Faleceu neste sábado (01) aos 18 anos o piloto holandês, Dilano van’t Hoff, após um acidente durante a corrida 2 da Formula Regional by Alpine (FRECA) no circuito de Spa-Francorchamps.
A prova chegava ao final quando o acidente aconteceu, a chuva prejudicou a visibilidade dos competidores. O Safety Car deixou a pista no final da prova, quando restavam cerca de um minuto para o cronômetro zerar, a direção de prova optou por terminar a corrida em bandeira verde. Pouco depois da largada o primeiro acidente aconteceu com o piloto que era o segundo colocado da prova, Tim Trannitz.
Instantes depois foi a vez de Van’t Hoff sofrer um acidente na reta Kemmel. O piloto ocupava a décima nona posição quando a relargada aconteceu, por conta da proximidade dos carros e do spray que prejudicava a visibilidade, o piloto se envolveu em acidente, na sequência, foi atingido por Adam Fitzgerald que não teve tempo para desviar do holandês. A corrida foi encaminhada para a bandeira vermelha na sequência, sendo encerrada.
Essa não é a primeira vez que um acidente dessa proporção acontece em Spa, em 2019, faleceu Anthoine Hubert, após um acidente na Fórmula 2, a diferença é que na ocasião não chovia na pista. Porém, uma prova da W Series nesse mesmo traçado (em 2021) levantou questionamentos, além do acidente de Lando Norris durante a classificação do GP da Bélgica de 2021, que fez Sebastian Vettel deixar o carro para ir verificar o piloto da McLaren.
Dilano foi campeão da Fórmula 4 espanhola em 2021 e no mesmo ano foi vice-campeão da Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos. O piloto disputava a segunda temporada da FRECA, em seu primeiro ano na categoria, faturou um pódio na corrida 1 realizada no Circuito de Barcelona.
Após acidentes que aconteceram em Spa-Francorchamps, a pista passou por uma reforma para aumentar a segurança. No entanto, a grande discussão desse momento é se as categorias de base devem continuar realizando corridas nessa pista, além disso é necessário pautar a conduta da direção de prova, principalmente o fato de cada vez mais as categorias tentarem evitar o encerramento das provas com o Safety Car na pista. Também é necessário pensar sobre as corridas em pista molhada, ainda mais na Bélgica.
“Estamos muito tristes ao saber da morte de Dilano Van ‘T Hoff hoje em Spa-Francorchamps. Dilano faleceu em busca de seu sonho de chegar no auge do automobilismo. Jutamente com todo a comunidade do automobilismo, nossos pensamentos estão com a sua família e entes queridos”, comentou Stefano Domenicali, presidente da Fórmula 1.
“We are so sad to learn of the passing of Dilano van 't Hoff today at Spa-Francorchamps.
Dilano died in pursuit of his dream to reach the pinnacle of motorsport.
Along with the entire motorsport community, our thoughts are with his family and loved ones.”
Stefano Domenicali pic.twitter.com/Kn0gklf9RN
— Formula 1 (@F1) July 1, 2023
A MP Motorsport, equipe que Dilano competia a FRECA também prestou a sua homenagem: “Estamos arrasados com a perda de um dos nossos mais brilhantes talentos holandeses, que trouxe tanta energia para nossa equipe durante os anos em que correu conosco. Dilano faz parte da nossa família de pilotos desde sua estreia no automobilismo com a MP em 2021. Oferecemos nossas sinceras condolências à família de Dilano e seus entes queridos, e apoiamos totalmente a eles e aos membros da nossa equipe que perderam não apenas um piloto, mas também um amigo.”
We offer our sincere condolences to Dilano’s family and his loved ones, and are in full support of them and our team members who have lost not only a driver but a friend as well.
— MP Motorsport (@OfficialMPteam) July 1, 2023