Neste último fim de semana foi disputada as 24 Horas de Le Mans, no circuito de La Sarthe. A 92ª edição desta prova icônica teve um desfecho dramático, mas coroou pelo segundo ano seguido uma vitória da Ferrari. O 499P #50 guiado por Nicklas Nielsen cruzou a linha chegada à frente do Toyota #7 José Maria López.
Como no ano passado, a Ferrari precisou passar alguns apuros antes de conseguir a vitória. Em 2023 quando o #51 se dirigiu aos boxes para o último pit-stop, o carro acabou desligando e demorou um certo tempo até voltar a sua operação. Desta vez, o carro #50 participou do duelo pela vitória, mas lidou com um problema na porta, precisando realizar uma parada não programada e com isso, fez as voltas finais precisando poupar combustível.
Nos últimos instantes da prova, o dinamarquês foi percorrendo o circuito tentando controlar o carro, além do combustível e da energia disponível. O carro chegou aos 2% provocando muita tensão se seria possível cruzar a linha de chegada ou os sonhos morreriam quase que na linha de chegada. Nielsen foi confiado para fazer o último stint pela equipe de Maranello, depois de dividir o equipamento com Antonio Fuoco e Miguel Molina.
A prova entrou na última hora com resultado aberto, ainda não era possível confirmar que a Ferrari conquistaria mais uma vitória. A conquista é a 11ª vitória da Ferrari na categoria principal em Le Mans, além de ser a segunda consecutiva desde o seu retorno para a categoria.
Ao longo das 24 Horas a Ferrari #50, #51 e a AF Corse #83 se revezaram entre os cinco primeiros colocados. O carro #51 de Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado faturou a terceira posição, enquanto o equipamento gerenciado por Robert Kubica, Robert Shwartzman e Yifei Ye abandonou por um problema nos freios.
Second win in a row at Le Mans.
Simply unforgettable. #LeMans24 #ferrarihypercar#ferrari499P#ferrari #WEC#afcorse pic.twitter.com/SOmGpaQRkg— AF Corse (@AFCorse) June 16, 2024
A segunda colocação da prova ficou com a Toyota Gazoo Racing, com o trio formado por Kamui Kobayashi, Nyck de Vries e José Maria Lópes. A Toyota viveu um fim de semana dramático com o carro #07, primeiro eles foram classificados para a disputa da Hyperpole, mas como Kobaiyashi provocou uma bandeira vermelha nos últimos minutos da sessão, a equipe perdeu todas as voltas cronometradas, precisando começar a prova do final do pelotão.
No warm-up De Vries acabou batendo o carro e a frente do equipamento ficou danificada, precisando de ajustes da Toyota antes do início da prova. Durante as 24 Horas de Le Mans o trio foi se revezando para escalar o pelotão e se colocar em uma posição em que conseguissem disputar até mesmo uma vitória.
Obviamente que depois de tudo o que passaram, esperavam obter uma vitória, mas nas últimas voltas Pechito López se distanciou um pouco do Ferrari #50, cruzando a linha de chegada na segunda posição com uma diferença de cerca de 14s221.
A Le Mans for in the books! From an off in Qualifying, contact in the Warm-Up and starting from the back of the grid to crossing the line in P2 🤯🏆 24 hours of battling and racing in very tricky conditions against the strongest competitors. Huge thanks to the team and all of… pic.twitter.com/00nMzTezQY
— KAMUI KOBAYASHI (@kamui_kobayashi) June 16, 2024
A prova começou com o tempo firme, mas a chuva era esperada para as próximas horas. Parte da madrugada e do amanhecer contou com a presença do Safety Car, neutralizando a corrida por cerca de 4 horas, mas garantindo a segurança dos pilotos, dada a baixa visibilidade.
Após o ritmo normal da corrida ser retomado, os times optaram por diferentes estratégias para chegar ao objetivo de vencer em Le Mans.
LMP2
Na LMP2 as duas últimas horas de corrida também geraram muita interrogação sobre quem faturaria a vitória. O trio da United Autosports guiando o protótipo #22, guiado por Oliver Jarvis, Bijoy Garg e Nolan Siegel triunfaram em sua categoria.
Siegel de apenas 19 anos deveria ter disputado a sua primeira Indy 500 em 2024, mas o piloto não foi classificado. Semanas depois da realização da prova em Indianápolis, o piloto nascido em Palo Alto, na Califórnia compõe do trio vencedor da LMP2.
Last but not least, our 𝐋𝐌𝐏𝟐 𝐜𝐥𝐚𝐬𝐬 𝐋𝐞 𝐌𝐚𝐧𝐬 𝐰𝐢𝐧𝐧𝐞𝐫𝐬 : @UnitedAutosport ! #LeMans24 #WEC pic.twitter.com/rytL7qvMCV
— 24 Hours of Le Mans (@24hoursoflemans) June 16, 2024
LMGT3
It’s THE selfie 📸 #BeUnited #LeMans24 pic.twitter.com/iH8EMrEDMo
— United Autosports (@UnitedAutosport) June 16, 2024
Na LMGT3, também surgiram fortes candidatos para a vitória, com os pilotos da Mantheu Pure Rxcing guiando o Porsche 911 #92 e o BMW M4 LMGT3 #46 da Team WRT se revezando pela ponta. Quem também liderou foi a Lamborghini da Iron Dames, equipe formada somente por mulheres, assim como a McLaren 720S da United Autosports, que tem o brasileiro Nicolas Costa entre seus pilotos.
O carro guiado por Valentino Rossi, Maxime Martin e Ahmad Al Harthy, embora tenha competido pela liderança, abandonou a prova. Ahmad estava no carro quando perdeu o controle do equipamento em uma pista traiçoeira, enquanto tinha os pneus slicks instalados no carro.
Na metade da prova em diante, foi a Manthey EMA, com o Porsche #911 que passou a protagonizar as ações da metade da prova em diante, depois dos problemas enfrentados pela tripulação da equipe coirmã Pure Rxcing.
A batalha da equipe alemã passou a ser travada com o BMW M4 #31 do Team WRT, com o grande desempenho do trio que contava com o brasileiro Augusto Farfus, o indonésio Sean Gelael e o inglês Derren Leung.
A vitória por fim se definiu para o equipamento da Manthey EMA, guiado por Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin.
A Manthey EMA conseguiu o feito da vitória nas 24 Horas de Le Mans, pouco depois de vencer a etapa em Spa-Francorchamps, quando dividiu o pódio com a Manthey PureRxcing.
O trio que conta com Farfus obteve o pódio após vencer na Itália durante as 6 Horas da Ímola.
Desempenho dos Brasileiros nas 24 Horas de Le Mans
Além da destacada performance de Augusto Farfus, que liderou seu trio na BMW #31 rumo ao segundo lugar em sua classe, o Brasil teve outros momentos notáveis nas 24 Horas de Le Mans.
TEAM WRT TAKES P2 AT 24 HOURS OF LE MANS LMGT3 DEBUT🏆
Thanks to perfect strategy & a faultless race, the #31 crew of Farfus, Leung & Gelael climbed from P15➡️P2
The team has significantly closed the gap at the top of the WEC standings… Roll on São Paulo!#WRT #WEC #LeMans24 pic.twitter.com/gqUc7lmxgs
— WRT – W Racing Team (@followWRT) June 16, 2024
Nicolas Costa, em sua estreia na prova, mostrou um desempenho promissor na categoria LMGT3 com a McLaren da United Autosports. Ao lado de Grégoire Saucy e James Cottingham, Costa esteve entre os primeiros colocados e viu seu carro liderar o pelotão até ser forçado a abandonar devido a problemas no câmbio.
Daniel Serra, escalado pela equipe GR Racing, teve uma impressionante performance inicial. Largando do fim do grid, Serra rapidamente subiu várias posições com a Ferrari 296 preta e dourada, chegando a ocupar a quarta posição em sua categoria.
Felipe Drugovich também teve um fim de semana de aprendizado em suas primeiras 24 Horas de Le Mans. Correndo pela Whelen Cadillac Racing ao lado do compatriota Pipo Derani, Drugovich acumulou experiência valiosa. Apesar de um incidente que fez Derani perder o controle do Cadillac V-Series.R enquanto ocupava a 14ª posição, a equipe terminou a prova em 16º na classe Hypercar.
Felipe Nasr representou o Brasil pilotando o Porsche 963 #4 da equipe Porsche Penske. Embora não tenha completado a prova devido a um incidente quando restavam seis horas para o fim, Nasr registrou a maior velocidade final da corrida: impressionantes 344,5 km/h.
FIA WEC, temporada 2024
Etapa 4, 24 Horas de Le Mans, resultado final
Hypercar
1º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 311 voltas
2º – José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, a 14s221
3º – Sébastien Bourdais (FRA) / Renger Van der Zande (HOL) / Scott Dixon (NZL) – Cadillac V-Series.R #3, Cadillac Racing, a 36s730
4º – Antonio Giovinazzi (ITA) / Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse, a 37s897
5º – Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport, a 1min02s824
6º – Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) – Toyota GR010 – Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing, a 1min45s654
7º – Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frédéric Makowiecki (FRA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport, a 2min34s468
8º – Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR)/ Álex Palou (ESP) – Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing, a 3min02s691
9º – Will Stevens (GBR) / Norman Nato (FRA) / Callum Ilott (GBR) – Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA, a 3min36s756
10º – Jenson Button (GBR) / Oliver Rasmussen (DIN) / Philip Hanson (GBR) – Porsche 963 #38, Hertz Team JOTA, a 2 voltas
11º – Mirko Bortolotti (ITA) / Daniil Kvyat / Edoardo Mortara (ITA) – Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx, a 2 voltas
12º – Stoffel Vandoorne (BEL) / Loïc Duval (FRA) / Paul Di Resta (GBR) – Peugeot 9X9 #94, Peugeot TotalEnergies, a 2 voltas
13º – Jean-Éric Vergne (FRA)/ Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) – Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies, a 2 voltas
14º – Romain Grosjean (FRA) / Andrea Caldarelli (ITA) / Matteo Cairoli (ITA) – Lamborghini SC63 #19, Lamborghini Iron Lynx, a 2 voltas
15º – Antonio Serravalle (CAN) / Carl Wattana Bennett (TAI) / Jean-Karl Vernay (FRA) – Isotta Fraschini Tipo6-C #11, Isotta Fraschini, a 9 voltas
16º – Luiz Felipe ‘Pipo’ Derani (BRA) / Jack Aitken (GBR) / Felipe Drugovich (BRA) – Cadillac V-Series.R #311, Whelen Cadillac Racing, a 31 voltas
17º – Neel Jani (SUI) / Harry Tincknell (GBR) / Julien Andlauer (FRA) – Porsche 963 #99, Proton Competition, a 60 voltas
18º – Sheldon Van der Linde (AFS) / Robin Frijns (HOL) / René Rast (ALE) – BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT, a 215 voltas
19º – Robert Kubica (POL) / Yifei Ye (CHN) / Robert Shwartzman (ISR) – Ferrari 499P #83, AF Corse, abandonou
20º – Mathieu Jaminet (FRA) / Felipe Nasr (BRA) / Nick Tandy (GBR) – Porsche 963 #4, Porsche Penske Motorsport, abandonou
21º – Dries Vanthoor (BEL) / Raffaele Marciello (ITA) / Marco Wittmann (ALE) – BMW M Hybrid V8 #15, BMW M Team WRT, abandonou
22º – Nicolas Lapierre (FRA) / Mick Schumacher (ALE) / Matthieu Vaxivière (FRA) – Alpine A424 #36, Alpine Endurance Team, abandonou
23º – Paul-Loup Chatin (FRA) / Charles Milesi (FRA) / Ferdinand Habsburg (AUT) – Alpine A424 #35, Alpine Endurance Team, abandonou
LMP2
1º – Oliver Jarvis (GBR) / Bijoy Garg (EUA) / Nolan Siegel (EUA) – United Autosports #22, 297 voltas
2º – Jakub Smiechowski (POL) / Vladislav Lomko / Clément Novalak (FRA) – Inter Europol Competition #34, a 18s651
3º- Paul Lafargue (FRA) / Job van Uitert (HOL) / Reshad de Gérus (FRA) – IDEC Sport #28, a 33s222
4º – François Perrodo (FRA) / Ben Barnicoat (GBR) / Nicolas Varrone (ARG) – AF Corse #183, a 35s036
5º – Ryan Cullen (GBR) / Patrick Pilet (FRA) / Stéphane Richelmi (MCO) – Vector Sport #10, a 39s149
6º – PJ Hyett (EUA) / Louis Delétraz (SUI) / Alex Quinn (GBR) – AO by TF #14, a 2 voltas
7º -Alexander Mattschull (ALE) / René Binder (AUT) / Laurents Horr (ALE) – DKR Engineering #33, a 2 voltas
8º – Matthias Kaiser (LIE) / Olli Caldwell (GBR) / Roman De Angelis (CAN) – Algarve Pro Racing #25, a 3 voltas
9º – Rodrigo Sales (EUA) / Mathias Beche (SUI) / Scott Huffaker (EUA) – Panis Racing #65, a 4 voltas
10º – Naveen Rao (EUA) / Matthew Bell (GBR) / Frederik Vesti (DIN) – COOL Racing #47, a 6 voltas
11º – Fabio Scherer (SUI) / David Heinemeier Hansson (DIN) / Kyffin Simpson (BRB) – Nielsen Racing #24, a 6 voltas
12º – Lorenzo Fluxa (ESP) / Malthe Jakobsen (DIN) / Ritomo Miyata (JAP) – COOL Racing #37, a 8 voltas
13º – Ben Keating (USA) / Filipe Albuquerque (POR) / Ben Hanley (GBR) – United Autosports USA #23, a 25 voltas
14º – George Kuntz (EUA) / Colin Braun (EUA) / Nick Catsburg (HOL) – Crowdstrike Racing by APR #45, a 148 voltas
15º – John Falb (USA) / James Allen (AUS) / Jean-Baptiste Simmenauer (FRA) – Duqueine Team #30, a 185 voltas
16º – Jonas Ried (ALE) / Macéo Capietto (FRA) / Bent Viscaal (HOL) – Proton Competition #9, a 211 voltas
GT3
1º – Richard Lietz (AUT) / Morris Schuring (HOL) / Yasser Shahin (AUS) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA, 281 voltas
2º – Augusto Farfus (BRA) / Sean Gelael (IDN) / Darren Leung (GBR) – BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT, a 1 volta
3º – Dennis Olsen (NOR) / Mikkel Pedersen (DIN) / Giorgio Roda (ITA) – Ford Mustang LMGT3 #88, Proton Competition, a 1 volta
4º – John Hartshorne (GBR) / Ben Tuck (GBR) / Christofer Mies (ALE) – Ford Mustang LMGT3 #44, Proton Competition, a 1 volta
5º – Rahel Frey (SUI) / Sarah Bovy (BEL) / Michelle Gatting (DIN) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames, a 2 voltas
6º – Alessio Rovera (ITA) / François Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) – Ferrari 296 LMGT3 #55, Vista AF Corse, a 2 voltas
7º – Arnold Robin (FRA) / Timur Boguslavsky / Kelvin Van der Linde (AFS) – Lexus RC F LMGT3 #78, Akkodis ASP Team, a 2 voltas
8º – Johnny Laursen (DIN) / Conrad Laursen (DIN) / Jordan Taylor (USA) – Ferrari 296 LMGT3 #155, Spirit of Race, a 2 voltas
9º – Marco Sørensen (DIN) / Erwan Bastard (FRA) / Clément Mateu (FRA) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #777, D’Station Racing, a 2 voltas
10º – Esteban Masson (FRA) / Takeshi Kimura (JAP) / Jack Hawksworth (GBR) – Lexus RC F LMGT3 #87, Akkodis ASP Team, a 2 voltas
11º – Daniel Juncadella (ESP) / Hiroshi Koizumi (JAP) / Sébastien Baud (FRA) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport, a 3 voltas
12º – Michael Wainwright (GBR) / Daniel Serra (BRA) / Riccardo Pera (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #86, GR Racing, a 3 voltas
13º – Brendan Iribe (USA) / Ollie Millroy (GBR) / Frederik Schandorff (DIN) – McLaren 720S LMGT3 Evo #70, Inception Racing, a 6 voltas
14º – Klaus Bachler (AUT) / Joel Sturm (ALE) / Aliaksandr Malykhin (BLR) – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing, a 8 voltas
15º – Charlie Eastwood (IRL) / Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (ANG) – Corvette Z06 LMGT3.R #81, TF Sport, a 14 voltas
16º – Matteo Cressoni (ITA) / Claudio Schiavoni (ITA) / Franck Perera (FRA) – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx, a 23 voltas
17º – Ben Barker (GBR) / Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) – Ford Mustang LMGT3 #77, Proton Competition, a 54 voltas
18º – Grégoire Saucy (SUI) / Nicolas Costa (BRA) / James Cottingham (GBR) – McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports, abandonou
19º – Nicolás Pino (CHI) / Marino Sato (JAP) / Hiroshi Hamaguchi (JAP) – McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports, abandonou
20º – Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team, abandonou
21º – Giacomo Petrobelli (ITA) / Larry ten Voorde (HOL) / Salih Yoluc (TUR) – Ferrari 296 LMGT3 #66, JMW Motorsport, abandonou
22º – Maxime Martin (BEL) / Valentino Rossi (ITA) / Ahmad Al Harthy (OMA) – BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT, abandonou
23º – Davide Rigon (ITA) / Thomas Flohr (SUI) / Francesco Castellacci (ITA) – Ferrari 296 LMGT3 #54, Vista AF Corse, abandonou