Neste fim de semana a Fórmula E encerra a 7ª temporada, desta forma o primeiro treino livre foi realizado nesta sexta-feira (13). A pista de Berlim no aeroporto segue evoluindo, conforme ela vai sendo emborrachada, mas a atividade já mostra que o fim de semana será equilibrado, justamente por conta da proximidade entre os pilotos.
Maximilian Günther, Jean-Éric Vergn e Nick Cassidy passaram pela liderança da sessão, mas foi Jake Dennis (vencedor da 12ª etapa da FE) que ficou com a ponta depois de anotar 1m06s949, superando Edoardo Mortara por 0s014, enquanto Günther foi empurrado para a terceira posição.
Saiba como foi o Primeiro Treino Livre da Fórmula E
A Fórmula E está dando início em seu final de semana de conclusão da 7ª temporada. Os pilotos foram para a pista realizar o TL1 e começar os ajustes do carro, pensando na classificação e corrida deste sábado.
Lembrando que a categoria vai usar o mesmo traçado nos dois sentidos nesta etapa, dando mais dinâmica para o ePrix de Berlim.
Na pista a temperatura estava na casa dos 39°C, com 30°C no ambiente.
Com os boxes liberados as equipes começaram a ocupar a pista, alguns pilotos já treinavam a ativação do modo ataque, neste circuito ele está localizado na curva seis. Os primeiros tempos eram na casa de 1m11s, mas eles foram evoluindo, Lynn anotou 1m09s592 para assumir a primeira posição momentaneamente.
Sebastien Buemi foi o primeiro piloto a andar na casa de 1m08s964, enquanto os pilotos testavam a energia dos seus carros, registrando algumas voltas com as potências que vão trabalhar durante o fim de semana.
Com quinze minutos de atividade realizada, os dez primeiros eram: Cassidy, Buemi, Dennis, Lynn, Rowland, Frijns, Wehrlein, Vergne, Güenther e Lotterer. Cassidy da Virgin anotou 1m08s928, superando Buemi por apenas 0s036. Aos poucos alguns pilotos entravam nos boxes, como foi o caso de Sergio Sette Câmara que tinha 1m09s384, assim como Lucas di Grassi com 1m09s761.
Vergne assumiu a liderança superando Cassidy quando registrou 1m08s751, Berlim é um terreno bem favorável para a atuação da DS Techeetah, pois no Festival de Berlim que ocorreu na última temporada, tanto Vergne, quando Félix da Costa contaram com vitórias e o português conquistou o título.
Os pilotos da Nissan tentavam mostrar que estavam fortes no circuito, Rowland saltou para a ponta com 1m07s606, acompanhado por Buemi que tinha melhorado a sua marca para 1m08s585. Câmara era o quarto colocado com 1m08s754 depois de retornar para o circuito.
Lucas di Grassi que ainda está no pareô para conquistar o título do ano, assumiu a quinta posição com 1m08s792, mas ninguém tinha conseguido superar Rowland ainda.
Foi apenas quando restavam 17 minutos para o final, Norman Nato cravou 1m07s458. Os pilotos passavam próximos dos muros, explorando bem a pista para conseguir as melhores voltas.
LEIA MAIS: Preview – O encerramento da temporada 2020/21 chegou
A pista seguia em evolução, mas as posições não estavam se alternando tão rapidamente. Quando os pilotos adentraram nos últimos dez minutos de atividade, os dez primeiros eram: Günther, Vergne, Evans, Nato, Bird, Rowland, Cassidy, Mortara, Buemi e Dennis. Alguns pilotos realizavam uma breve pausa nos boxes.
Usando a potência máxima, Da Costa conseguiu a sétima posição com 1m07s579, enquanto Lucas Di Grassi era o quinto colocado com 1m07s469. Günther esteve mais uma vez na primeira posição, evoluindo o seu tempo para 1ms06s965. Mas Dennis que é o atual quarto colocado do campeonato conseguiu 1m06s949. Muitos pilotos usaram a potência máxima nos últimos minutos de atividade.
Com o cronômetro zerado, Dennis ficou com a liderança da sessão, acompanhado por Mortara e Günther. O brasileiro Sérgio Sette Câmara foi o décimo oitavo, enquanto Di Grassi era o décimo nono.
Os pilotos que permaneceram no circuito, ainda testaram a largada.
A pista tem muito para evoluir durante o fim de semana.
Resumo das posições
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!