Nada melhor do que encerrar um incômodo jejum com um troféu de campeão. Daniel Hemric disputou sua 120ª corrida na NASCAR Xfinity Series na decisão da temporada em Phoenix e buscava sua primeira vitória em uma corrida de divisão nacional (somando também as suas passagens pela Truck e pela Cup Series), no fim, o piloto da Joe Gibbs foi para o tudo ou nada e, superou Austin Cindric para, não só ganhar pela primeira vez na carreira, como faturar o título da divisão intermediária.
Hemric foi um dos pilotos dominantes da prova, junto com Cindric (que buscava o bicampeonato), além de John Hunter Nemechek, que pilotava o carro 54, o itinerante da Joe Gibbs. Os outros postulantes ao título, Noah Gragson e AJ Allmendinger, não tinha um ritmo competitivo para ameaçar a briga. Gragson ainda chegou a ameaçar os líderes na parte final, mas acabou dando um toque no muro e perdeu as chances de brigar pelo caneco.
Apesar da corrida estar mais concentrada entre Cindric, Hemric e Nemechek, as várias bandeiras amarelas, sobretudo na parte final, deixavam a disputa embolada. As intervenções do Pace Car ocorreram com tal frequência que a corrida precisou ser decidida na prorrogação.
Nas duas voltas finais, Cindric assumiu a dianteira e parecia ter a vantagem sob controle, mas na última curva, Hemric foi para o arrisca-tudo e tocou no carro do adversário. Os dois postulantes cruzaram a linha de chegada enroscados, mas o carro de Hemric estava à frente por míseros 30 milésimos de segundo.
A FINISH FOR THE AGES!
DANIEL HEMRIC WINS THE CHAMPIONSHIP! pic.twitter.com/3Th1benCnC
— NASCAR Xfinity (@NASCAR_Xfinity) November 7, 2021
Hemric, que segue na Xfinity Series ano que vem, mas na Kaulig Racing, celebrou bastante a sua conquista e agradeceu o apoio da Joe Gibbs ao longo da temporada. Já Cindric (que substituirá Brad Keselowski no carro 2 da Penske na divisão principal) lamentou a derrota, mas se resignou sabendo que fez tudo que pôde e que a disputa final foi emocionante para o público.
A NASCAR Xfinity Series volta em fevereiro, com prova realizada no superoval de Daytona.
Top-10 da etapa de Phoenix:
1 – Daniel Hemric
2 – Austin Cindric
3 – Harrison Burton
4 – Riley Herbst
5 – Justin Haley
6 – John Hunter Nemechek
7 – Brandon Jones
8 – Brett Moffitt
9 – Justin Allgaier
10 – Sheldon Creed
12 -Noah Gragson
14 – AJ Allmendinger