A Pirelli anunciou nesta semana a definição dos compostos de pneus para as dez últimas etapas da temporada 2025 da Fórmula 1. A escolha, feita em conjunto com a FIA e a organização da categoria, traz mudanças significativas em comparação ao ano anterior, para ampliar o leque de estratégias disponíveis e aumentar a imprevisibilidade nas corridas.
A fornecedora italiana optou por uma abordagem mais agressiva em algumas pistas, selecionando compostos mais macios em relação a 2024. Segundo Mario Isola, Diretor de Automobilismo da Pirelli, a antecipação das escolhas permite que as equipes se preparem melhor para a segunda metade do campeonato.
“Decidimos anunciar as escolhas de compostos para todas as próximas corridas, a fim de permitir que as equipes se preparem da melhor forma possível para todas as próximas etapas”, explicou Mario Isola, Diretor de Automobilismo da Pirelli.
“Há algumas mudanças, feitas em consulta com a FIA e o promotor do campeonato, e elas se baseiam na análise dos dados coletados e no trabalho de simulação. As escolhas são sempre feitas com o objetivo de equilibrar a validade da estratégia de uma ou duas paradas, para aumentar a emoção e proporcionar um espetáculo melhor. Não há uma solução única para isso, mas sem analisar a realidade da situação da corrida, não se pode esperar respostas concretas.”
Principais mudanças por etapa
- Zandvoort (GP da Holanda): troca dos pneus mais duros (C1, C2 e C3) pelos compostos C2 (duro), C3 (médio) e C4 (macio), após a maioria dos pilotos ter feito apenas uma parada no ano passado.
- Baku (GP do Azerbaijão): a introdução do novo composto C6 torna o trio C4 (duro), C5 (médio) e C6 (macio), um passo mais macio que os pneus usados em 2024 (C3, C4, C5). A mudança visa ampliar as estratégias possíveis.
- Austin e Cidade do México: o pneu duro será um passo mais rígido. Em Austin, será o C1 (em vez do C2); no México, o C2 substitui o C3. Os compostos médio e macio permanecem os mesmos em ambas as provas, criando um gap similar ao que a Pirelli tentou em Spa – mas não surtiu efeito por conta da chuva.
- São Paulo (GP do Brasil): os compostos seguem os mesmos de 2023 (C2, C3 e C4), após a constatação em 2024 de que o C5 não era adequado para corridas no circuito de Interlagos.
Etapas que mantêm os mesmos compostos de 2024
Cinco GPs seguirão com a mesma seleção do ano anterior:
- Monza (Itália): permanece com os mesmos pneus do ano passado na combinação C3 (duro), C4 (médio) e C5 (macio).
- Singapura: C3 (duro), C4 (médio) e C5 (macio).
- Las Vegas: C3 (duro), C4 (médio) e C5 (macio).
- Abu Dhabi — com C3 (duro), C4 (médio) e C5 (macio)
- Catar — manterá os compostos mais resistentes: C1 (duro), C2 (médio) e C3 (macio), devido às altas exigências do traçado.

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