Tivemos mais uma etapa espetacular da Fórmula E neste domingo (16), marcada pelas disputas e pelo desempenho de Jake Dennis. O piloto da Andretti fez valer a sua pole, conseguiu administrar a ponta para faturar a vitória neste domingo.
Dennis foi beneficiado pelo enrosco entre Mitch Evans e Nick Cassidy – que ocorreu ainda no início da prova. O piloto da Jaguar perdeu o controle do carro e atingiu o adversário da Envision. Com o problema, dois postulantes ao título perderam a chance de pontuar nesse domingo, dando a oportunidade para que Dennis amplie a sua vantagem na liderança do Campeonato.
Ao longo da corrida, Dennis precisou lidar com as investidas de Norman Nato e Sam Bird, mas o piloto da Nissan de certa forma colaborou para a vitória de Dennis, já que atuou como um escudeiro para o piloto da Andretti. Para completar o fim de semana, Dennis ainda fatura os pontos da volta mais rápida, após anotar 1m40s482, marcando o quanto o piloto foi soberano.
Sam Bird que lidou com aquela batida no sábado e ficou com o carro extremamente danificado, conseguiu retornar ao grid neste domingo de forma competitiva. O piloto da Jaguar se sentiu aliviado por ter conquistado o pódio nesta prova, principalmente por todos os problemas que enfrentou ao longo da temporada. A corrida de certa forma foi muito boa para Bird e mesmo não conseguindo ganhar a posição de Nato, mas salvou a terceira posição depois de ser acompanhado por muito azar.
Edoardo Mortara e Sébastien Buemi completaram o Top-5, depois de travarem um duelo particular.
Pascal Wehrlein por sua vez, faturou apenas a sétima posição, pois não realizou uma boa classificação. Alguns adversários ficaram pelo caminho, colaborando para o resultado do piloto alemão.
Dennis deixa a etapa com 195 pontos conquistados, contra 171 de Cassidy, 151 de Evans e 146 de Wehrlein.
A Fórmula E retorna no final do mês de julho para a conclusão da 9ª temporada.
Saiba como foi o e-Prix da Fórmula E disputado neste domingo
Neste domingo uma nova classificação foi realizada no circuito de rua de Roma, desta forma, Jake Dennis teve a possibilidade de buscar a pole e ganhou o direito de começar a prova da primeira posição. A batalha foi travada com Nick Cassidy. Norman Nato obteve a terceira posição para a largada, representando a Nissan nas primeiras posições do grid, como fez Sacha Fenestraz no sábado.
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Mitch Evans, o rei de Roma, faturou a quarta posição para a largada. No entanto, Pascal Wehrlein começou mais uma corrida do meio do pelotão, com apenas a décima quinta posição conquistada.
Depois da destruição que aconteceu na corrida do sábado, quando vários carros de envolveram em um incidente após a batida de Sam Bird, as equipes precisaram correr contra o tempo para recuperar os carros e conseguir contar com os 22 carros no grid.
Largada autorizada, Dennis manteve a ponta, optando por um traçado defensivo para se defender de Cassidy. No entanto, Evans e Bird se empurravam, duelando pela quarta posição. Na sequência, Cassidy foi surpreendido, com Nato assumindo a segunda posição.
Off the start Nato puts pressure on Cassidy! @Hankook_Sport #RomeEPrix pic.twitter.com/buBq8ZWo3a
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) July 16, 2023
Novamente por conta da proximidade, os duelos por posições aconteciam. Cassidy recuperou a segunda posição, deixando Nato para Evans, desta forma o piloto da Jaguar não fez cerimônia e para se defender dos ataques do companheiro de equipe, realizou a ultrapassagem no piloto da Nissan.
Outros duelos aconteciam pelo restante do pelotão. Nato tentava encontrar um outro traçado na pista, mirando os ataques em nos adversários que estavam à frente. Ainda no segundo giro, Evans e Cassidy bateram, o piloto da Jaguar perdeu o controle do carro e atingiu o adversário, pois o seu carro subiu no de Cassidy. Neste momento a corrida de dois postulantes ao título sendo comprometidas.
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Imediatamente o Safety Car entrou na pista por conta dos detritos que ficaram pelo traçado Hughes e Rast seguiram para os boxes, pois seus carros foram prejudicados em decorrência de toque entre eles. Os equipamentos da McLaren passaram por reparos e a dupla retornou ao traçado no final do pelotão. Wehrlein também foi afetado por essa espécie de engavetamento.
Ao retornar aos boxes, a Jaguar tentou recuperar o carro de Evans, trocando pneus e parte da carenagem. O piloto foi devolvido ao grid no final do pelotão.
Neste período de Safety Car, os dez primeiros eram: Dennis, Nato, Bird, Ticktum, Mortara, Buemi, Günther, Da Costa, Vergne e Wehrlein.
