Neste fim de semana Milwaukee foi palco de uma rodada dupla da Indy. A etapa trouxe muita emoção e surpresas. Pato O’Ward venceu a primeira corrida, enquanto Scott McLaughlin dominou a segunda prova.
Para Alex Palou, o fim de semana foi uma verdadeira montanha-russa. Apesar de enfrentar dificuldades, o espanhol conseguiu salvar um importante quarto lugar na primeira corrida. No entanto, a sorte não esteve ao seu lado na segunda etapa, quando um problema mecânico antes da largada comprometeu suas chances de obter bons pontos, deixando-o fora da luta pela vitória.
Por outro lado, Will Power teve uma oportunidade de ouro para reduzir a vantagem de Palou na classificação. O australiano começou bem, garantindo um sólido segundo lugar na corrida de sábado. No entanto, um erro crucial no domingo, quando rodou na pista, tirou a chance de se aproximar ainda mais de Palou. Com isso, Power chega à decisão do campeonato com uma desvantagem de 33 pontos em relação à Palou.
Com a temporada se aproximando do fim, a tensão aumenta. A decisão do título promete ser eletrizante, com Palou e Power prontos para dar tudo de si na última etapa. Confira todos os detalhes do domingo em Milwaukee e prepare-se para a grande decisão da Fórmula Indy!
Se a corrida de sábado foi cheia de alternativas, a de domingo acabou sendo ainda mais caótica, com vários pilotos tendo problemas críticos e acidentes bizarros, que tiveram influência no campeonato. Na disputa pela vitória, Scott McLaughlin teve uma atuação mais segura e conquistou a vitória.
O começo da prova foi mais absurdo. Logo na volta de apresentação, o carro de Alex Palou ficou parado no meio da pista com problemas elétricos e teve de ser rebocado para a garagem.
Não bastasse isso, a largada esperada acabou atrasando após um acidente na partida. A direção de prova havia abortado, mas os pilotos mais atrás seguiram em velocidade mais alta. Assim, Linus Lundqvist acertou o carro de Marcus Armstrong, que foi em direção ao bólido do pole position Josef Newgarden. O neozelandês da Ganassi e o bicampeão da Indy 500 abandonaram no ato, encerrando o fim de semana desastroso do piloto da Penske.
Neste meio tempo, Palou tentou voltar à pista, mas novamente o seu carro parou no meio da pista e foi novamente rebocado aos boxes para um trabalho intenso dos mecânicos da Ganassi. A corrida recomeçou e o espanhol conseguiu finalmente acelerar, mas com 28 voltas de atraso.
O objetivo do líder do campeonato era bem claro: era ficar na pista e torcer para o máximo de abandonos possíveis para ganhar posição e pista e somar o máximo de pontos. E, nisso, o espanhol teve relativa sorte:
Vários pilotos apresentaram problemas mecânicos, alguns deles terminais, como a dupla da McLaren, Pato O’Ward e Nolan Siegel, além de Pietro Fittipaldi, encerrando mais um fim de semana ruim do brasileiro e da Rahal Letterman Lanigan. Palou se aproveitou e conseguiu concluir a prova na 19ª posição.
Além disso, seu principal opositor vacilou. Will Power rodou sozinho em uma relargada no meio da corrida e danificou a asa dianteira. Além de jogar fora uma potencial chance de vitória, o australiano perdeu volta e ficou encaixotado no pelotão. O piloto da Penske tentou se recuperar, mas não foi além do décimo lugar e, agora tem uma desvantagem de 33 pontos para Palou faltando uma etapa para o fim.
Na briga pela vitória, Colton Herta tentou uma tática de economia, mas não conseguiu ser bem-sucedido. Com o carro dominante no domingo, McLaughlin liderou a maior parte da prova e suportou a pressão do compatriota Scott Dixon nas voltas finais.
Apesar do triunfo, o neozelandês da Penske está praticamente fora da briga pelo título, pois está a 50 pontos de Palou com 54 em jogo, sendo que o piloto que larga garante automaticamente cinco tentos. Assim, o único jeito de McLaughlin ter chances é se Palou não participar do fim de semana decisivo.
A última etapa da temporada 2024 da Fórmula Indy será no dia 15 de setembro no circuito oval de Nashville. Palou ganhará seu terceiro título se chegar em nono lugar. Se Power conseguir uma vitória simples, o espanhol não pode ir além da 13ª posição. Se o australiano for segundo, o piloto da Ganassi deve terminar a partir da 23ª colocação. Por fim, o piloto da Penske não será campeão se terminar de terceiro para baixo.
Classificação da corrida 2 em Milwaukee:
Classificação do campeonato:
1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 525
2 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 492
3 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 475
4 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 462
5 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 443
6 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 419
7 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 384
8 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 365
9 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 350
10 – Santino Ferrucci (EUA) – AJ Foyt/Chevrolet – 339
19 – Pietro Fittipaldi (BRA) – RLL/Honda – 177
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