Neste ano a Fórmula 1 vai realizar duas etapas na Inglaterra, a primeira corresponde ao tradicional GP da Grã-Bretanha, enquanto a segunda prova será a corrida de 70 anos, justamente o local que recebeu a primeira vez a categoria na Grã-Bretanha.
História do Circuito
O Grande Prêmio da Grã-Bretanha é mais conhecido aqui no Brasil como Grande Prêmio da Inglaterra.
A primeira corrida de Fórmula 1 foi disputada em 1950, sendo a prova de abertura do campeonato naquele ano e realizada no circuito de Silverstone, mas a primeira corrida no país foi disputada em 1926 na pista de Brooklands, no entanto ela foi drasticamente danificada no início da Segunda Guerra Mundial e abandonada.
A maioria dos novos circuitos britânicos foram construídos dentro dos aeroportos da Royal Air Force que ficaram em desuso depois da guerra. E com Silverstone não foi diferente.
Em 1955 os Grandes Prêmios da Grã-Bretanha começaram a ser alternados com o circuito de Aintree.
Em 1963 a pista de Brands Hatch que havia sido construída em 1950 e ampliada em 1960 passou a receber a Fórmula 1.
Silverstone era uma das pistas favoritas dos pilotos, já que oferecia um grande desafio com as curvas Copse, Stowe e Club mas em 1991 passou por uma reforma e teve seu traçado alterado.
Na pista que prevaleceu entre os anos de 1975 e 1985, Keke Rosberg que foi campeão em 1982 era o piloto com a volta mais rápida no circuito 1:05:591 e a velocidade obtida era de 258 km/h.
Pneus
Por conta das duas corridas realizadas no circuito, a Pirelli optou por diferentes configurações de pneus.
Neste primeiro fim de semana a fornecera italiana irá utilizar os compostos mais duros da gama:
C1 (faixa branca – duro) – C2 (faixa amarela – médio) – C3 (faixa vermelha – macio)
Para a corrida dos 70 anos os pilotos vão utilizar em seus carros o C2 (duro), C3 (médio) e C4 (macio). A mudança é para gerar imprevisibilidade de uma prova para a outra.
Durante o segundo treino livre na sessão dos 70º aniversários, as equipes vão ter a chance de testar os protótipos de 13 polegadas, validando o seu desenvolvimento para a temporada de 2021, quando eles vão ser implementados pela categoria.
A pista de Silverstone é muito abrasiva, criando facilmente bolhas nos pneus. Os pilotos estão em constante aceleração, mesmo com as 18 curvas que a prova oferece, apenas uma é feita abaixo dos 100 km/h. A pista também apresenta uma dificuldade em relação aos acertos aerodinâmicos, o downforce é de suma importância em suas curvas longas e rápidas.
A pista foi recapeada duas vezes nos últimos dois anos e agora segue em fase de maturação.