Os comissários analisaram o incidente entre Carlos Sainz e Sergio Pérez no final do GP do Azerbaijão, mas optaram por não punir nenhum dos competidores.
A batida entre os dois pilotos aconteceu na penúltima volta. Pérez tentou ultrapassar Charles Leclerc, mas o monegasco recuperou a segunda posição. Na sequência Sainz mergulhou para superar Pérez. Metros depois os dois pilotos se chocaram. O espanhol seguiu a trajetória de Leclerc, enquanto Pérez ficou no meio da pista e o toque inevitável.
Ao final da prova, como uma investigação foi instaurada pelo acidente, Sainz e Pérez foram ouvidos. Além disso, representantes das equipes analisaram os dados do sistema de posicionamento e vídeos dos carros.
“Os comissários revisaram como o incidente ocorreu, não a consequência. Sainz passou Pérez após a curva 1 e estava completamente à frente no apex da curva 2.”
Pérez ficou na parte interior da curva, onde Sainz relatou que estava ciente com a posição do mexicano. Os comissários ainda declararam: “Durante todo o incidente, nenhum dos pilotos dirigiu de forma errática e de fato ambos mantiveram a direção bem neutra. Os comissários verificaram a linha de direção dos pilotos em voltas anteriores. Sainz estava em ou perto de sua linha normal de corrida, que forma um leve ângulo para longe da parede direita.”
Mesmo com a movimentação que os pilotos fizeram e a visão limitada de Sainz, os comissários concluíram que este “foi um incidente de corrida com nenhum dos pilotos sendo predominantemente culpado e não tomam nenhuma outra ação.”
LEIA MAIS: Oscar Piastri supera Charles Leclerc e fatura segunda vitória na F1 durante GP do Azerbaijão
Após o encerramento da corrida, Carlos Sainz falou um pouco sobre como foi o incidente do seu ponto de vista.
“Eu estava atacando Charles na curva 2 e então saí da curva 2”, ele explicou. “Checo [Perez] estava à minha esquerda. Normalmente fazemos uma ligeira derrapagem para a esquerda na longa reta, o que eu fazia como em todas as outras voltas, e de repente, por algum motivo que não entendo, Checo e eu colidimos, o que é lamentável e também muito decepcionante.”
“Já conversamos”, Sainz acrescentou. “[Mas] precisamos analisar. Não sou alguém que quer colocar a culpa em uma desculpa ou em outro piloto. É corrida, tudo acontece muito rápido.”
“Minha sensação hoje é honestamente que não fiz nada errado, não fiz nenhuma manobra errática, não o coloquei contra a parede ou algo assim. Estávamos apenas, como em todas as outras voltas, derrapando um pouco, um pouquinho, um pouquinho para a esquerda porque é onde está a linha de corrida e nós apenas nos tocamos. É o que é.”
No momento do acidente, Pérez tinha certeza de que a culpa era de Sainz e até xingou o espanhol pelo rádio. No cercadinho, o mexicano foi um pouco mais comedido e deu a sua versão dos fatos.
“Senti que, saindo da curva 2, havia bastante espaço entre os dois carros e, em um ou dois metros, acabamos fazendo contato”, disse Perez. “É muito lamentável. Tudo aconteceu muito rápido. Acho que Carlos estava tentando seguir Charles quando ele foi para o interior e isso realmente tornou as coisas muito difíceis.”
Pérez estava em um dos melhores finais de semana com a Red Bull, fazendo uma corrida interessante, onde já tinha superado Max Verstappen na classificação no dia anterior. O mexicano costuma andar bem em pistas de rua, em Baku ele já venceu duas vezes. No entanto, o fato de Pérez não ter concluído a corrida, fez com que a Red Bull perdesse ainda mais pontos.
Este fica marcado como o fim de semana que a McLaren assume a primeira posição do Mundial de Construtores, superando a Red Bull. A Ferrari também tem se aproximado da equipe austríaca e ameaça até mesmo a vice-liderança.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.