A Fórmula E retornou ao circuito de rua de Diriyah nesta sexta-feira (27) para a realização do segundo treino livre. A atividade antecede a classificação e a primeira corrida de uma rodada dupla na Arábia Saudita.
Dan Ticktum foi o líder da sessão com a NIO, o piloto tem apresentado um bom trabalho com a equipe e desde quinta-feira parece seguro no traçado. O brasileiro Sergio Sette Câmara também fez uma boa atividade com a NIO, mas encerrou a sessão no sétimo lugar.
Sébastien Buemi foi o segundo colocado, acompanhado por Mitch Evans que completaram o Top-3. Stoffel Vandoorne foi o quarto colocado, seguido de perto por Sam Bird que liderou o TL1 na quinta-feira.
A atividade foi bem movimentada, com uma pista quente e em diferentes condições daqueles que serão enfrentadas durante a corrida.
Saiba como foi o TL2 da Fórmula E em Diriyah
Antes do início da atividade, a temperatura na pista estava na casa dos 28°C, com 17°C no ambiente. As temperaturas devem cair com a aproximação da noite e o horário que a prova será realizada, pois essas são características bem diferentes do que são esperadas no horário que a segunda corrida da temporada acontecerá. No momento que o TL2 começou, existia 35% de chance de chuva.
Com o traçado liberado, rapidamente os competidores passaram a invadir a pista para começar as avaliações dos seus equipamentos. Mortara abriu a tabela de tempos ao anotar 1m20s005, mas era a primeira volta no circuito após deixar os boxes e o traçado tinha muito para evoluir até o final da sessão.
Após cinco minutos de regressiva, Sette Câmara apareceu na liderança da sessão anotando 1m12s593 com o carro da NIO, mas as coisas se alternavam rapidamente neste começo de sessão e o brasileiro foi superado por outros competidores, inclusive por seu companheiro de equipe, Dan Ticktum que anotou 1m12s244.
Lucas Di Grassi foi visto fritando os pneus depois de perder o controle do carro, o brasileiro estava quase no final da tabela, ocupando o décimo nono lugar com o carro da Mahindra.
Mortara se esforçava para mostrar um bom trabalho realizado pela Maserati, desta forma o piloto aferiu mais uma volta rápida anotando 1m11s409. Depois que os primeiros dez minutos de atividade foram completados, os dez primeiros eram: Dennis, Mortara, Bird, Vandoorne, Da Costa, Tictum, Evans, Rowland, Di Grassi e Wehrlein.
Na curva 17 do circuito Nico Müller perdeu o controle da traseira do seu carro da ABT e bateu no muro de contenção, com isso o piloto danificou a suspensão traseira do carro, encerrando imediatamente a sua participação no TL2.
Depois de uma breve passagem pelos boxes, Sette Câmara anotou 1m11s191 e momentaneamente a NIO apareceu na ponta formando o 1-2, pois Tictum tinha aferido 1m10s924. Dennis que estava realizando um bom trabalho com a Andretti saltou mais uma vez para a primeira posição ao anotar 1m10s777.
Com o final da atividade se aproximando, pois restavam apenas dez minutos para o encerramento, os dez primeiros eram: Buemi, Dennis, Wehrlein, Rast, Tictum, Fenestraz, Nato, Câmara e Evans. Nato era investigado por ter passado pelos boxes em velocidade superior a permitida.
Hughes que realizou uma atividade melhor na quinta-feira quando a categoria realizou o TL1, passou a ficar entre os dez primeiros próximo do final da sessão. Ticktum voltou a surpreender ao anotar 1m10s099. A NIO usou a etapa do México para conhecer melhor o carro e se preparar para Diriyah e mesmo sendo uma equipe que sabe que tem um déficit para outros carros do grid, a equipe está lutando para apresentar um bom trabalho e capitalizar pontos ao longo do ano.
Com a atividade acontecendo era possível observar alguns carros perdendo um pouco a traseira para completar algumas curvas, enquanto os pilotos ainda estavam trabalhando da melhor forma possível para fazer o reconhecimento do traçado.
Com o cronômetro zerado, alguns pilotos ainda tentaram melhorar as suas marcas, mas o tráfego estava bem intenso. Di Grassi ficou bem perto de danificar o carro e acertar o muro de contenção, enquanto Wehrlein apresentou um pequeno problema, mas completou a atividade. Guenther perdeu o controle do carro e danificou o seu carro no final da sessão, mas retornou aos boxes com o seu equipamento.
Aqueles competidores que restaram no traçado conseguiram participar do testes de largada, marcando o final do TL2.