A corrida seguiu, com o Safety Car deixando a pista ao final da terceira volta. Foi o momento perfeito para que vários competidores optarem por acionar o Modo Ataque, como foi o caso de Da Costa, Vergne, Di Grassi, Vandoorne, Müller, Frijns, Fenestraz, Merhi e Rast.
O duelo pela liderança era travado, com o enrosco que aconteceu entre Cassidy e Evans, gerou a oportunidade perfeita para Bird herdar posições e participar da batalha pela vitória. O neozelandês da Jaguar tentou participar da prova, mas precisou retornar aos boxes. O seu equipamento passava por uma análise, antes deles optarem por um abandono.
Confirmed: Race over for Evans ❌ @Hankook_Sport #RomeEPrix pic.twitter.com/BhG556eJ9P
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) July 16, 2023
Durante a sétima volta, Dennis foi tocado por Nato, a asa dianteira do carro da Nissan ficou danificado. Imediatamente Nato começou a reclamar dessa atitude de defesa de Dennis, no entanto, não existia espaço para que ele ganhasse a posição do piloto da Andretti.
Wehrlein foi tentando se recuperar na prova, na oitava volta ocupava a décima posição, entrando por sua vez na zona de pontuação, enquanto trabalhava com o Modo Ataque.
Na oitava volta, vários pilotos estavam com o Modo Ataque ativado, inclusive Dennis e Nato. No giro seguinte foi a vez de Da Costa perder o controle do carro, extravasando a curva 4 e da nona posição, caiu para o décimo quinto lugar. Mesmo com o Modo Ataque ativo, Fenestraz foi mais um piloto que precisou retornar aos boxes, abandonando a corrida.
Em duelo com Tictum, Buemi realizou a ultrapassagem no piloto da NIO, para ocupar o quarto lugar, enquanto os pilotos estavam na décima volta. Cassidy realizava sua corrida de recuperação e já aparecia na décima primeira posição, se aproximando rapidamente de Vandoorne e Wehrlein.
Os carros não conseguiram se distanciar, Dennis segurava os outros competidores na sua traseira, ditando o ritmo da prova.
Na volta 12, Bird atacou Nato, para ocupar a segunda posição. Como o piloto da Nissan não conseguiu a ultrapassagem, o competidor da
Jaguar tentou desafiar Dennis mais diretamente. Foi nesse momento que Di Grassi estampou o muro de contenção e começou a despencar na tabela de tempos. Merhi já estava nos boxes da equipe e na sequência foi a vez de Di Grassi entrar nos pits. Fenestraz tinha retornado ao traçado, mas extremamente distante do pelotão.
Restando dez voltas para o final, os dez primeiros eram: Dennis, Nato, Bird, Buemi, Bird, Mortara, Günther, Tictum, Lotterer, Wehrlein e Vandoorne. Cassidy despencou para a décima quinta posição, enquanto ativava o seu primeiro Modo Ataque que tinha disponível na prova.
Com a aproximação do final da prova, os pilotos tentavam eliminar a utilização do Modo Ataque.
Em busca do pódio, Nato foi trabalhando com o seu traçado defensivo, tentando evitar Bird. O piloto da Jaguar queria chegar em Dennis, para reduzir a quantidade de pontos que seriam adquiridos pelo piloto da Andretti.
Na volta 20, os dez primeiros eram: Dennis, Nato, Bird, Mortara, Buemi, Günther, Wehrlein, Vandoorne, Ticktum e Da Costa. Mortara tinha ultrapassado Buemi, mas o piloto da Envision ainda buscava o competidor da Masserati.
Da Costa foi punido com cinco segundos, por conta de um toque que se envolveu ao longo da corrida. O piloto da Porsche era o décimo colocado na tabela.
Não foi necessário adicionar voltas, mesmo com a ação do Safety Car no início da corrida. Sua permanência no traçado não durou o suficiente para que a corrida ganhasse algumas voltas adicionais.
Na liderança, Dennis tinha um bom nível de bateria para encerrar a prova. Enquanto Nato era o mais prejudicado entre os primeiros colocados, mas o piloto da Nissan ainda tentava resistir as investidas de Bird.
Com o encerramento da prova, Dennis conseguiu receber a bandeira quadriculada na liderança, faturando a vitória na segunda corrida em Roma deste fim de semana. Nato por sua vez, resistiu bravamente os ataques de Bird, enquanto o piloto da Jaguar precisou se contentar com terceira posição. Um bom resultado para o piloto da Jaguar, depois do acidente que lidou no sábado.
Enquanto Dennis celebrava a sua vitória, nos boxes da Envision e Jaguar, ficou claro que eles não estavam satisfeitos, principalmente na prova que dois postulantes ao título tiveram problemas. Cassidy conseguiu apenas a décima quarta posição, ficando sem pontos.
Lotterer bateu o carro na última volta, depois de sofrer um toque de Cassidy.