Na última terça-feira (10) Gabriel Bortoleto teve o seu primeiro contato com um carro de Fórmula 1, a McLaren realizou uma sessão privada no Red Bull Ring, em Spielberg, Áustria.
Próximo de concluir o seu primeiro ano na F2, o brasileiro é cotado para uma vaga na Sauber/Audi e se tornar companheiro de Nico Hülkenberg já na temporada 2025. O jovem de 19 anos, integra o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren desde o final de 2023, ao longo de sua preparação tem realizado vários treinos em simulador, além de cumprir outros compromissos com o time.
Como parte do seu trabalho com a McLaren, Gabriel realizou nesta última semana, sua primeira atividade de pista com um Fórmula 1. O piloto completou 50 voltas, totalizando pouco mais de 200 km, usando o MCL36, carro da equipe que disputou a temporada 2022. Os tempos de teste não foram disponibilizados, mas o feedback sobre a sua participação foi bem positivo.
O teste de Gabriel Bortoleto foi oficialmente classificado como um “Testing of Previous Car” (TPC) na Fórmula 1, que se refere a testes com carros que tenham, menos de dois anos. Esses testes são amplamente utilizados pelas equipes para diversos propósitos, como a preparação de jovens talentos, ou a avaliação de potenciais pilotos. O uso do TPC permite que as equipes adquiram dados e insights importantes sem comprometer o desenvolvimento ou a performance dos carros na temporada em andamento, além de não ser permitido testes com os carros que atualmente estão na competição.
“Recebi logicamente com muita alegria o convite da McLaren para realizar o meu primeiro teste a bordo de um carro de F1. Desde o primeiro dia que sentei em um kart eu sonhei com isso e, naturalmente, foi emocionante. Por outro lado, encarei como uma coisa que poderia acontecer a qualquer momento, uma vez que eles estão me preparando, desde o final do ano passado, exatamente para poder executar esse tipo de função para eles”, comentou o piloto brasileiro.
“Pelas informações que recebi do time, eles ficaram muito satisfeitos com os feedbacks que eu reportei sobre o carro, o meu comportamento em pista e a melhoria de performance que fomos acumulando ao longo do dia. Estou contente por ter conseguido executar um bom trabalho e ajudado ao time quando precisaram de mim”, seguiu.
Bortoleto já conta com pontos na superlicença suficientes para participar de um TL1. Com a conclusão da temporada 2024 da F2, o piloto brasileiro conquistaria os pontos necessários para obter uma superlicença que permita ele competir na F1.
Nesta semana o compromisso de Gabriel Bortoleto está vinculado à F2, correndo com a Invicta Racing, a prova no Azerbaijão, que corresponde a 12ª etapa do calendário. Atualmente Bortoleto é o vice-líder do campeonato, separado por apenas 10,5 pontos de Isack Hadjar.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.