ColunistasDestaquesIndyPost
Tendência

Com rodadas duplas e prova extraoficial, Fórmula Indy divulga calendário para 2024

Categoria terá 17 etapas regulares, com retorno de Milwaukee e ausência do oval do Texas, com encerramento da temporada nas ruas de Nashville

Após muita espera, a IndyCar anunciou o calendário da temporada 2024 da Fórmula Indy. A categoria terá 17 etapas oficiais, além de mais uma corrida extracampeonato no começo do ano, que será realizada na pista de Thermal Club. Outras novidades são o retorno do tradicional circuito oval de Milwaukee, além da ausência do Texas Motor Speedway.

O calendário vai de 10 de março a 15 de setembro, tendo sete corridas em circuitos misto, cinco em pistas de rua e mais seis em ovais, sendo que neste traçado, estão distribuídas em quatro pistas. As duas rodadas duplas serão realizadas em Iowa e em Milwaukee, que retorna ao calendário da Indy após nove anos de ausência.

A temporada começa no dia 10 de março no circuito de rua de St. Petersburg, na Flórida, palco tradicional da abertura dos campeonatos da Indy. No dia 24 do mesmo mês, acontece a prova extraoficial da categoria, no único palco inédito da competição em 2024.

O circuito de Thermal Club receberá uma prova extraoficial que dará premiação de US$ 1 milhão ao vencedor (Chris Owens/IndyCar)

A prova ocorrerá no Thermal Club, um resort na Califórnia que possui uma pista para eventos de automobilismo. O circuito já recebeu testes de pré-temporada no ano passado e terá esta corrida como uma oportunidade de se firmar no calendário da Indy de forma oficial no futuro.

Mesmo assim, o evento em Thermal Club será bem atrativo para pilotos e equipes. As atividades de pista serão divididas em baterias, com dois grupos correndo 10 voltas e os seis melhores de cada chave avançando para uma corrida final de 20 voltas, em que o vencedor ganhará um prêmio de US$ 1 milhão.

Era esperada mais uma prova entre o fim de março e o começo de abril, mas a etapa programada no circuito oval do Texas não deve ser realizada, por conta de uma divergência com o calendário da NASCAR. Após esta pausa, a categoria retorna em 21 de abril com a tradicional prova no circuito de rua de Long Beach, seguido pelo circuito misto de Barber, no Alabama, tudo antecipando o período mais importante do ano: o mês das 500 Milhas de Indianápolis.

No dia 11 de maio, haverá a prova no circuito misto do Indianápolis Motor Speedway, que será a única prova no traçado alternativo neste ano. Depois, começam as atividades de treinos no oval mais tradicional do mundo com as classificações ocorrendo nos dias 18 e 19 e a 108ª edição da Indy 500 sendo realizado no dia 28.

Após Indianápolis, a Indy volta para as ruas com a etapa de Detroit, seguido por três provas em circuito misto, começando em Road America, passando por Laguna Seca (que agora está no meio da temporada) e terminando em Mid-Ohio.

Toronto segue no calendário como única prova fora dos EUA (Travis Hinkle/IndyCar)

Então, nos dias 13 e 14 de julho, teremos a primeira rodada dupla do ano, com as provas no circuito oval de Iowa. Na semana seguinte, será realizada a única prova fora dos Estados Unidos na temporada, nas ruas de Toronto, no Canadá. A corrida ccanadense chegou a estar ameaçada por divergências com a prefeitura local, mas um acordo permitiu a permanência da prova mais um ano.

A partir daí, a Indy terá uma pausa de quatro semanas devido à realização dos Jogos Olímpicos de Paris. A categoria volta em 17 de agosto, no circuito oval de Gateway, iniciando a maratona decisiva da temporada de 2023.

Na semana seguinte, teremos a última prova em circuito misto do ano, em Portland, seguido pela rodada dupla de Milwaukee nos fins de semana de 31 de agosto e 1 de setembro, encerrando o ciclo nos ovais em 2024. Por fim, no dia 15, o encerramento da temporada ocorre nas ruas de Nashville, com um novo traçado.

Após a última corrida em 2015, a Fórmula Indy volta ao oval de Milwaukee (Chris Owens/IndyCar)

As transmissões de televisão no Brasil devem permanecer onde estão. Na TV aberta, a Cultura deve permanecer como emissora oficial. Já nas mídias pagas, o Grupo Disney, que tem os canais ESPN e o aplicativo de streaming Star+. Vale lembrar que mais mais informações sobre a Fórmula Indy em 2024 estarão disponíveis aqui no Boletim do Paddock.

ed

Data Etapa Tipo
10/3 GP de St. Petersburg rua
24/3 GP de Thermal Club* misto
21/4 GP de Long Beach rua
28/5 GP do Alabama misto
11/5 GP de Indianápolis misto
18 e 19/5 Classificação Indy 500 oval
26/5 500 Milhas de Indianápolis oval
2/6 GP de Detroit rua
9/6 GP de Road America misto
23/6 GP de Laguna Seca misto
7/7 GP de Mid-Ohio misto
13/7 GP de Iowa 1 oval
14/7 GP de Iowa 2 oval
21/7 GP de Toronto rua
17/8 GP de Gateway oval
25/8 GP de Portland misto
31/8 GP de Milwaukee 1 oval
1/9 GP de Milwaukee 2 oval
15/9 GP de Nashville rua
Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo