ColunistasDestaquesFórmula EPost
Tendência

Com boa estratégia, Evans conquista vitória com a Jaguar em Miami

Em corrida nos Estados Unidos, Mitch Evans conquista os seus primeiros pontos da temporada após excelente desempenho na terceira etapa

Em Miami, sob um céu instável e uma pista traiçoeira, Mitch Evans venceu pela inteligência, pela precisão e pela leitura cirúrgica do caos. O neozelandês da Jaguar, fez uma grande prova, conseguindo superar a dupla da Porsche e levar a vitória do e-Prix de Miami com uma ultrapassagem memorável e um controle absoluto nos momentos decisivos.

A terceira etapa da temporada 2025/26 foi disputada sob condições climáticas severas. A chuva que atingiu Miami antes da largada obrigou a organização a iniciar a prova atrás do Safety Car. Sem qualquer sessão prévia em pista molhada, os 20 pilotos enfrentaram um desafio técnico e mental ao longo das 41 voltas.

Após cinco voltas atrás do carro de segurança, os competidores foram direcionados para o grid, com a direção de prova optando pela largada parada. Nico Müller, dono da pole, assumiu o controle do pelotão, mas o competidor foi rapidamente surpreendido pelo brasileiro, Felipe Drugovich. O piloto da Andretti acionou rapidamente o Modo Ataque, para contar com a potência extra e saltar para a ponta.

Com a ameaça de chuva e a possibilidade do Safety Car retornar ao traçado, os pilotos iniciaram a primeira rodada de ativação do Modo Ataque, com Müller retornando para a ponta.

A corrida seguiu, com a disputa pela ponta se desenvolvendo entre Müller, Antonio Felix da Costa e Drugovich até que no 20° giro, o bom português foi tocado pelo piloto brasileiro que perdeu o controle do seu carro.

Durante a primeira metade da prova, ocorreram várias trocas de posição, além da estratégia voltada para o uso da potência extra, em uma pista que se tornava cada vez mais escorregadia por conta da chuva.

Foi nesse cenário de instabilidade que Evans começou a construir sua corrida. Largando em nono e ainda zerado no campeonato, o piloto da Jaguar escalou o pelotão com paciência cirúrgica. O uso preciso do Modo de Ataque permitiu que ele saísse do fim do top-10 diretamente para as posições de pódio, enquanto adversários sucumbiam aos erros impostos pela chuva.

Na volta 27, veio o momento que definiu a corrida. Evans se aproximou de Müller e, com uma manobra em zigue-zague nas curvas finais, se deu melhor que o adversário, assumindo a liderança de forma limpa e definitiva. Um gesto técnico que sintetizou sua leitura superior da prova.

O piloto da Jaguar então começou a abrir vantagem, colocando 1s5 para cida de Müller e De Vries. No entanto, o restante do pelotão aguardava para ativar o segundo Modo Ataque.

Wehlein da Porsche deu início a nova rodada do Modo Ataque, Müller precisou reagir na volta 34 para se manter à frente, enquanto o alemão assumia a terceira colocação. Evans foi o último que usou o recurso da potência extra, para o stint final da prova.

Foi dessa forma que o competidor conseguiu construir e ampliar a sua vantagem para as últimas duas voltas, evitando ser incomodado pelos adversários. Müller se consolidou no segundo lugar, com Wehrlein cruzando a linha de chegada na terceira colocação.

A vitória foi a 15ª de sua carreira na Fórmula E estabelecendo um novo recorde — e também marcou a ultrapassagem da simbólica barreira dos 1.000 pontos na categoria.

Joel Eriksson conquistou o melhor resultado de sua carreira com o quarto lugar pela Envision Racing, seguido pelos pilotos da Mahindra, Nyck de Vries e Edo Mortara. O atual campeão, Oliver Rowland, terminou apenas em 12º.

Mesmo sem pontuar, ao cruzar a linha de chegada em 16º, Nick Cassidy manteve a liderança do campeonato de pilotos, com 40 pontos, dois à frente de Wehrlein. A Porsche, por sua vez, ampliou sua vantagem tanto no campeonato de equipes quanto no de construtores.

A Fórmula E agora deixa Miami e segue para Jeddah, onde, em duas semanas, será disputada a quarta etapa da temporada. Até lá, a imagem que permanece é a de Mitch Evans desafiando a chuva, o relógio e os limites, em uma vitória que já ocupa lugar de destaque na memória da categoria.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading