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Classificação Áustria – Bottas crava pole com apenas 0s019 de diferença para Hamilton

Valtteri Bottas pode não ter liderado nenhuma sessão nesse final de semana, mas deu trabalho, pois seguiu os líderes de perto desde os treinos que foram realizados na sexta-feira. A classificação já mostrava que seria acirrada, principalmente pelas marcas obtidas e hoje (30), de fato, a disputa aconteceu, Bottas cravou 1:03:130, melhorando a sua primeira marca no circuito. O finlandês ficou separado do companheiro de equipe por apenas 0s019.

Chegar nessa volta perfeita não foi fácil, na primeira tentativa tanto Hamilton quanto Vettel cometeram erros, o que comprometeu a disputa deles pela pole, enquanto Bottas mais tranquilo e repetindo a dose da temporada passada, assumia a liderança da tabela. A disputa que se seguiu foi acirrada, mas as estratégias para a largada de amanhã são diferentes, Vettel verá a dupla da Mercedes largando com os supermacios, enquanto ele e Raikkonen estarão com os ultramacios e teoricamente melhores de largada. No entanto não tem como se esquecer do início de prova do finlandês da Mercedes em 2017, que de tão boa, parecia que ele havia queimado.

A dupla da Red Bull ficou com o quinto lugar com Max Verstappen e Daniel Ricciardo em sétimo. O australiano parece que não se achou nessa classificação e desde o Q1 vinha lutando para conseguir uma boa posição, não conseguindo mostrar o mesmo rendimento que o holandês tinha utilizando os mesmos compostos.

Por outro lado, Grosjean conseguiu se achar e muito, fez um bom final de semana sem cometer deslizes, ocupou o sétimo lugar em todas as sessões, mas na classificação o piloto da Haas mostrou uma melhora, figurou em quarto, mas foi superado e concluiu em sexto. Magnussen também passou para o Q3 obtendo o oitavo lugar.

Para fechar o grid a Renault encaixou os seus dois carros, Sainz e Hulkenberg passaram para a fase final, o espanhol larga em nono e o alemão em décimo.

Antes da sessão ter início, já se sabia que Charles Leclerc, na prova de domingo, perderia três posições no grid. O monegasco sofreu um problema no TL3 quando deixava o pit-lane e retornava para a pista, após sofrer uma vibração na sua Sauber. A equipe detectou o problema e precisou efetuar uma troca de câmbio após a pane hidráulica.

Sebastian Vettel ainda foi punido pelos comissários depois do treino classificatório por atrapalhar Carlos Sainz em sua volta rápida, veja mais no link: Vettel punido após o qualy e largará em sexto

Foto capa: globoesporte.com

lll Saiba como foi a Classificação

A classificação começava sem chances de chuva e sem nuvens muito carregadas próximas ao autódromo.

Assim que a sessão teve início, Hatley foi o primeiro a deixar os boxes com os pneus ultramacios e logo foi acompanhado pelas duplas da Sauber, Force India e Williams.

Sirotkin superava os demais competidores com 1:05:598, Stroll vinha em segundo, seguido por Leclerc e Ericsson, mas os carros da Ferrari e Mercedes já haviam sido enviados para a pista.

Hamilton assumia a liderança com 1:04:294 após cometer um erro na última curva e Vettel conseguia encaixar a sua Ferrari em segundo com 1:04:347 utilizando os pneus supermacios, diferente dos seus rivais que estavam de ultramacios. Logo em seguida vinha Bottas com 1:04:539 e Raikkonen. Charles Leclerc era o quinto, separado do primeiro colocado por 0s945.

Os carros da Haas passavam a registrar as suas primeiras marcas, com Grosjean em quinto e Magnussen em sexto, logo depois a dupla da Renault cravava o sétimo e o oitavo lugar com Hulkenberg e Sainz.

Na ponta muito disputada, Bottas passava a ser o líder, seguido por Hamilton.  Verstappen se tornava o quarto e o seu companheiro de Red Bull era o oitavo. Os pilotos da McLaren estavam próximos da zona de corte, com Vandoorne ocupando a décima quinta posição e Alonso em décimo sexto. Charles Leclerc perdia uma parte da sua asa na curva 10 e se encaminhava para os boxes.

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O inglês da Mercedes, na sexta volta do seu ultramacio, registrava 1:04:080, fechando o Q1 na ponta e depois de realizar mais um giro lento se encaminhava para os boxes.

Nos minutos finais para o término da primeira fase, Grosjean e Magnussen ainda retornavam com os pneus ultramacios novos, assim como outros pilotos. O francês subia para a qurta posição com 1:04:242, com Magnussen em 1:04:460. Hulkenberg passava a ser o nono com 1:04:864, seguido por Alonso que conseguia melhorar com o jogo novo de pneus.

Sainz, depois de zerado o cronômetro, passava a ser o décimo com 1:04:948. Stroll subia para décimo quinto passando para o Q2. Leclerc cometia um erro na última volta passeando pela brita, mas conseguia avançar na sessão.

lll Eliminados

16) Stoffel Vandoorne 1:05:264

17) Sergio Pérez 1:05:279

18) Sergey Sirotkin 1:05:322

19) Brendon Hartley 1:05:366

20) Marcus Ericsson 1:05:479

lll Q2

Quando a pista foi liberada, Charles Leclerc foi o primeiro a deixar os boxes utilizando os ultramacios. A Mercedes estava com os supermacios instalados nesta fase, diferente da Ferrari que apostava nos compostos roxos. Fernando Alonso fazia algo curioso ao sair com os médios na sua McLaren.

Hamilton era o primeiro com 1:03:577, seguido por Bottas com 1:03:756. Vettel passava na terceira posição com 1:03:767, seguido por Raikkonen com 1:03:985. Logo em seguida, ocupando o quinto e o sexto lugar, tínhamos a dupla da Haas.

Os carros da Red Bull eram enviados com os pneus supermacios, acompanhando a mesma estratégia da Mercedes para a corrida que acontece neste domingo (1). Verstappen superava os carros da Haas para se tornar o quinto colocado, já Ricciardo era atrapalhado na sua volta e ficava apenas com a décima primeira colocação.

A Renault foi a última a enviar os seus pilotos para a pista, Sainz ocupava a oitava posição com Hulkenberg em décimo primeiro, já que Ricciardo era o nono colocado e tirava o alemão entre os dez primeiros.

Restando pouco mais de três minutos para o término do Q2, os pilotos retornavam para a pista para mais uma volta rápida. Alonso em décimo quarto instalava os pneus ultramacios. Ricciardo se mantinha com os supermacios, mas com compostos novos. Hamilton e Bottas já pensavam no Q3 e trocavam de pneus apenas para se ‘acostumar’ e passarem de fase.

Raikkonen melhorava a sua marca para 1:03:975, enquanto Verstappen assumia a liderança com 1:03:544. Alonso cometia um erro e permanecia em décimo quarto, depois de quebrar um pedaço da sua asa na zebra. Ricciardo avançava para o Q3 em oitavo e a Renault com os seus dois pilotos.

lll Eliminados

11) Esteban Ocon 1:04:845

12) Pierre Gasly 1:04:874

13) Charles Leclerc 1:04:979

14) Fernando Alonso 1:05:058

15) Lance Stroll 1:05:286

lll Q3

A dupla da Red Bull foi a primeira a deixar o pit-lane para a realização da fase final. Todos os competidores apostavam no uso dos ultramacios, no entanto apenas a Renault e Magnussen estava com os compostos que já haviam sido usados.

Daniel Ricciardo registrava 1:04:252, mas era superado rapidamente por Bottas com 1:03:264, seguido por Hamilton que cometia um erro na curva 3, com uma saída de traseira e registrava 1:03:797. Raikkonen concluía em terceiro com 1:03:982. As Red Bulls ocupavam o quarto e o quinto lugar. Vettel também havia cometido um erro na sua volta e ficava apenas com a sexta posição. Os pilotos retornavam para os boxes para fazer as suas trocas de pneus e partir para mais uma tentativa de volta.  

Grosjean conseguia passar em quarto superando Verstappen com 1:03:892 na sua primeira volta cronometrada. Magnussen era o oitavo e logo em seguida eles se encaminhavam para os boxes. Sainz e Hulkenberg eram o nono e o décimo.

A Red Bull era a primeira a encaminhar os seus pilotos com os pneus novos, Verstappen seguia em quinto com 1:03:925 e Ricciardo era o sexto com 1:03:996, logo depois dos dois se encontrarem na pista e buscarem distância para realizarem as suas voltas.

Novamente os pilotos eram enviados com os compostos novos, e a Red Bull também os encaminhava com outros ultramacios, nos últimos segundos para a finalização do Q3. Vettel concluía a sua volta em segundo com 1:03:464 sendo o terceiro colocado (clique no link e veja sobre a punição de Vettel), seguido por Raikkonen em quarto com 1:03:660.

Bottas cravava a pole com 1:03:130 e Hamilton em segundo ao registrar 1:03:149. 

Para concluir o grid, Verstappen era o quinto, com Grosjean em sexto. Ricciardo cometia um erro na última volta se contentado com a sétima posição. Magnussen em oitavo, seguido pelos carros da Renault em nono com Sainz e Hulkenberg em décimo.

boletimdopaddock.com.br/vettel-punido-apos-o-qualy-e-largara-em-sexto/22681

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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