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Com vitória de Lando Norris, McLaren conquista título no Mundial de Construtores de 2024

Em temporada agitada, Ferrari termina o ano com dobradinha, mas McLaren fatura título

A McLaren faturou o título do Mundial de Construtores neste domingo (08) em Abu Dhabi. A equipe não conseguia tal resultado desde 1998, mas com a construção dessa temporada, o time trabalhou duro e mereceu esse resultado. A conquista aconteceu pelas mãos de Lando Norris, obteve mais uma vitória no ano, durante a prova em Yas Marina.

A Ferrari tentou buscar o título, Carlos Sainz conquistou o segundo lugar com Charles Leclerc em terceiro, mas a dobradinha obtida pelo time italiano não foi suficiente para superar a McLaren no último duelo do ano. Visivelmente o monegasco queria muito esse título, perguntando sempre se era possível fazer algo para ajudar o time.

Leclerc fez uma grande prova, para quem largou da penúltima posição depois de uma punição por troca da bateria. O monegasco conseguiu realizar uma grande largada, se livrando das confusões para fazer uma prova segura no Circuito de Yas Marina. Esse foi o fim da colaboração entre Sainz e Leclerc, já que o espanhol migra para a Williams e o heptacampeão mundial segue para a Ferrari.

Lewis Hamilton faturou a quarta posição com a Mercedes, o piloto superou o companheiro de equipe na última volta do GP de Abu Dhabi. George Russell foi o quinto colocado.

Max Verstappen se envolveu em um incidente na largada, estragando a corrida de Oscar Piastri por conta de mais uma abordagem muito agressiva em pista. O holandês conseguiu retornar para a pista após rodar e fazer a sua prova normalmente. Mesmo com uma punição de 10 segundos, completou a prova em Abu Dhabi no sexto lugar.

Pierre Gasly foi o sétimo colocado, em mais uma grande prova com a Alpine. Nico Hülkenberg representou a Haas em oitavo, acompanhado por Fernando Alonso. Piastri foi o décimo, fazendo o possível para voltar para a zona de pontuação, depois de uma punição e trocas adicionais de pneus para concluir a corrida.

A Fórmula 1 agora entra de férias, retornando apenas em março do próximo ano.

Saiba como foi o GP de Abu Dhabi

A McLaren dominou a primeira fila, contando com Lando Norris saindo da pole. Para a Ferrari ficou um pouco mais difícil para buscar o título no Mundial de Construtores, pois Carlos Sainz começou a corrida ocupando a terceira posição, enquanto Charles Leclerc estava saindo da 19ª posição, pois realizou uma troca de motor.

Saiba como foi a disputa do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1 – Foto: reprodução FIA – F1

A corrida foi iniciada no entardecer de Abu Dhabi, com a noite se aproximando. A temperatura na pista estava na casa dos 33 °C, com 27 °C no ambiente.

Apenas Lewis Hamilton começou a corrida com os pneus duros. A sua última classificação com a Mercedes foi desastrosa, o time demorou para liberar o piloto e o britânico ainda atropelou um cone na pista, depois de Kevin Magnussen esbarrar na peça.

Estavam com pneus médios usados, George Russell, Fernando Alonso e Lance Stroll.

Largada autorizada, Norris manteve a liderança, metros depois, Oscar Piastri e Max Verstappen se tocaram, pouco depois do holandês saltar para o segundo lugar, tentando uma ultrapassagem em Carlos Sainz e no piloto da McLaren.

Antes do final da primeira volta, Sergio Pérez também rodou e caiu para a 20ª posição, após um toque com Valtteri Bottas. Instantes depois, o mexicano abandonou a corrida, deixando o carro parado próximo de uma agulha.

No início da segunda volta, os dez primeiros eram: Norris, Sainz, Gasly, Hülkenberg, Alonso, Magnussen, Leclerc, Stroll e Lawson. O monegasco da Ferrari tinha começado a corrida muito bem, saltando de 19º para 8°. Na McLaren, Oscar Piastri, que tinha largado da 2ª posição, caiu para o final do grid.

O Virtual Safety Car surgiu momentaneamente, por conta do abandono de Pérez. A prova recuperou o seu ritmo normal ainda na terceira volta, com isso, Pierre Gasly aproveitou o momento para fazer a ultrapassagem em George Russell.

Na relargada, Piastri atingiu a traseira do carro de Franco Colapinto, furando o pneu do piloto da Williams. O competidor argentino foi aos boxes para instalar os pneus duros.

O australiano também se dirigiu aos boxes na quinta volta da corrida, para instalar os pneus duros e tentar algo diferente para se recuperar na prova

Max Verstappen então foi punido com 10 segundos pela batida com o piloto da McLaren. O holandês era o 10° no momento que a punição foi comunicada. Valtteri Bottas também acabou punido pela batida com o mexicano.

Com sete voltas, Leclerc assumiu a 7ª posição, com ultrapassagem concluída em Kevin Magnussen. Neste momento era a vez de Valtteri Bottas passar pelos boxes, sendo uma pena passar por todos esses transtornos em sua última corrida com a Sauber, já que tinha se classificado entre os dez no sábado.

A direção de prova não poupou Piastri, o australiano também recebeu dez segundos pelo incidente com Colapinto.

O monegasco deu sequência a sua escalada no grid, superando Fernando Alonso e colocando Nico Hülkenberg na sua mira.

Lance Stroll foi aos boxes na volta 12, retornando ao traçado na 16ª posição. Instantes depois, Leclerc com um pouco mais de dificuldade, superou o alemão da Haas.

Mergulharam aos boxes na 13ª volta, Magnussen, Zhou e Albon, todos instalaram os pneus duros para dar sequência a prova.

Com quinze voltas, os dez primeiros eram: Norris, Sainz, Russell, Leclerc, Verstappen, Hamilton, Lawson, Tsunoda, Gasly e Doohan. O piloto da Alpine também fez a sua troca de pneus, abandonando o terceiro lugar.

Verstappen que não tinha parado ainda, reclamou da temperatura dos pneus, informando que estava difícil fazer esse gerenciamento.

Tsunoda e Gasly batalhavam pela oitava posição, com Gasly. O duelo entre os competidores da Alpine e Racing Bulls se intensificou na 18ª volta. Um pouco mais a frente do grid, Russell era desafiado por Leclerc, pois o monegasco tentava conquistar a posição em pista, sem depender do undercut.

Leclerc fez a sua parada obrigatória na 22ª volta, sendo devolvido em 8º, atrás de Gasly que já tinha feito a sua troca de pneus.

No giro seguinte, Tsunoda e Doohan cumpriram as trocas de pneus. Na pista, Leclerc superava Gasly para retornar à 6ª posição.

Liam Lawson reclamou de a roda estar solta e logo depois da sua parada, precisou ir mais uma vez para o pit-lane e apertar a roda dianteira direita.

Com 27 voltas, Norris então se lançou para os boxes, com uma excelente parada, o britânico se manteve na liderança. Os dez primeiros eram: Norris, Sainz, Verstappen, Hamilton, Leclerc, Russell, Gasly, Hülkeberg, Alonso e Piastri. Colapinto se dirigiu aos boxes para abandonar a corrida, encerrando a sua apresentação na temporada 2024 como piloto titular da Williams.

Por conta do problema na parada de Lawson, com o pneu solto, o neozelandês foi punido com um drive through.

No giro 31, Bottas bateu com Magnussen, quando o dinamarquês tinha saído dos boxes. O carro do finlandês, além de ficar com o pneu dianteiro furado, acabou com a suspensão danificada, pela batida. Valtteri se dirigiu aos boxes para abandonar a corrida.

Piastri foi chamado aos boxes na volta 33, o piloto australiano cumpriu a sua punção e foi devolvido para o traçado com um jogo de pneus duros.

Após 36 voltas, os dez primeiros eram: Norris, Sainz, Leclerc, Russell, Gasly, Hülkenberg, Hamilton, Verstappen, Alonso e Albon. Na ponta, Norris controlava a corrida com mais de 3 segundos de vantagem.

A prova se aproximava do final, mas alguns duelos ainda aconteceram na pista, como era o caso de Doohan tentando ultrapassar Stroll.

Foi na volta 42 que Hamilton superou Gasly, para se tornar o 5º colocado. Norris já tinha mais de 4s7 de vantagem para Carlos Sainz. No giro seguinte, Hamilton se livrou de Hülkenberg.

Verstappen também conseguiu a ultrapassagem em Gasly, escalando mais uma posição. Mais atrás, Alonso, Tsunoda e Piastri duelavam pelo 10º lugar. O piloto da McLaren quase rodou, por conta de uma perda de pressão, já que estava na zona de DRS.

Na volta 48, Piastri tentou a ultrapassagem, mas Tsunoda conseguiu espaço para recuperar o 11º lugar. Foi apenas na volta seguinte que o australiano encontrou o espaço que era necessário para obter mais uma posição, na busca para entrar ao menos na zona de pontuação.

Durante as últimas voltas, ainda aconteciam alguns duelos pela pista, como Tsunoda que superou Stroll, ou Zhou que tinha ultrapassado Doohan. Piastri então realizava a perseguição em Albon para conseguir ao menos um ponto para a McLaren.

No penúltimo giro, Hamilton já conseguiu usar o DRS para tornar o ataque em Russell mais efetivo. Lawson abandonou a prova, precisando encostar o carro, por conta de um problema de motor.

Norris cruzou a linha de chegada na primeira posição, efetivando que a conquista do Mundial de Construtores para a McLaren. Sainz concluiu a sua última prova com a Ferrari, com Charles Leclerc em terceiro. Hamilton foi o quarto colocado, superando Russell no último giro.

Magnussen efetivou a conquista da volta rápida, pois instalou mais um jogo de pneus macios no final da prova, o dinamarquês cravou 1m25s637.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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