O domingo começou com cara de vitória da Ferrari, com Sebastian Vettel na liderança da prova até a volta 30 quando realizou sua parada. Se nada desse errado o piloto da Ferrari poderia vencer a prova, não com muita folga já que Bottas que assumia a liderança, estendendo o seu stint para retornar na sua parada com os pneus ultramacios, fazendo uma estratégia diferente da escolhida para Vettel.
Mas Baku, circuito conhecido desde a sua segunda prova no por ser imprevisível, ainda reservava muitas surpresas. A primeira aconteceu com a entrada do Safety Car após a batida entre Daniel Ricciardo e Max Verstappen restando 11 voltas para o final da corrida. Enquanto os fiscais trabalhavam para fazer a remoção dos carros da Red Bull e limpeza da pista, Grosjean bateu sozinho na volta 43 fazendo o aquecimento dos pneus da sua Haas, com isso o carro de segurança precisou se manter por mais tempo na pista, pois o carro do francês estava em um ponto complicado para fazer a remoção, já que o circuito não tem tantas áreas de escape.
Quando a relargada aconteceu, restando 4 voltas para o final, Bottas, Vettel, Hamilton e Raikkonen estavam com os pneus ultramacios, excluindo o ponteiro, os demais se valeram da entrada do SC para realizar mais uma parada nos boxes e retornar com os compostos mais velozes. Os pneus não estavam completamente aquecidos, mas Vettel arriscou fazer uma ultrapassagem mesmo assim no finlandês da Mercedes e cometeu um erro por não calcular direito o ponto de freada e ”estendeu’’ a curva bem mais do que deveria, com isso acabou caindo para a quarta posição, fritando os seus compostos e derrubando seu rendimento.
Bottas, que se mantinha na liderança, acabou passando por cima de detritos na pista e ficou com o pneu traseiro esquerdo furado, por fim abandonou a prova. Acredito que se Vettel tivesse realizado a ultrapassagem no finlandês da Mercedes, ele teria sido vítima do detrito e no caso o alemão abandonaria a prova. O finlandês era só sinal de tristeza. Vinha fazendo uma boa corrida, usufruiu muito bem da entrada do carro de segurança para conseguir se manter na liderança e merecia a vitória.
E as surpresas acabaram? Não, porque estamos em Baku. Hamilton passou a assumir a liderança da prova, com Raikkonen em segundo e Pérez em terceiro, sim o mexicano realizou uma ultrapassagem no alemão por conta do rendimento dos pneus que haviam caído e fez o carro da Force India ficar largo defendendo a posição até a bandeira quadriculada. Nos boxes da equipe era possível ver uma explosão de felicidade em rosa e era para se comemorar mesmo. Uma pena não ser possível ver os dois carros da equipe na zona de pontuação, já que Ocon foi muito ousado ainda na primeira volta e após colidir com Raikkonen e abandonar a prova.
Um dos grandes destaques desse final de semana e que mereceu o titulo de piloto do dia vai para Charles Leclerc, o piloto da Sauber largou da décima terceira posição e terminou em sexto, ainda travando uma briga com Carlos Sainz nas voltas finais. O monegasco veio de um final de semana onde se destacava com relação ao companheiro de equipe, enquanto Ericsson não conseguiu se quer avançar para o Q2, Leclerc tirou mais proveito do seu equipamento. Além disso, na prova, o sueco acabou cometendo erros nas freadas o que custou a sua saída para a área de escape. Ericsson terminou em décimo primeiro lugar.
And your #F1DriverOfTheDay is…
It’s the man who scores his first points in #F1, @Charles_Leclerc 👏#AzerbaijanGP 🇦🇿 pic.twitter.com/RtitDtY0zA
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
Dos sobreviventes na luta com os motores Renault, sobrou apenas Sainz com a sua quinta posição, o espanhol travou uma disputa com Verstappen no começo da prova e ele e Hulkenberg faziam bom proveito do equipamento, já que os carros da Red Bull estavam com problemas para recarregar as baterias. Por azar o alemão abandonou a prova ainda na volta 11 perdendo a traseira do seu carro sozinho e batendo no muro de contenção.
Os carros da McLaren também merecem destaque até porque os dois terminaram na zona de pontuação, Alonso em sétimo e Vandoorne em nono, mais uma dupla com motores Renault fazendo um bom progresso.
Stroll conseguiu levar a Williams aos pontos ficando com a oitava colocação, seu companheiro de equipe foi mais um a abandonar a prova ainda na primeira volta e ainda perde 3 posições no grid de largada do Grande Prêmio da Espanha por conta do toque com Fernando Alonso. Hartley chegava com a Toro Rosso a zona de pontuação depois de largar em décimo nono, já que não conseguiu uma boa marca durante o Q1 por conta de um pneu furado.
lll Daniel Ricciardo Vs. Max Verstappen
Sobre o caso entre a Red Bull de Verstappen e Ricciardo depois da parada nos boxes, acredito que o erro foi cometido ainda na troca de pneus, mesmo com a ultrapassagem de Ricciardo no companheiro de equipe, Verstappen deveria ter sido chamado primeiro para os boxes, pois o australiano teria mais tempo para abrir um espaço entre ele e o companheiro e conseguir se manter na frente quando retornasse para a pista.
Os dois foram com muita sede ao pote, Ricciardo deve ter ficado inconformado de voltar atrás e tentou a sua manobra de ultrapassagem, como Verstappen já a conhece muito bem e havia perdido a posição para algo semelhante, acredito que o piloto não deixou espaço suficiente para o australiano e por conta disso aconteceu o choque. Ricciardo não tinha como jogar o carro mais para o lado esquerdo e evitar a colisão. Levando em consideração o primeiro conflito deles na pista, onde os dois ficaram com a borracha dos pneus completamente pretas na décima volta, já dava para imaginar que faltaria espaço na pista se os dois se encontrassem mais uma vez e justamente por conta do holandês que tem a fama de não deixar muito espaço para os outros competidores.
Reveja o lance entre Verstappen e Ricciardo!
Quem teve culpa?#PF1BR #F1 pic.twitter.com/To2ekZGjlq
— BP • Boletim do Paddock (@diznoboletimque) April 29, 2018
lll Saiba como foi a corrida no Azerbaijão
Hulkenberg depois de perder 5 posições no grid, largou da décima quarta posição.
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️It's LIGHTS OUT in Azerbaijan!
Follow the street fighting action here >> https://t.co/n7sXoj8NFR #AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/wWzS4lg2XE
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
Vettel conseguia se manter na ponta, mesmo com Hamilton colocando o carro de lado para tentar ultrapassar o alemão.
Na parte de trás do grid, Ocon e Raikkonen se tocavam e o francês ficava com o carro parado na curva 3. Serguey Sirotkin também abandonava a prova por conta de uma batida com Fernando Alonso. O Safety Car era acionado. O espanhol da McLaren ficou com os dois pneus do lado direito do carro furado e com isso precisava se arrastar até os boxes, para trocar o bico do carro e instalar os pneus macios (faixa amarela).
LAP 1/51
Saftey Car deployed as chaos ensues ⚠️
Ocon and Sirotkin OUT
Raikkonen with damage
Alonso suffers two punctures#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/kPlobbzLFO— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
Na segunda volta Raikkonen se encaminhava para os boxes para fazer uma troca do pico do carro e colocava os pneus macios (faixa amarela) para estender mais tempo no seu stint.
Com o Safety Car ainda na pista na volta 4 as posições eram: Vettel, Hamilton, Bottas, Ricciardo, Verstappen, Sainz, Stroll, Hulkenberg, Gasly, Leclerc.
A relargada acontecia no começo da sexta volta. Bottas pressionava o companheiro de equipe para tentar conseguir a segunda posição. Ricciardo segurava as investidas de Verstappen para se manter na quarta posição, no entanto o holandês conseguia realizar a ultrapassagem no companheiro de equipe e Sainz se aproveitava da briga dos dois para ganhar uma posição também e Ricciardo se tornava o sexto colocado.
LAP 6/51
Safety Car in – we go racing again!
Verstappen and Sainz squeeze past Ricciardo 👏#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/WlQUHQhhjy
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
A briga entre os motores Renault começava pouco depois de Sainz realizar a ultrapassagem no australiano e o espanhol começava a pressionar o holandês, mas Verstappen fazia o seu carro da Red Bull ficar bem largo.
Vettel já abria uma diferença de mais de dois segundos para Hamilton.
LAP 8/51
Vettel already streaking clear of Hamilton
The gap is currently at three seconds ⏱️#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/lp6ukOHYjx
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
Sainz conseguia realizar a ultrapassagem em Verstappen na volta 9 e Hulkenberg se tornava o sexto colocado depois de passar Daniel Ricciardo.
LAP 9/51
BOTH Renaults pass BOTH Red Bulls
Sainz cuts past Verstappen, as Hulkenberg puts a move on Ricciardo 💪💪#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/sldU1NJEfg
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
Na décima volta a posição dos 10 primeiros eram: Vettel, Hamilton, Bottas, Sainz, Hulkenberg, Verstappen, Ricciardo, Stoll, Leclerc e Raikkonen.
Verstappen tinha problemas para recarregar as baterias do seu carro e Hulkenberg conseguia ultrapassar o piloto da Red Bull na volta 10.
Se formava uma fila atrás dos dois carros da Red Bull. Hulkenberg dava uma escapada sozinho na pista, perdendo a traseira da sua Renault e abandonava a prova na décima primeira volta pela área de escape na pista.
Verstappen e Ricciardo brigavam pela quinta posição e o holandês ultrapassava o companheiro de equipe após os dois se tocarem, Verstappen abusando mais uma vez depois da aproximação com o companheiro de equipe.
RACE CLASSIFICATION (LAP 11/51)
The front three are pulling clear
While it's all kicking off in the midfield 🥊
Leclerc and Stroll going strong at the moment 💪#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/J6lAQtta8O
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
Ricciardo também tinha o mesmo problema de recarregar as baterias da sua Red Bull.
Raikkonen estava com dificuldade de abrir a asa móvel e por isso era difícil para realizar as suas ultrapassagens. Mesmo assim o finlandês que vinha fazendo uma corrida de recuperação já era o oitavo colocado.
Verstappen melhorava o seu ritmo e conseguia se aproximar de Carlos Sainz sendo a décima sexta volta e ele fazia de tudo para conquistar a quarta posição e pouco depois de realizar a ultrapassagem o espanhol se encaminhava para os boxes para a primeira troca de pneus, colocando os pneus macios. Hamilton era mostrado cometendo um erro na curva 16 passando bem próximo do muro de contenção.
LAP 16/51
Carlos Sainz pits from fourth as his ultrasoft tyres fade
Soft tyres on – where will he end up?#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/BabqEyicwt
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
LAP CHART (LAP 16/51)
A LOT has happened so far 😓#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/zd7TczCbVW
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
Sebastian Vettel correndo sozinho na ponta, conseguia abrir uma diferença de mais de 4 segundos para Lewis Hamilton.
O sensor de DRS estava com problemas para identificar o ponto de aferição e fora permitido o acionamento manual do equipamento, a Ferrari auxiliaria Raikkonen para utiliza-lo da melhor forma.
Ericsson passava reto, utilizando o trecho de área de escape da pista, ocupando a última posição no grid enquanto Charles Leclerc era o sétimo colocado, na décima oitava volta.
Na volta 20 Ericsson era punido com 10 segundos, por um causar uma colisão com Magnussen.
Hamilton após dechapar o pneu na volta 22, tinha que antecipar a sua parada para a volta 23 e retornava com os pneus macios na terceira posição.
LAP 22/51
Hamilton locks up and misses the first corner! 😬
HAM: "These tyres are done!"
The Mercedes man pits for a set of soft tyres, emerging P3#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/Glyyv0dyIA
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
Hartley na décima sexta posição realizava a sua parada na volta seguinte e utilizava os compostos macios. Pérez era investigado por ter realizado uma ultrapassagem na volta de saída do Safety Car.
Charles Leclerc realizava a sua parada na volta 25 e retornava na décima primeira posição.
RACE CLASSIFICATION (LAP 25/51)
The leaders are still yet to pit…#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/u7nz6TxxII
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
Na volta 27, Daniel Ricciardo que havia se aproximado do companheiro de equipe, tentava avançar para conquistar a quarta posição e os dois brigavam roda com roda e utilizavam todos os espaços da pista, mas o holandês conseguia sustentar o quarto lugar. Os dois eram separados por pouco mais de um segundo.
LAP 27/51
HOW. CLOSE. CAN. YOU. GET?! 😬
Ricciardo tries to get past his teammate
But Verstappen squeezes back up the inside#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/j0XO1KB18R
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
Sebastian Vettel parava na volta 30 e retornava com os pneus macios. Bottas se tornava o líder da corrida.
#Seb5 pitting for soft tyres, rejoining P2 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/DuzavgN7Fh
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) April 29, 2018
Valtteri Bottas sozinho na pista fazia a volta mais rápida registrando 1:45:595.
Os dois carros da Red Bull já haviam se aproximado de Lewis Hamilton na volta 34. No entanto na volta 35 Daniel Ricciardo conseguia ultrapassar o companheiro de equipe e tornava o quarto colocado.
LAP 35/51
Ricciardo finally gets the job done and passes Verstappen 💪
Next on the agenda: Hamilton in P3 👀#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/i2RAf7Zsjq
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
Ricciardo entrava nos boxes na volta 38 e colocava os pneus ultramacios, retornando na quinta posição.
Na volta seguinte era a vez de Verstappen realizar a sua parada e também utilizava os pneus ultramacios, tendo tempo suficiente para retornar da frente de Daniel Ricciardo.
Restando 11 voltas para o final da corrida, Daniel Ricciardo e Max Verstappen acabavam batendo na pista e o Safety Car entrava na pista. Ricciado enchia a traseira do carro do holandês. Com isso Bottas se encaminhava para os boxes, assim como Sebastian Vettel e os dois colocavam os pneus ultramacios. Na volta seguinte Raikkonen conseguia parar e colocava os pneus mais macios na prova.
SAFETY CAR DEPLOYED (LAP 41/51)
Cars are going through the pit lane as the debris is cleared#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/NjwfVcDNZM
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
Na tentativa de encontrar um culpado na briga entre Ricciardo e Verstappen, a análise que se fazia era sobre a repetição de manobra que o australiano sempre faz para conseguir a ultrapassagem, jogar o carro para o lado de fora e depois ultrapassar por dentro. A questão era se Verstappen, que já conhece esse movimento, fez o seu carro ficar um pouco mais largo, mudando de trajetória e ocasionando a batida. Era a segunda corrida do ano que os dois não pontuavam.
Com a entrada do Safety Car Lewis Hamilton e Fernando Alonso era mais um dos pilotos parando nos boxes.
Na volta 42 as posições eram: Bottas, Vettel, Hamilton, Raikkonen, Pérez, Grosjean, Sainz, Leclerc, Stroll e Alonso.
Grosjean que estava na sexta posição acabava batendo sozinho enquanto aquecia os pneus, perdendo a traseira da sua Haas na volta 43.
LAP 43/51
Grosjean crashes under the Safety Car 😫
The Frenchman was up to sixth after starting last 💔#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/Im3ydwboJp
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
O Safety Car saia da pista na volta 48, Bottas se mantinha na primeira posição, Vettel que tentava pressionar o finlandês da Mercedes errava a freada após pular para a primeira posição e quando retornava para a pista ficava apenas em quarto lugar. Leclerc conseguia ultrapassar Sainz e ficava com a sexta posição.
LAP 48/51
We go green for the mad dash to the flag!
Vettel goes for it but locks up, and drops to P4 😱#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/aBl6jjJc5n
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
Bottas ficava com o pneu traseiro direito na volta 49 furado e perdia a primeira posição, caindo para último. Pérez ultrapassava Sebastian Vettel depois de dechapar os pneus e o mexicano era o terceiro colocado.
Na volta seguinte Leclerc era ultrapassado por Sainz e ele ficava com a sexta posição. Os dois carros da McLaren estavam na zona de pontuação, Alonso era o sétimo e Vandoorne nono.
Durante a última volta, Vettel forçava para tentar realizar a ultrapassagem em Sergio Pérez, mas não conseguia ficar com a terceira posição.
Depois de todas as confusões Hamilton vencia a prova, seguido por Raikkonen e Pérez.
Sebastian Vettel perdia a liderança do campeonato para Lewis Hamilton que agora tem 70 pontos contra os 66 do alemão.
BREAKING: Lewis Hamilton WINS a crazy #AzerbaijanGP 🇦🇿 Mercedes claim their first victory of 2018 👏 pic.twitter.com/c483fbNh84
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
RACE CLASSIFICATION (LAP 51/51)
What drama! WHAT A RACE!#AzerbaijanGP 🇦🇿 #F1 pic.twitter.com/iXRDA8ZUpS
— Formula 1 (@F1) April 29, 2018
A quick breakdown of the #AzerbaijanGP #Fit4F1 performances! #Infographic
More details: https://t.co/Qx7oyGSvL0 pic.twitter.com/65Fql8hi9v— Pirelli Motorsport (@pirellisport) April 29, 2018
What a Race! Take a look at the pitstops of the #Fit4F1 street race. #AzerbaijanGP. https://t.co/Qx7oyGSvL0 pic.twitter.com/xwIqZz6hBo
— Pirelli Motorsport (@pirellisport) April 29, 2018