Após o encerramento da classificação do GP dos Estados Unidos, ficaram confirmadas as punições para Liam Lawson e Zhou Guanyu por alterações no motor.
O piloto da Racing Bulls que entrou no lugar de Daniel Ricciardo, recebeu um motor completamente novo para enfrentar o restante do campeonato. Com a instalação do 5° motor de combustão interna (ICE), turbo compressor (TC), MGU-H, MGU-K, 3ª bateria (ES) e 3ª central eletrônica (CE), o competidor foi enviado para o final do grid.
LEIA MAIS: Norris fatura a pole do GP dos Estados Unidos e dividirá primeira fila com Verstappen
Lawson chegou a avançar para o Q2, mas com o intuito de ajudar Yuki Tsunoda a chegar ao Q3. O plano não deu certo, mas de qualquer forma o neozelandês tem uma punição para cumprir. Pelas próximas etapas Lawson contará com um motor novo, podendo demonstrar todo o seu potencial, enquanto é avaliado pela equipe.
No caso de Zhou Guanyu, a classificação não foi nada fácil, o piloto chinês já ocupava a última posição do grid, pois a Sauber não conseguiu reagir, mesmo com atualizações preparadas para o GP dos Estados Unidos.
LEIA MAIS: Punições por troca de motor no final do campeonato: Red Bull de Verstappen pode necessitar de mais uma alteração
Foi substituído no carro de Zhou, o ES, no caso desse componente do motor, apenas duas utilizações são permitidas por temporada, como a equipe está instalando pela quarta vez a mesma peça, ele deveria perder cinco posições no grid de largada. Como a punição de Lawson é superior a de Zhou (perda de 60 posições no grid), o piloto chinês começará a corrida ocupando o 19° lugar, com o neozelandês em 20°.
A primeira troca excedente de um elemento do motor, gera a perda de dez posições no grid, mas se a troca é reincidente, o piloto é punido com a perda de cinco posições.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.