AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Com 2026 no horizonte, George Russell sela permanência na Mercedes e mira o próximo passo

Após semanas de negociações e rumores sobre o futuro, o britânico garante permanência na equipe e mira o novo ciclo que começa em 2026

Na véspera do GP dos Estados Unidos, a Mercedes confirmou finalmente a renovação de contrato de George Russell, encerrando um período de intensas especulações no paddock. Nos últimos meses, rumores chegaram a apontar até uma possível saída de Max Verstappen da Red Bull para reforçar a equipe alemã. No entanto, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, destacou que a decisão nunca esteve em dúvida: “A confirmação da nossa dupla de pilotos sempre foi uma questão de quando, não de se.”

Nas últimas corridas, por várias vezes, Russell foi questionado o motivo de ainda não ter um contrato assinado com a Mercedes para a temporada 2026. Após vencer em Singapura, em um fim de semana muito forte do piloto britânico, ele obteve a confirmação que era necessária, para chegar em Austin tranquilo – ao menos para o próximo campeonato.

Foram semanas de negociações, mas George Russell tinha um fator importante a seu favor: com Max Verstappen fora do mercado ao menos até 2026, a Mercedes não tinha outra opção viável senão seguir com o britânico. A discussão passou a girar em torno de quando os detalhes seriam acertados, já que Russell buscava uma renovação mais vantajosa. Ainda assim, ele tem plena consciência de que a equipe segue atenta às movimentações do mercado — especialmente diante da possibilidade, no futuro, de contar com um tetracampeão mundial como o neerlandês.

“A confirmação da nossa dupla de pilotos sempre foi uma questão de quanto, não de se. Queríamos tomar o nosso tempo, conduzir as negociações adequadamente e garantir que todos, de todos os lados, estivessem felizes”, afirmou o chefe de equipe da Mercedes.

“Estou feliz por termos feito isso. George e Kimi provaram ser uma dupla forte e estamos animados para continuar a nossa jornada juntos”, seguiu.

Ao passo que as negociações aconteciam, nos bastidores é muito comentada a possibilidade de a Mercedes entregar um bom carro e um excelente motor neste novo regulamento; naturalmente, com Russell no auge da sua carreira e com a possibilidade de melhorar os seus números na Fórmula 1 e até buscar um título, ficou ainda mais nítida a necessidade de negociar os detalhes deste novo contrato.

“Acho que, para qualquer piloto, quando chega a um certo ponto da carreira, as coisas precisam ser feitas corretamente”, falou Russell em Singapura. “Toda vez que você renova um contrato, é a mais importante da sua vida e precisa ser feita com muito cuidado. Não há nada com que se preocupar, e isso será feito quando tiver que ser feito.”

Russell tem a sua carreira gerenciada pela Mercedes, esse acaba sendo um dos maiores desafios, já que esse é o time ele também estava negociando um novo acordo contratual. Com essa dificuldade para chegar em um acordo, foi até comentando que o piloto precisa ter um outro empresário, pensando futuramente em sua manutenção na Fórmula 1.

“Estou muito orgulhoso de continuar nossa jornada juntos”, disse George, após sua renovação contratual.

“O ano que vem marcará meu 10° ano desde que assinei com a Mercedes em 2017. Tem sido uma parceria longa e bem-sucedida com a equipe até agora e mal posso esperar para ver o que nos espera, principalmente porque embarcaremos em uma das maiores mudanças de regulamentação da história do esporte no ano que vem.

“Estamos todos extremamente focados em fazer disso um sucesso e, para mim, pessoalmente, dar continuidade ao que foi minha temporada mais forte na F1 até agora.”

A Mercedes focou na carreira de Russell, preparando o competidor na Williams, para assumir um papel na Williams. Com a saída de Lewis Hamilton, ele tomou o posto de primeiro piloto. A equipe levou em consideração o feedback de Russell sobre o carro deste ano, para continuar o seu desenvolvimento e contornar os problemas que surgiram ao longo da temporada.

“Tentamos contratar jovens pilotos bem no início de suas carreiras e estamos financiando tudo, então não pedimos nenhuma contribuição dos pais ou de patrocinadores. E para isso, em determinado momento, temos os direitos de gestão. É muito parecido com o que a Red Bull tem”, comentou Wolff no começo do ano.

George Russell merece destaque pela temporada 2025, apesar das dificuldades com o carro, o competidor tem tirado proveito das oportunidades que surgiram, vencendo ou estando no pódio, quando a Mercedes conseguiu entregar um carro para ele brigar pelas primeiras posições. Esse era um dos motivos para ninguém entender o motivo de ele ter continuado tanto tempo sem um contrato.

O desempenho atual reforça o otimismo de Brackley para 2026, quando entram em vigor os novos regulamentos de chassis e unidades de potência. Tanto Russell quanto a Mercedes parecem prontos para esse próximo capítulo da categoria.

Em seu comunicado, a Mercedes confirmou a renovação para 2026, mas acreditasse que Russell tenha conseguido um contrato além, para fazer jus ao empasse que marcou as últimas semanas.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading