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Comissão da F1 aprova novo pneu de chuva, alterações em circuitos e outras mudanças para 2023

A Comissão da F1 realizou a sua primeira reunião antes do início da temporada para aprovar alterações que entrarão em vigor ainda em 2023

A primeira reunião da Comissão da Fórmula 1 foi realizada nesta última terça-feira (21) antes do início da temporada 2023. Algumas alterações foram discutidas com os chefes de equipe, em Londres, a reunião ainda contou com a presença do CEO e presidente da Fórmula 1 Stefano Domenicali, além do diretor de monopostos, Nikolas Tombazis.

Pneus de Chuva

A Pirelli apresentou um novo pneu de chuva “mais eficiente” que estará disponível para o GP da Emília-Romagna de 2023. Este composto não necessita do uso das mantas térmicas e a alteração da especificação do pneu foi aprovada pela Comissão da F1.

Após testes que foram realizados contando com o apoio das equipes durante o inverno, a Pirelli chegou a um pneu de chuva que tem mais desempenho do que a especificação anterior. Uma solicitação para a alteração do composto foi feita, desta forma a Pirelli passou a investir tempo e pesquisa para gerar esse pneu.

A Comissão também aproveitou o momento para confirmar um novo projeto do pacote para clima úmido – o kit visa equipar os carros com protetores de roda projetados para reduzir o spray. Um conceito inicial foi apresentado em novembro do ano passado e os times seguem trabalhando com o pacote fora de seus limites de Restrição de Testes Aerodinâmicos e fora do limite de custo. O novo kit aerodinâmico, deve ser testado no segundo ou terceiro trimestre de 2023.

Mudanças nos Circuitos

Diversos circuitos passarão por mudanças para a temporada 2023. São eles, Arábia Saudita, Baku, Miami, Zandvoort, Catar, Bahrein, Jeddah e Melbourne.

Arábia Saudita: mudança para melhorar a visibilidade na entrada da curva
Baku e Miami: serão completamente repavimentadas;
Zandvoort: espaço entre boxes e pit-lane aumentará em 1,5 metros;
Catar: terá um novo prédio para boxes e infraestrutura de paddock;
Bahrein, Jeddah, Melbourne, Baku e Miami: sofrerão alterações na zona de DRS;
Melbourne: contará com uma quarta zona de DRS.

LEIA MAIS: Quais são as principais alterações técnicas que ocorreram na F1 para a temporada 2023? 

Parque Fechado em sessões Sprint

Serão feitas mudanças na forma como o parque fechado funciona nos finais de semana com corrida Sprint. As equipes terão mais liberdade para fazer a troca de peças que podem ser danificadas nas provas de curta duração, e haverá um maior uso de formulários autodeclarados das equipes para melhorar a checagem. Está foi uma forma encontrada para a redução da carga de trabalho excessiva das equipes técnicas e dos comissários da FIA durante os eventos que contam com a prova de 100 km. Isso se aplica a todo o período do parque fechado, desde quando o carro sai para a classificação na sexta-feira até quando o carro começa a corrida. Será implementado por meio de uma Diretriz Técnica.

Comunicação por rádio entre equipes e pilotos

Foi aprovada uma flexibilização das mensagens de rádio de e para pilotos durante todos os momentos da prova.

Regulamento esportivo, técnico e financeiro

Foram aprovadas por unanimidade pequenas alterações aos regulamentos esportivos, técnicos e financeiros para 2023.

– Introdução de um período de paralisação no inverno para competidores e fabricantes de unidade de potência;

– Redução para garantir que corridas mais curtas recebam menos pontos, após a confusão do GP da Bélgica de 2021 ou o GP do Japão de 2022;

– Permissão para acesso mais fácil às fábricas para a equipe de auditória da FIA, com o objetivo de fiscalizar a adesão das equipes e fabricantes de unidade de potência ao regulamento financeiro, e às limitações operacionais do Regulamento técnico e esportivo;

Ainda foi acordado um aumento do teto de gastos  para corridas adicionais acima de 21 etapas de US$ 1,2 milhões para US$ 1,8 milhões por prova, com base no fato nos valores adicionais dos fretes que são mais caros. Em 2023 a Fórmula 1 disputará 23 etapas.

Todos os pontos terão agora que ser aprovados pelo Conselho Mundial da FIA, sendo uma mera formalidade.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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