Neste sábado (29) em Londres, Jake Dennis se sagrou Campeão Mundial da 9ª temporada da Fórmula E, conquistando o título na primeira etapa disputada no Reino Unido. Dennis esperava uma corrida mais tranquila, conquistar o pontos que eram necessários e celebrar o título, mas o traçado escolhido para a final, colaborou para o caos que foi observado ao longo de toda a prova.
WORLD. CHAMPION. 🏆@JakeDennis19 secures the title at his home race! 🇬🇧@Hankook_Sport #LondonEPrix pic.twitter.com/eY2pV2sjdX
— ABB FIA Formula E World Championship (@FIAFormulaE) July 29, 2023
A prova contou com vitória de Mitch Evans, Dennis terminou a corrida na terceira posição, atrás de Antonio Felix da Costa, mas o piloto da Porsche foi punido, dessa forma o britânico da Andretti herdou o segundo lugar do pódio. No entanto, Dennis ainda precisou sobreviver a duas passagens pelo modo ataque que falharam, além das batalhas do meio do pelotão, para retornar ao pódio e faturar o tão sonhado título.
Realizando a sua primeira temporada na Fórmula E em 2020/21, muitos já acreitavam que logo Jake Dennis conquistaria um título. Em sua primeira temporada na categoria elétrica, o piloto já participou de um duelo pelo título e vinha mostrando desempenhos que chamaram a atenção, principalmente por ser um piloto que faz o possível para conquistar o máximo de pontos por etapa.
Tivemos algumas reviravoltas ao longo da 15ª etapa, Cassidy começou a corrida da pole. Evans obteve a volta mais rápida da prova, mas o piloto da Jaguar contava com uma punição da última corrida, desta forma começou a corrida do sexto lugar, cumprindo a punição no grid de largada.
Dividiram a primeira fila para a largada, Dennis e Cassidy, dois postulantes ao título. O piloto da Andretti que iniciou a etapa com 24 pontos de vantagem, tinha que marcar apenas cinco pontos a mais que Cassidy, para não arrastar a disputa para o domingo.
O piloto da Envision fez uma boa largada e estava trabalhando para evitar uma ultrapassagem de Dennis. O piloto da Andretti ainda precisou lidar com o companheiro de Cassidy, Sebástien Buemi. O inglês reclamou da abordagem no rádio, mas a Envision formou o 1-2, jogando a disputa ao seu favor.
O jogo de equipe entre Cassidy e Buemi estava indo bem, com a prioridade do piloto do neozelandês conquistar mais pontos. Buemi trabalhou para Cassidy em outros momentos da prova, quando o embate com Dennis ficou mais direto. O cavalheirismo entre os pilotos da Envision durou até a 15ª volta, quando Cassidy tentou ultrapassar Buemi e os dois se tocaram.
Cassidy ficou com a asa dianteira avariada e foi forçado a seguir para os boxes para passar por reparos. O Safety Car entrou no circuito, Cassidy tinha a oportunidade de retornar para a pista, mas estava no final do pelotão. Evans que liderava a corrida, estava à frente de Buemi e Rast. A prova seguiu, com Dennis em quinto.
Tivemos novamente a esperança do duelo se arrastar para o domingo, quando Dennis tentou ativar o primeiro modo ataque e precisou passar três vezes pela zona para conseguir a potência extra, com isso perdeu algumas posições. Dennis se viu no meio do bolo, uma corrida caótica, quando ele só queria terminar a prova e faturar alguns pontos.
O embate Porsche e Andretti também aconteceu. Dennis solicitou ajuda dos pilotos do time alemão – já que compartilham o powertrain – depois que retornou para a pista atrás dos competidores. Um jogo, Dennis conquistava o título hoje, a Andretti poderia auxiliar a Porsche a derrotar Envision e Jaguar no duelo de equipes. Porém, Wehrlein parecia que não estava escutando tal pedido, o alemão ainda se envolveu em incidente com Rast.
Dennis merecia o título, não apenas pela sua trajetória na categoria, mas também por ter feito uma temporada regular, conquistou duas vitórias ao longo do ano. Com o resultado de hoje, faturou o décimo pódio. Enfrentou sim uma maré de azar durante a 9ª temporada, mas conseguiu retornar ao pódio e se posicionou novamente pelo duelo do título. A Andretti fez um bom trabalho com o inglês que já dava pinta que um dia conquistaria um título na categoria.
Um fim de semana com duelo acirrado já era esperado entre Dennis e Cassidy. Com o neozelandês fora da corrida e Evans na ponta, Dennis precisava terminar ao menos em terceiro para então conquistar o seu título.
Com a aproximação do encerramento da prova, a corrida que já estava seguindo um ritmo caótico, foi marcado por duas bandeiras vermelhas. A categoria fez o possível para encerrar a prova em seu curso normal e não deixar um novo engavetamento marcar o encerramento de uma prova.
A corrida nesse circuito costuma ser bem complicada, um espaço apertado, um traçado que combina uma parte dentro e fora do centro Excel.
O encerramento da prova aconteceu, com alguns carros danificados, depois da bandeira vermelha, mas eles conseguiram ver a linha de chegada. Infelizmente com alguns pilotos chateados pelo resultado, enquanto Dennis e a Andretti estavam aliviados pelo título ser definido no sábado.
Com o encerramento da 15ª etapa, Dennis conquista 2013 pontos, Evans soma 179 e Cassidy fica com os 171 que tinha quando a rodada foi iniciada.