ColunistasNascarPost

Christopher Bell vence em final caótico e segue na briga pelo título

Piloto da Joe Gibbs superou Kevin Harvick na última relargada e se classificou para a próxima fase. Atual campeão, Kyle Larson foi eliminado

A etapa do Roval de Charlotte parecia calma demais nos dois primeiros estágio e pareciam que não teriam tanta emoção na parte final. Mas as últimas voltas proporcionaram um festival de confusões e bagunçou todo o cenário dos playoffs. Quem se aproveitou foi Christopher Bell, que precisava da vitória para seguir na disputa pelo título e conseguiu o resultado para se garantir no Round of 8 da NASCAR Cup Series.

O final bagunçado também teve grandes efeitos nos playoffs da divisão. O campeão do ano passado, Kyle Larson, teve problemas e ficou cinco voltas em atraso. Com a bagunça no final, Chase Briscoe conseguiu avançar e, com ultrapassagens na última volta, conseguiu a pontuação suficiente para tirar o piloto da Hendrick da luta pelo título. 

A corrida foi pouco movimentada na maior parte do tempo. Até faltar cinco voltas para o fim, as únicas entradas do carro de segurança foram durante os finais de estágio, com poucos incidentes.

Mas isso não queria dizer que a corrida vinha sendo tranquila aos candidatos dos playoffs. O primeiro a sofrer foi Daniel Suarez, que sofreu com problemas na direção hidráulica e despencou na classificação, dando adeus a qualquer chance de playoffs.

 

O seu companheiro de equipe Ross Chastain, também sofreu com problemas mecânicos, mas provenientes de uma raspada no muro do piloto da Trackhouse. A sua sorte é que o representante do carro número 1 tinha uma pontuação segura o suficiente para permanecer nos playoffs.

Este não era o caso de Kyle Larson. O atual campeão da divisão principal também tocou o muro e perdeu voltas para arrumar o carro. O cenário passou a ficar perigoso pois estava ao alcance de Chase Briscoe e de Austin Cindric, que eram os pilotos fora da zona de classificação.

A briga pela vitória tinha alguns candidatos. AJ Allmendinger e Tyler Reddick dominaram a prova em número de voltas, mas no ciclo final de paradas nos boxes, Chase Elliott fez o undercut e conseguiu tomar a liderança.

A corrida parecia sem intercorrências, mas faltando seis voltas para o fim, a bandeira amarela foi chamada por causa de uma placa de publicidade que se soltou depois de um toque e causou a bandeira amarela.

Nas voltas finais, o caos tomou conta do grid (Jared C. Tilton/Getty Images)

A partir daí, a confusão rolou solta. Toques e rodadas começaram a rolar por todo o pelotão, com Elliott rodando, Allmendinger indo para a grama e Kevin Harvick assumindo a liderança. Mais atrás, Briscoe rodou e caiu para o fim do pelotão, enquanto Cindric estava próxiimo de avançar para a classificação. No entanto, havia ainda Christopher Bell, que havia parado na bandeira amarela anterior e aproveitou as confusões para assumir a segunda posição.

Na relargada final, Bell aproveitou os pneus mais novos e superou Harvick, assumindo a dianteira e confirmando sua vaga nos playoffs. Na briga pelos pontos, era a vez de Cindric rodar e sair da disputa.

No meio do pelotão, Briscoe conseguiu se recuperar e foi galgando posições. Na metade da última volta, o piloto da Stewart-Haas fez um mergulho surreal para ganhar duas posições para superar a pontuação de Larson e garantir a última vaga por pontos. Houve uma dúvida sobre a manobra de Cole Custer, que pode ter reduzido premeditadamente na ultrapassagem do seu companheiro de equipe, mas a NASCAR já anunciou que não haverá alteração no cenário dos playoffs.

 

Assim, os oito pilotos que seguem na briga pelo título são: Chase Elliott, Christopher Bell, Joey Logano, Ryan Blaney, Denny Hamlin, Ross Chastain, William Byron e Chase Briscoe. Ficaram pelo caminho Kyle Larson, Austin Cindric, Daniel Suarez e Alex Bowman (que não correu por decisão médica, ainda em decorrência do acidente sofrido na etapa do Kansas)

A abertura do Round of 8, terceira rodada dos playoffs da divisão principal será realizada no oval de Las Vegas no próximo domingo.

Top-10 da etapa de Charlotte Roval:

1 – Christopher Bell (Joe Gibs/Toyota)
2 – Kevin Harvick (Stewart-Haas/Ford)
3 – Kyle Busch (Joe Gibbs/Toyota)
4 – AJ Allmendinger (Kaulig/Chevrolet)
5 – Justin Haley (Kaulig/Chevvrolet)
6 – Chris Buescher (RFK/Ford)
7 – Bubba Wallace (23XI/Toyota)
8 – Tyler Reddick (Richard Childress/Chevrolet)
9 – Chase Briscoe (Stewart-Haas/Ford)
10 – Austin Dillon (Richard Childress/Chevrolet)

Eliminados no Round of 12:
Kyle Larson, Austin Cindric, Daniel Suarez e Alex Bowman

Classificação do Round of 8 (diferença em relação à zona de corte):

Chase Elliott +31
Joey Logano +11
Ross Chastain +6
Christopher Bell +3

Ryan Blaney -3
William Byron -3
Denny Hamlin -5
Chase Briscoe -9

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo