ColunistasNascarPost

Denny Hamlin vence, mas quem leva a etapa de Pocono é Chase Elliott

Tanto o carteiro, como Kyle Busch foram desclassificados por irregularidades na parte da frente, o que permitiu o quarto triunfo do piloto da Hendrick em 2022

A etapa de Pocono da NASCAR Cup Series foi dominada pelos pilotos da Joe Gibbs e, mesmo com as diferentes alternativas e estratégias, Denny Hamlin e Kyle Busch se mantiveram na parte da frente e consolidaram a dobradinha da sua escuderia. Entretanto, a alegria durou pouco, pois os fiscais da categoria encontraram adesivos irregulares na parte da frente dos carros e ambos acabaram desclassificados. Assim, Chase Elliott herdou a vitória, somando quatro conquistas em 2022.

A corrida teve várias mudanças de liderança com pilotos diferentes armando estratégias de acordo com as bandeiras amarelas. No entanto, parecia que Hamlin e Busch seriam os protagonistas da corrida, andando na frente e dominando o maior número de voltas.

Na parte final, Ross Chastain apareceu para entrar na briga pela vitória, só que aí veio à tona a rivalidade do piloto da Trackhouse com Hamlin, afinal, em duas ocasiões (nas provas de Gateway e Atlanta), Chastain havia tirado o rival da Joe Gibbs pelo caminho. Em ambos os casos, o Carteiro ficou indignado com a postura demasiadamente agressiva do oponente e prometeu o troco.

Eis que a oportunidade veio na relargada faltando 18 voltas para o fim. Hamlin espremeu Chastain na curva 1 e o piloto da Trackhouse perdeu o controle, batendo no muro e dando adeus à prova. A vingança estava consumada.

No reinício seguinte, Hamlin e Busch dispararam na frente, com o piloto do carro 11 à frente e ambos se mantiveram assim até a bandeirada final. O carteiro celebrava sua oitava vitória em Pocono (o que o tornaria recordista isolado da pista) e a terceira no campeonato. Porém, duas horas após a prova, a NASCAR anunciou que a dupla da Joe Gibbs havia sido desclassificada.

Irregularidades na frente dos carros de Denny Hamlin (foto) e Kyle Busch causaram a desclassificação da dupla (Logan Riely/Getty Images)

De acordo com os fiscais, foi identificado o uso de adesivos de vinil nas laterais frontais dos carros que não estavam de acordo com as especificações do regulamento. Após análise interna, os dirigentes da Joe Gibbs Racing informaram que não vão recorrer da decisão.

Assim. a vitória da etapa de Pocono acabou nas mão de CHase Elliott. Foi o quarto triunfo do piloto da Hendrick em 2022, que se isola cada vez mais na liderança do campeonato, praticamente garantindo o título da temporada regular da divisão principal.

A corrida também marcou a estreia de Ty Gibbs na Cup Series. O neto de Joe Gibbs assumiu de última hora o carro 45 da 23XI, depois que Kurt Busch foi vetado pelos médicos após sofrer um acidente na classificação. O jovem piloto da Xfinity Series teve uma atuação discreta, mas sólida e concluiu a prova em 16ª.

A NASCAR Cup Series retorna no próximo domingo em etapa no circuito misto de Indianápolis, em prova em que terá programação compartilhada com a Fórmula Indy.

Top-10 da etapa de Pocono:

1 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
2 – Tyler Reddick (Richard Childress/Chevrolet)
3 – Daniel Suarez (Trackhouse/Chevrolet)
4 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
5 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
6 – Mcihael McDowell (Front Row/Ford)
7 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
8 – Bubba Wallace (23XI/Toyota)
9 – Erik Jones (Petty GMS/Chevrolet)
10 – Austin Dillon (Richard Childress/Chevrolet)

Campeonato após 21 de 26 etapas da temporada regular:

Classificados por vitória: Chase Elliott (4); Ross Chastain, Joey Logano, William Byron e Denny Hamlin (2); Kyle Larson, Christopher Bell, Kyle Busch, Tyler Reddick, Kurt Busch, Daniel Suarez, Chase Briscoe, Alex Bowman e Austin Cindric (1)

Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte)

Ryan Blaney +105
Martin Truex Jr +83

Kevin Harvick -83
Aric Almirola -140
Erik Jones -182
Austin Dillon -206

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo