needs to spend some time learning much more or understanding more Thanks for magnificent info I was looking for this information for my mission

Deixe uma resposta para Kaya VonCancelar resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading