ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Com evolução do projeto como destaque, Aston Martin apresenta AMR24

A Aston Martin investiu pesado no novo projeto e espera conseguir resultados melhores com o AMR24, depois de colecionar alguns pódios com o AMR23

Nesta segunda-feira (12) foi a Aston Martin que abriu os lançamentos da semana. A equipe britânica apresentou o AMR24, equipamento que será usado por Fernando Alonso e Lance Stroll.

O AMR24 carrega mais uma vez o verde britânico como pintura principal do equipamento, a cor tradicional presente nos carros da marca e que está enraizado na sua história. O layout adotado para 2024 conta ainda com discretas linhas em vede-limão, agregando detalhes a pintura estabelecida.

Diferente do que tem acontecido no restante do grid, a Aston Martin não realizou um grande recorte na sua pintura para a redução do peso, mas existe uma área na parte superior dos sidepods.

A Aston Martin apresentou o AMR24 – Foto: reprodução Aston Martin

Estiveram presentes na apresentação do AMR24, o proprietário Lawrence Stroll, o chefe da equipe Mike Krack, o diretor técnico Dan Fallows e os pilotos Fernando Alonso e Lance Stroll.

No ano passado a Aston Martin surpreendeu, principalmente nas primeiras corridas da temporada, quando surgiu na pista com um equipamento bem competitivo. A equipe britânica faturou oito pódios ao longo de 2023, todos conquistados por Fernando Alonso.

A performance foi impressionante, principalmente no início da temporada, quando a Red Bull dominava o campeonato e a Aston Martin estava superando Mercedes, Ferrari e McLaren. No entanto, com o andamento do campeonato, o time foi o que apesentou uma das maiores quedas. As atualizações que foram implementadas no AMR23 não surtiram o efeito esperado. Se a Aston Martin era a equipe que mais gerava a esperança de bater a Red Bull, deixou claro que não conseguiria fazer isso em 2023.

A McLaren foi a principal adversária da Aston Martin, pois a outra equipe britânica foi a que mais cresceu no grid, justamente pelas atualizações que foram bem-sucedidas. Outro ponto diferente entre essas duas equipes em 2023 foi a relação dos pilotos, na Aston Martin Fernando Alonso foi o maior responsável pela pontuação conquistada, enquanto na McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri estavam conseguindo extrair um desempenho muito semelhante.

Com a conclusão do campeonato, a Aston Martin que tinha como claramente terminar ocupando a vice-liderança do campeonato ou até mesmo o quarto lugar, foi apenas a quinta colocada obtendo 280 pontos ao longo de 2023. A atuação de Stroll foi bem questionada ao longo de todo o campeonato, pois o piloto teve abandonos e corridas que se quer chegou nos pontos, enquanto Alonso brigava por pódios.

“Tentamos focar em todas as áreas do nosso antecessor, o AMR23, que teve uma ótima temporada, cheia de pontos positivos, no ano passado. Mas não deixamos pedra sobre pedra. Tentamos realmente olhar para todas as áreas, seja o carro, seja as operações, seja a confiabilidade, para dar um passo à frente em todas as direções”, comentou Mike Krack sobre o novo carro.

“Tem sido muito intenso nos últimos meses desde que terminamos a [última] temporada e esperamos ter feito o suficiente. Temos certeza de que teremos um forte candidato.”

Para 2024, novamente é esperado um desempenho melhor sendo entregue pelo piloto espanhol. Além disso, a expectativa é que a Aston Martin consiga lidar melhor com a implementação das atualizações do carro, pois o time já provou que pode entregar um carro competitivo, mas o mais difícil é manter esse desempenho ao longo de toda a temporada.

Na temporada passada a Aston Martin já tinha usado o carro da Red Bull como inspiração para o seu projeto, afinal, grande parte dos times entenderam que esse era o melhor projeto desde a implementação dos novos regulamentos da Fórmula 1. Cada vez mais os times começaram a copiar pontos fortes da Red Bull, buscando uma performance melhor para os seus equipamentos e foi juntamente isso que deu certo para a Aston Martin contar com uma performance melhor.

É esperado que neste ano as equipes de ponta como Mercedes, Ferrari e McLaren possa, travar um duelo mais interessante ao longo do campeonato e que talvez consigam diminuir um pouco a distância para a Red Bull, sonhando até mesmo com vitórias. A Aston Martin também é esperada para participar desse bolo.

“Conseguimos dar um passo em relação ao carro do ano passado. Estamos muito satisfeitos com o que conseguimos alcançar. Realmente, é o primeiro passo e nesta temporada queremos ter certeza de que temos uma boa plataforma para desenvolvimento. É nisso que estamos realmente nos concentrando e acho que conseguimos alcançar isso”, disse Dan Fallows.

Alonso provou ser uma excelente escolha para o time, pois o espanhol conta com muita experiência e consegue extrair muito do equipamento. Alonso é realmente um pilar para a equipe e o time pode se amparar na sua performance.

Stroll permanece com a equipe, mas não consegue entregar o mesmo que o companheiro. Em 2023 foi até mesmo uma dúvida para a temporada, mas segue defendendo a Aston Martin por mais um ano.

O ano parece ser bem promissor para a Aston Martin.

O AMR24 já esteve em Silverstone realizando o shakedown. Foto: reprodução Aston Martin

O time optou por realizar o shakedown com o AMR24 nesta segunda-feira em Silverstone.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo