Dan Ticktum conquistou sua primeira vitória na Fórmula E neste sábado (21), durante a 12ª etapa da temporada 2024/25, realizada em Jacarta, na Indonésia. O piloto britânico da equipe Cupra Kiro largou da quinta posição e soube aproveitar os momentos decisivos da prova, marcada por bandeiras amarelas, disputas intensas e falhas técnicas dos principais concorrentes.
Em Tóquio, durante a segunda prova disputada por lá, o competidor celebrou um pódio com a equipe, esse é um campeonato que o piloto tem pontuado regularmente, embora não estivesse entre os primeiros colocados. Com a vitória deste sábado ele atinge os 80 pontos e assume a 5ª posição do Mundial de Pilotos.
Ticktum assumiu a liderança na volta 29, ao ultrapassar o então líder Jake Dennis durante a segunda ativação do Modo Ataque. A partir daí, o britânico precisou conter a pressão de Edoardo Mortara, da Mahindra, nas voltas finais, cruzando a linha de chegada com autoridade e encerrando um jejum de vitórias da equipe que durava desde a 1ª temporada — quando Nelson Piquet Jr. venceu em Moscou.
A corrida parecia caminhar para uma disputa direta entre Jake Dennis, da Andretti, e Nyck de Vries, da Mahindra. Dennis liderou boa parte da prova e protagonizou uma defesa agressiva contra De Vries durante a primeira rodada do Modo Ataque que aconteceu na volta 22.
Entretanto, De Vries revidou na volta seguinte com uma manobra considerada excessivamente agressiva pelos comissários, recebendo uma penalidade de 10 segundos. Para piorar, o holandês teve problemas técnicos e foi forçado a abandonar a prova. Dennis, por sua vez, enfrentou dificuldades ao desativar o limitador de velocidade após uma bandeira amarela e também caiu para o final do pelotão.
Quem se beneficiou da turbulência foi Nico Mueller (Andretti), que ganhou dez posições e garantiu o terceiro lugar no pódio. Antonio Felix da Costa (Porsche), Nick Cassidy (Jaguar) e Taylor Barnard (NEOM McLaren) completaram os seis primeiros.
Oliver Rowland (Nissan), líder do campeonato, teve uma prova complicada. Após bom início, o britânico recebeu uma penalidade por toque com Maximilian Günther (DS Penske), dessa forma, Rowland terminou a etapa apenas com um ponto. Ainda assim, manteve vantagem confortável na classificação de pilotos e pode conquistar o título na rodada dupla de Berlim, em julho.
Round 12 was hectic! 🤩
Here are your results following the #JakartaEPrix ⚡️ pic.twitter.com/VcQA2CCdnw
— Formula E (@FIAFormulaE) June 21, 2025
Acreditava-se que o britânico conseguiria uma corrida de recuperação, pois ficou perto de estar entre os dez primeiros colocados, na volta 13. Mas foi exatamente a penalidade que fez o competidor recuar.
Entre os pilotos, Rowland lidera com 172, enquanto Pascal Wehrlein com 103 pontos, contra 100 de Antonio Felix da Costa. Taylor Barnard é o quarto colocado com 94 pontos.
Here’s how our Championship Standings are looking after the Round 12 #JakartaEPrix 👀
— Formula E (@FIAFormulaE) June 21, 2025
Na disputa entre equipes, a Porsche lidera com 203 pontos, contra 191 da Nissan. Já na classificação de fabricantes, a vantagem é da Nissan: 303 a 299 sobre a Porsche.
Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.