ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Elkann destaca compromisso com os fãs da Ferrari e mira repetir sucesso do WEC na Fórmula 1

Vitórias consecutivas em Le Mans e no WEC contrastam com as dificuldades da equipe na Fórmula 1, onde a busca por vitórias em 2025 continua

A Ferrari vive dois momentos opostos no automobilismo: enquanto brilha no Mundial de Endurance da FIA, enfrenta desafios na Fórmula 1. Durante o evento Markets Day, em Maranello, o presidente do Cavallino Rampante destacou o desejo de levar para a F1 o mesmo nível de sucesso alcançado com o 499P no WEC.

As últimas três 24 Horas de Le Mans foram vencidas por um carro da Ferrari, primeiro foi o #51 em 2023, então em 2024 eles triunfaram com o #50, enquanto o #83 da equipe cliente foi o que cruzou a linha de chegada na primeira posição em 2025. Neste ano, a Ferrari fez um excelente trabalho no WEC, vence a etapa de abertura do campeonato no Catar, triunfando também na Itália em Ímola e Spa na Bélgica; embora não tenha vencido depois da prova francesa, lidera entre os pilotos com a #51, seguido pelo #83; além de disputar o título mundial.

Na Fórmula 1 o cenário é completamente o oposto, restando seis corridas para o final, a equipe ainda não conseguiu uma vitória em 2025 e desde o retorno das férias de verão, eles estão na briga para tentar obter mais um pódio.

O ano foi acompanhado de muita expectativa, a contratação do heptacampeão mundial, Lewis Hamilton foi algo grandioso. No entanto, o time decidiu mudar o carro de 2024, apostando em algumas novidades para 2025 – mas se tornaram um grande problema, por conta de um carro que limita muito o ritmo dos pilotos em corrida.

LEIA MAIS: ‘Lift and Coast’: a técnica que virou rotina nos rádios da Ferrari

Enquanto outras equipes avançaram, como foi o caso da Red Bull com suas atualizações, mesmo as mudanças de suspensão e assoalho não foram efetivas para o SF-25. A McLaren, por sua vez, tem dois pilotos brigando pelo título, enquanto a Mercedes superou a Ferrari no Mundial de Construtores, assumindo a vice-liderança.

A meta continua voltada para obter vitórias e ter um ano mais competitivo em 2026, mas o próximo campeonato é uma incógnita, pois além de acertar na aerodinâmica do carro, a Ferrari precisa realizar um trabalho efetivo com a produção dos motores.

“A Ferrari é única, e o é em três dimensões: tradição, tecnologia e corrida. A combinação perfeita dessas três almas define a Ferrari. O automobilismo, uma história que começou nas pistas há quase 100 anos, define quem somos. Quero deixar claro: esta é uma questão pessoal. Meu compromisso é como presidente, como acionista majoritário e, acima de tudo, como alguém que viveu a Ferrari como uma paixão de longa data”, disse Elkann.

“Estou comprometido em garantir que cada decisão que tomamos fortaleça a singularidade da Ferrari. Estou comprometido com nossa equipe, cujo talento e dedicação são a maior garantia para o nosso futuro. Estou comprometido com nossos amados Ferraristi, que nos confiam seus sonhos. E estou comprometido com nossos fãs leais, ansiosos para nos ver vencer na F1, assim como estamos vencendo no Endurance. E é com orgulho que trouxemos para casa o troféu de Le Mans após três vitórias consecutivas”, acrescentou.

O último título de Construtores foi conquistado pela Ferrari em 2008, enquanto o último título de pilotos foi o de 2007 com Kimi Räikkönen.

O CEO Benedetto Vigna também comentou sobre a divisão de competições da Ferrari: “Da última vez, assumimos o compromisso de vencer nas corridas. Tivemos sucesso com o 499P nas corridas de resistência, mas precisamos melhorar na Fórmula 1. Precisamos vencer e devemos isso aos nossos fãs leais ao redor do mundo.”

@oficialboletimdopaddock

Por que a Ferrari vive pedindo “Lift and Coast” (LiCo) no rádio dos pilotos? A expressão virou rotina nas corridas — mas o motivo vai muito além de economizar combustível… 👀🔥 Leclerc e Hamilton estão sofrendo com os freios e até com o desgaste da prancha! 💬 Já reparou nesse comando nas transmissões? Comenta aqui se você acha que a Ferrari vai conseguir resolver esse problema até o fim da temporada! #fyp #F1 #Ferrari #LiftAndCoast #CharlesLeclerc

♬ som original – BPCast

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading