Neste sábado (22) a Fórmula 2 realizou a sua primeira corrida do fim de semana no Hungaroring. A corrida faz parte da 9ª etapa da temporada 2023. Com a prova acontecendo em um traçado travado, desta forma os pilotos tiveram poucas oportunidades para conquistar posições.
Dennis Hauger aproveitou a movimentação da largada para surpreender Kush Maini na primeira curva e faturar a ponta. Depois disso, o piloto da MP Motorsport estabeleceu certa distância para Ayumu Iwasa para conquistar a vitória e não ser incomodado pelos adversários.
Iwasa tentou se aproximar de Hauger no final da prova, depois de ter conservado os pneus, mas a aproximação não aconteceu da forma esperada. O postulante ao título aproveitou a ocasião para somar mais alguns pontos.
Oliver Bearman teve uma prova agitada, ultrapassou e foi ultrapassado. Em uma última movimentação no final da corrida, atacou Théo Pourchaire para participar do pódio da prova Sprint. O piloto francês teve que se contentar com o quarto lugar.
Ficaram na zona de pontuação, Jehan Daruvala com o quinto lugar, seguido por Kush Maini, Victor Martins e Isack Hadjar. Frederik Vesti foi o nono colocado, o postulante ao título não faturou pontos nessa prova, enquanto Jack Doohan completou o Top-10.
A Fórmula 2 retorna neste domingo 5h05 (pelo horário de Brasília) para a disputa da Corrida Principal da F2 na Hungria.
Saiba como foi a prova Sprint da F2 na Hungria
Neste sábado a F2 foi para a pista para disputar a prova Sprint. Por conta do grid invertido, Kush Maini começou a prova da pole, dividindo a primeira fila com Dennis Hauger. Jack Doohan que faturou a pole na sexta-feira, começou a corrida da décima posição.Enzo Fittipaldi era o 11º colocado.
We're *almost* ready to go racing in Budapest ⏳
Who's winning the Sprint Race??#HungarianGP #F2 pic.twitter.com/uMjwFN3mMi
— Formula 2 (@Formula2) July 22, 2023
A temperatura da pista estava muito alta, na casa dos 48°C, com 25°C no ambiente.
Largada autorizada, Maini manteve a liderança por poucos metros, pois ao chegar na primeira curva, Hauger saltou para a ponta e Iwasa aproveitou a proximidade para obter o segundo lugar. Na sequência, Maini era pressionado por Bearman e não demorou muito para também ser ultrapassado pelo piloto da Prema.
Várias disputas aconteciam pelo traçado por conta da proximidade entre os competidores, mas as manobras para conquistar posições não eram tão efetivas como o esperado. Vesti duelava com Hadjar, mas no segundo giro foi surpreendido por Doohan que saltou para a nona posição. Com a largada, Iwasa faturou três posições, enquanto Vesti (outro postulante ao título) era apenas o décimo colocado e estava fora da zona de pontuação.
Quando Maini conseguiu se entender com o carro e encontrou mais ritmo, conseguiu recuperou a posição que foi perdida para Bearman. O piloto da Prema estava balançando no traçado e perdendo performance, desta forma Pourchaire que tinha avançado no pelotão, viu a oportunidade para duelar pelo quarto lugar com o adversário.
No quarto giro, os dez primeiros eram: Hauger, Iwasa, Maini, Bearman, Pourchaire, Daruvala, Martins, Hadjar, Doohan e Vesti. A corrida seguiu e Fittipaldi permanecia ainda na mesma posição de largada.
Conforme a prova era realizada, a distância entre os competidores começou a ampliar, além disso, era necessário conservar os pneus médios, pois a prova era baseada em 28 voltas, sendo uma corrida sem paradas. Hauger que era o líder da prova, estabeleceu 1s4 de vantagem para Iwasa, mas era instruído pela equipe para melhorar o ritmo, para ampliar a sua vantagem para o segundo colocado.
Avançando para a oitava volta, Pourchaire retomou a sua briga com Bearman, se aproximando mais do piloto da Prema. No entanto, os pilotos estavam presos em um trenzinho segurado por Iwasa, pois Maini não conseguia concluir a ultrapassagem no piloto da Dams. O circuito que é extremamente travado, começou a falar mais alto nas disputas.
Os times esperavam o final da prova, para que as decisões acontecessem, por conta do desgaste dos pneus. Boschung cometeu um erro e na sequência foi acertado por Novalak. Leclerc também foi atrapalhado com essa batida. O incidente deles que provocou e eliminação do piloto da Campos, gerou a entrada do Virtual Safety Car. Nissany seguiu para os boxes.
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A corrida foi retomada na décima terceira volta, com isso Pourchaire aproveitou a proximidade com Bearman, para atacar o piloto e por ter uma reação melhor quando a bandeira verde liberou as disputas, conquistou a quarta posição. O piloto da Prema reclamou da atitude do francês, acreditando que a ultrapassagem tinha acontecido ainda em bandeira amarela.
Com a ultrapassagem de Pourchaire em Bearman, o piloto da Prema passou a lidar com Daruvala. Correa abandonou a corrida durante a décima sexta volta.
LAP 13/28
Pourchaire pounces! 😏 He nabs fourth from Bearman as the VSC ends, juuuust as the lights turn to green#HungarianGP #F2 pic.twitter.com/B3MIw9atqw
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Restando 10 voltas para o final, Iwasa foi liberado para acelerar e ir buscar Hauger, para tentar obter a vitória na corrida Sprint.
Correa que há tinha abandona a corrida, foi punido por conta de velocidade excessiva no pit-lane. Vesti conseguiu encontrar uma brecha na vigésima volta, para recuperar a posição que perdeu para Doohan. Fittipaldi por sua vez aproveitou a manobra do piloto da Prema, para tentar lutar com o competidor da Virtuosi.
Restando oito voltas para o final, os dez primeiros eram: Hauger, Iwasa, Maini, Pourchaire, Bearman, Daruvala, Martins, Hadjar, Vesti e Doohan.
Iwasa conseguiu retirar um pouco de tempo de Hauger, mas não era o suficiente para atacar o adversário. Pourchaire atacou Maini na 24ª volta, conseguindo realizar a ultrapassagem, o piloto francês fez tudo o que era possível para atrasar o adversário e não lidar com um contra-ataque. Instantes depois, Maini foi novamente ultrapassado por Bearman, caindo então para a quinta posição.
Como a corrida não tinha acabado, Pourchaire foi surpreendido por Bearman. O piloto da Prema viu uma oportunidade para atacar o francês e rapidamente estabeleceu uma distância confortável, para obter o pódio.
Restando duas voltas para o final, foi a vez de Martins buscar o sexto lugar que era de Daruvala, pois o piloto da MP Motorsport seguia sem realizar a ultrapassagem em Maini. Já sem pneus, o piloto da Campos começou a perder muito desempenho na volta final da corrida. Daruvala então aproveitou o erro do adversário para ocupar o quinto lugar. Martins não conseguiu acompanhar o movimento de Daruvala, desta forma precisou se contentar com a sétima posição.
Hauger faturou a sua quarta vitória na Fórmula 2, celebrando o resultado depois que o piloto da MP Motorsport encontrou espaço pós-largada para ocupar a ponta.