Neste fim de semana correndo na Coreia do Sul, durante a última etapa do campeonato, Stoffel Vandoorne conquistou o seu primeiro título na Fórmula E. O belga dividiu a honra com a Mercedes, pois a equipe alemã pode celebrar a conquista no Campeonato de Equipes.
A Fórmula E realizou uma rodada dupla para fechar a temporada, no início de sábado Vandoorne tinha Jean-Éric Vergne e Edoardo Mortara como possíveis postulantes ao título. O francês ficou pelo caminho na classificação, pois não conquistou a pole, enquanto suíço perdeu a oportunidade de brigar pelo título por não ter completado a prova. Restou Mitch Evans, o único que ainda poderia desafiar Vandoorne no domingo.
Ao longo da temporada Evans foi se tornando um adversário interessante, a Jaguar que tinha começado o campeonato mal, melhorou razoavelmente. O neozelandês realizou uma boa classificação no sábado e cravou a sua 4ª vitória no ano, por outro lado, a forma como conseguiu o resultado ocorreu em uma situação atípica, por conta da chuva que caiu no sábado.
Evans foi o único piloto no ano que conseguiu vencer uma rodada dupla e gostaria de ter repetido o feito no domingo. A matemática era favorável para Vandoorne, mesmo se Evans conseguisse uma vitória no domingo – o piloto dependia de um resultado ruim do rival, o belga deveria terminar a prova abaixo do sétimo lugar.
O resultado de Evans gerou falsas esperanças para a Jaguar, pois no domingo, diante de uma pista seca em condições normais, o carro não tinha o mesmo ritmo, a classificação foi um fiasco e neozelandês reduziu as suas chances de vencer. Foi a deixa perfeita para Vandoorne conquistar o seu primeiro título desde a GP2 em 2015.
Vandoorne foi um piloto muito regular durante toda a temporada, pontuando em todas as etapas, com exceção da corrida realizada no México. O belga foi o Campeão com uma única vitória, aquela conquistada no ePrix de Mônaco – circuito de rua que é icônico no automobilismo. Na Fórmula E a regularidade é algo que conta muito, até mais que uma sequência de vitórias.
“Que maneira de acabar com isso. Que jornada foi essa. Merecíamos muito isso. Teremos tantas lembras. Muito Obrigado!”, ressaltou Vandoorne após a conquista.
Nas últimas corridas da temporada quando as chances de Vandoorne conquistar o título aumentaram, o piloto começou a ser mais cuidadoso, escolher quais corridas deveria travar e aquelas que poderia abrir mão. A realidade é que o piloto se concentrou em conquistar a maior quantidade de pontos.
A Venturi que também estava equipada com o powertrain da Mercedes, conseguiu colocar Edoardo Mortara na disputa do campeonato, mas o piloto suíço teve alguns resultados ruins, principalmente com a aproximação do final da temporada. Diferente de Vandoorne, o piloto realizou algumas classificações ruins e se meteu em batalhas que só retiraram pontos. Mortara fechou a temporada com uma vitória depois de assumir a liderança da corrida na segunda volta, mas o resultado só ocorreu quando não estava mais brigando pelo título.
Em temos de consistência, Vergne também batalhou pelo título, mas o piloto encerrou a temporada sem nenhuma vitória e ainda cometeu vários erros próximo da decisão, que também fizeram o francês perder pontos extremamente importantes.
O grande medo na campanha de Vandoorne, estava atrelado ao azar do piloto belga, o último ano foi bem complicado. O jogo acabou virando nesta temporada, enquanto Vandoorne coletava bons resultados, o campeão de 2020/21, Nyck De Vries, se envolveu em diversos acidentes, não conseguindo colaborar com a luta de Vandoorne.
“Estou sem palavras! Isso é incrível, que temporada foi essa. Campeões do mundo. É a melhor sensação de todos os tempos. Basta olhar para a temporada que tivemos: a consistência, o carro tem sido incrível, a equipe, cada um de nós merece isso, pois conquistamos algo especial. Mitch [Evans] e Edo [Mortara] me incentivaram durante toda a temporada. Eles estavam lá o tempo todo, então era tudo sobre consistência no final”, disse Vandoorne.
“Ambos têm mais vitórias do que eu, mas eu tenho mais pódios! Foi difícil me concentrar na corrida, especialmente porque o ritmo no final era tão alto, eu sabia que Jake [Dennis] tinha cinco segundos de punição, então tive que ficar por perto, o suficiente para conseguir o P2, mas foi um dia incrível. Estou esgotado, com todo o esforço que coloquei e a equipe colocou, mas tem sido incrível”, revelou Vandoorne após a conquista do título.
A Mercedes escolheu se despedir da Fórmula E, o time deixa a categoria emplacando a conquista de dois títulos com os seus pilotos e dois triunfos no Campeonato por Equipes.
A conquista é muito expressiva, principalmente em um grid muito competitivo e com corridas cheias de reviravoltas. A Mercedes optou por deixar a categoria pouco depois de conquistar o seu primeiro campeonato na Fórmula E, uma decisão que foi tomada internamente, depois de uma intervenção da Daimler. A estrutura vencedora do time alemão, servirá de base para que a McLaren possa competir na próxima temporada.
Os pilotos campeões da Mercedes seguiram outro caminho no próximo ano. Stoffel Vandoorne deve correr com a DS, enquanto Nyck De Vries terá um tempo para avaliar a possibilidade de correr na Fórmula 1 com a Williams ou fechar com um grande nome na Fórmula E.