lll RESUMO DA R1
Nico Müller parece determinado a dar trabalho a René Rast na luta pelo título. Depois de ter vencido em Misano, quebrando um jejum de quase três anos sem vitória, Nico Müller voltou a vencer, agora em Lausitzring.
René Rast largou na Pole Position, fez uma boa largada, conseguiu manter a liderança com tranquilidade. Até volta 7. Assim que abriu a volta, logo na curva 2, René Rast ficou lento, devido a um problema na caixa de câmbio, e foi para a área de escape para não atrapalhar o andamento da corrida. Em alguns segundos, parecia ter conseguido resolver seu problema, e tentou voltar para a corrida. Na volta seguinte, o problema persistiu e a equipe pediu para retornar à garagem, acabando sua R1 sem pontos. Nico Müller assumiu a liderança, controlou muito bem a corrida, e venceu pela segunda vez em 2019.
Fonte: DTMQuem não aproveitou a oportunidade foi Marco Wittmann. Após o abandono de René Rast, Marco Wittmann assumiu a P2, perseguiu Nico Müller por várias voltas, mas não conseguiu uma oportunidade de ultrapassagem. E ainda perdeu a P2 para Robin Frijns na rodada de troca de pneus, e também perdeu a P3 para Mike Rockenfeller nas últimas voltas, tomando uma linda ultrapassagem por fora.
O que marcou a R1 foi o grande número de quase acidentes na área dos boxes. A equipe de Jonathan Aberdein o liberou quando Paul Di Resta já estava vindo, e quase se batem. O mesmo aconteceu com Philipp Eng, que quase bateu com Pietro Fittipaldi. E com Mike Rockenfeller e Jamie Green que foram liberados no exato momento em que Timo Glock estava passando ao lado deles, e os cortou para entrar no box de sua equipe. Curiosamente, apenas Jonathan Aberdein recebeu uma punição.
Pietro Fittipaldi fez uma ótima classificação, garantiu o P7 e também terminou em P7 na corrida. Boas atuações de Philipp Eng, que largou em P8 e terminou em P5, e Loic Duval, que largou em P11 e terminou em P6.
Confira do resultado da R1
lll RESUMO DA R2
A R2 já começou com uma primeira fila bem inusitada. Jamie Green na Pole Position e Jonathan Aberdein em P2. Mas que não durou muito. Jonathan Aberdein não largou bem, e antes da curva 1 já estava em P4, sendo pressionado por seu companheiro de equipe, Pietro Fittipaldi, que largou bem, pulando de P8 para P5. Já Jamie Green largou bem, e manteve a liderança até a volta 4, quando foi ultrapassado por René Rast.
René Rast venceu a R2, que também foi a corrida número 500 da história da DTM, de forma tranquila, sem ser incomodado durante a corrida. Jamie Green conseguia se manter perto de René Rast até a rodada de troca de pneus, mas depois disso acabou ficando e terminou em P5.
Podemos dizer que Nico Müller vacilou, mas fez de tudo para consertar. Fez uma boa classificação, conseguindo o terceiro tempo, mas fez uma péssima largada. Fechou a primeira volta em P10, e chegou a estar em P14. Ao longo da corrida fez algumas ultrapassagens na pista e ganhou outras posições na rodada de troca de pneus. Conseguiu terminar em P2, +5.187 atrás de René Rast. Com os dois pódios em Lausitizring, e o abandono de René Rast na R1, Nico Müller conseguiu descontar 17 pontos de diferença, lembrando que após Brands Hatch a diferença era de 37 pontos.
Fonte: DTMMike Rockenfeller chegou a ser pressionado por Jamie Green no final, mas conseguiu resistir e fechou o final de semana com dois pódios, em P3. Pietro Fittipaldi fez seu melhor final de semana, fechando com dois Top-10, P7 na R1 e P9 na R2.
E mais uma vez a Audi deu um banho nas concorrentes, com oito entre os nove primeiros. As melhores BMW foram Marco Wittmann em P6 e Philipp Eng em P10. Já a Aston Martin conseguiu três DNF com problemas mecânicos. O único Aston Martin a terminar foi Daniel Juncadella.
Confira o resultado da R2:
lll ASSISTA NO YOUTUBE
Neste ano de 2019, nenhuma emissora no Brasil está transmitindo a categoria. Portanto, o canal oficial do DTM libera todos os vídeos e transmissões ao vivo para o território brasileiro por todas as etapas.
Confira a R1 & R2 da etapa de Lausitzring:
https://youtu.be/5iTDfJ8NPrQhttps://youtu.be/N5ghcetJEQo
lll OPINIÃO DO COLUNISTA
Eu adorei o final de semana do Pietro Fittipaldi. Dois Top-10 já mostram como ele está se adaptando rápido. A equipe como um todo esteve bem. Jonathan Aberdein poderia ter feito mais na R1, se não precisasse larga de último após problemas na classificação, e se não fosse a punição (único punido, diga-se de passagem) por saída perigosa dos boxes. O Pietro Fittipaldi pode surpreender se prosseguir na DTM em 2020, mas conseguir uma equipe melhor seria o ideal.
Impressionante a força da Audi nas últimas corridas, em Lausitzring principalmente. Marco Wittmann não foi a melhor BMW na R2, e sim a menos pior.
Que temporada vem fazendo o Nico Müller! É sim o rival de René Rast na luta pelo título. Vem conseguindo ser constante durante o campeonato. Mas nas próximas quatro corridas restantes não pode, de forma alguma, fazer uma largada tão ruim como na R2 dessa etapa.
lll CLASSIFICAÇÃO APÓS LAUSITZRING
1 | René Rast | Audi RS5 Turbo DTM | 234 |
2 | Nico Müller | Audi RS5 Turbo DTM | 214 |
3 | Marco Wittmann | BMW M4 Turbo DTM | 167 |
4 | Philipp ENG | BMW M4 Turbo DTM | 140 |
5 | Mike Rockenfeller | Audi RS5 Turbo DTM | 138 |
6 | Robin Frijns | Audi RS5 Turbo DTM | 121 |
7 | Loïc Duval | Audi RS5 Turbo DTM | 101 |
8 | Bruno Spengler | BMW M4 Turbo DTM | 79 |
9 | Jamie Green | Audi RS5 Turbo DTM | 69 |
10 | Joel Eriksson | BMW M4 Turbo DTM | 47 |
11 | Jonathan Aberdein | Audi RS5 Turbo DTM | 45 |
12 | Sheldon Van Der Linde | BMW M4 Turbo DTM | 36 |
13 | Timo Glock | BMW M4 Turbo DTM | 33 |
14 | Daniel Juncadella | Aston Martin Vantage DTM | 22 |
15 | Pietro Fittipaldi | Audi RS5 Turbo DTM | 22 |
16 | Paul Di Resta | Aston Martin Vantage DTM | 15 |
17 | Jake Dennis | Aston Martin Vantage DTM | 12 |
18 | Ferdinand Habsburg | Aston Martin Vantage DTM | 3 |
19 | Andrea Dovizioso | Audi RS5 Turbo DTM | 0 |
Fonte: DTM
lll CALENDÁRIO 2019
Etapas concluídas:
04 e 05 de Maio – Hockenheim (Alemanha)
18 e 19 de Maio – Zolder (Bélgica)
08 e 09 de Junho – Misano (Itália)
06 e 07 de Julho – Norisring (Alemanha)
20 e 21 de Julho – Assen (Holanda)
10 e 11 de Agosto – Brands Hatch (Inglaterra)
24 e 25 de Agosto – Lausitzring (Alemanha)
Etapas restantes:
14 e 15 de Setembro – Nürburgring (Alemanha)
05 e 06 de Outubro – Hockenheim (Alemanha)
https://boletimdopaddock.com.br/dtmnorisring-bruno-spengler-se-estabelece-como-mr-norisring/34981
#DTMMisano – Montanha-russa de Wittmann – Müller quebra jejum de vitórias
#DTMZolder – “DTM precisa de circuitos de grandes bolas como Zolder”
#DTMHockenhein – Wittmann e Rast brilham na abertura do DTM 2019
[powerpress_subscribe]
lll