O resultado do GP dos Estados Unidos foi alterado após o encerramento da prova no circuito das Américas. Lewis Hamilton e Charles Leclerc foram desclassificados do GP dos Estados Unidos, pois os seus carros não estavam em conformidade com o regulamento. Dupla da Williams é beneficiada, com Logan Sargeant faturando os seus primeiros pontos na Fórmula 1.
Com o encerramento da corrida, a FIA escolheu alguns carros para a inspeção, o Delegado Técnico da FIA, Jo Bauer identificou que o assoalho desses dois carros apresentava um desgaste além do permitido pelo regulamento. As equipes de Hamilton e Leclerc foram chamadas para se explicar, mas ambos reconheceram que a prancha dos assoalhos estava fora da medicação exigida.
Com a desclassificação, Hamilton e Leclerc perdem todos os pontos conquistados no domingo. Automaticamente, outros competidores foram promovidos para as suas posições, Lando Norris fatura a 2ª posição. O britânico fez uma excelente largada e tentou brigar pela vitória, mas o ritmo de Verstappen e Hamilton impediram o competidor de cruzar a linha de chegada na ponta. Norris tentou sustentar o segundo lugar até onde foi possível, mas lidou com a aproximação dos rivais. O britânico deixa o COTA obtendo o 6° pódio da temporada.
LEIA MAIS: Após inspeção, Lewis Hamilton e Charles Leclerc são desclassificados do GP dos Estados Unidos
Carlos Sainz por sua vez é promovido para a 3ª posição, faturando um pódio no GP dos Estados Unidos e ampliando a diferença de pontos para o companheiro de equipe. Com a desclassificação de Leclerc, Sainz representa a Ferrari no pódio e agora chega aos 171 pontos, contra 151 do monegasco. Entre eles na tabela, está Lando Norris, o piloto da McLaren chega aos 159 pontos com este segundo lugar, superando Leclerc na tabela. Vale ressaltar que nesta corrida Leclerc começou a prova da pole, mas não conseguiu manter um bom resultado quando optaram por trabalhar com a estratégia de apenas uma parada.
Sergio Pérez foi promovido para a 4ª posição, seguido por George Russell. Pierre Gasly fatura o 6° lugar com a Alpine, acompanhado por Lance Stroll que representou a Aston Martin na zona de pontuação, depois do abandono de Fernando Alonso.
Yuki Tsunoda fatura cinco pontos por ser promovido de 10° lugar, para o 8°. O piloto japonês fatura quatro pontos pelo resultado da corrida, além de obter um ponto extra pela volta mais rápida da prova.
Alexander Albon e Logan Sargeant que terminaram em 11° e 12 respectivamente, foram promovidos para a zona de pontuação, com isso a Williams fatura mais três pontos no campeonato, além do piloto norte-americano conseguir seus primeiros pontos na Fórmula 1.
DOUBLE POINTS!!🤩🤩
After post race penalties both Alex and Logan have been promoted to P9 & P10- aka Logan’s first ever points in F1! 🙌 pic.twitter.com/XmGXwfmnWD
— Williams Racing (@WilliamsRacing) October 23, 2023
Sargeant segue realizando uma temporada bem complicada, marcada por diversos erros. Correndo em casa o piloto buscava uma forma de se redimir, Sargeant teve uma boa atuação no domingo e se manteve próximo do companheiro de equipe, podendo então se beneficiar após dois competidores lidarem com a desclassificação.
A desclassificação de Hamilton pode aumentar as esperanças de Sergio Pérez para faturar o vice-campeonato. O piloto inglês bateu com o companheiro de equipe no GP do Catar, eliminando alguns pontos; com a desclassificação de Hamilton neste domingo, resultado na perda do pódio, a diferença entre eles é ampliada para 39 pontos. Lewis Hamilton tem pela frente quatro provas para tentar encerrar o campeonato à frente do piloto mexicano.
A Red Bull chega aos 706 pontos, contra 344 da Mercedes e 322 da Ferrari. A McLaren ultrapassou a Aston Martin no mundial de Construtores, chegando aos 242 pontos, enquanto a outra equipe britânica é empurrada para o 5° lugar com 236 pontos.
Após o resultado do GP dos Estados Unidos, a Alpine chega aos 100 pontos, enquanto a Williams leva para casa 26 pontos. Haas é a 9ª colocada com 12 pontos e a AlphaTauri fatura 10 pontos, ficando separada por apenas 2 pontos do time norte-americano.