AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Com a McLaren, Gabriel Bortoleto realiza primeiro teste em um Fórmula 1

Na Áustria, Bortoleto realizou a sua primeira sessão avaliativa em um F1. O brasileiro é cotado para uma vaga na Sauber/Audi ao lado de Hülkenberg

Na última terça-feira (10) Gabriel Bortoleto teve o seu primeiro contato com um carro de Fórmula 1, a McLaren realizou uma sessão privada no Red Bull Ring, em Spielberg, Áustria.

Próximo de concluir o seu primeiro ano na F2, o brasileiro é cotado para uma vaga na Sauber/Audi e se tornar companheiro de Nico Hülkenberg já na temporada 2025. O jovem de 19 anos, integra o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren desde o final de 2023, ao longo de sua preparação tem realizado vários treinos em simulador, além de cumprir outros compromissos com o time.

Como parte do seu trabalho com a McLaren, Gabriel realizou nesta última semana, sua primeira atividade de pista com um Fórmula 1. O piloto completou 50 voltas, totalizando pouco mais de 200 km, usando o MCL36, carro da equipe que disputou a temporada 2022. Os tempos de teste não foram disponibilizados, mas o feedback sobre a sua participação foi bem positivo.

O teste de Gabriel Bortoleto foi oficialmente classificado como um “Testing of Previous Car” (TPC) na Fórmula 1, que se refere a testes com carros que tenham, menos de dois anos. Esses testes são amplamente utilizados pelas equipes para diversos propósitos, como a preparação de jovens talentos, ou a avaliação de potenciais pilotos. O uso do TPC permite que as equipes adquiram dados e insights importantes sem comprometer o desenvolvimento ou a performance dos carros na temporada em andamento, além de não ser permitido testes com os carros que atualmente estão na competição.

Gabriel Bortoleto realiza o seu primeiro teste com um carro de Fórmula 1, em avaliação conduzida pela McLaren – Foto: reprodução

“Recebi logicamente com muita alegria o convite da McLaren para realizar o meu primeiro teste a bordo de um carro de F1. Desde o primeiro dia que sentei em um kart eu sonhei com isso e, naturalmente, foi emocionante. Por outro lado, encarei como uma coisa que poderia acontecer a qualquer momento, uma vez que eles estão me preparando, desde o final do ano passado, exatamente para poder executar esse tipo de função para eles”, comentou o piloto brasileiro.

“Pelas informações que recebi do time, eles ficaram muito satisfeitos com os feedbacks que eu reportei sobre o carro, o meu comportamento em pista e a melhoria de performance que fomos acumulando ao longo do dia. Estou contente por ter conseguido executar um bom trabalho e ajudado ao time quando precisaram de mim”, seguiu.

Bortoleto já conta com pontos na superlicença suficientes para participar de um TL1. Com a conclusão da temporada 2024 da F2, o piloto brasileiro conquistaria os pontos necessários para obter uma superlicença que permita ele competir na F1.

Nesta semana o compromisso de Gabriel Bortoleto está vinculado à F2, correndo com a Invicta Racing, a prova no Azerbaijão, que corresponde a 12ª etapa do calendário. Atualmente Bortoleto é o vice-líder do campeonato, separado por apenas 10,5 pontos de Isack Hadjar.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo