Em uma prova cheia de reviravoltas até mesmo para o campeonato, Christopher Bell aproveitou o momento certo para conquistar a vitória fundamental para se classificar para a decisão da NASCAR Cup Series, com a conquista da corrida realizada no oval de Homestead-Miami.
Bell desbancou Ryan Blaney e William Byron na reta final e garantiu o primeiro lugar, se juntando a Kyle Larson como finalista da NASCAR para a etapa final, em Phoenix, daqui a duas semanas.
A corrida foi bem tumultuada na parte final, principalmente para pilotos postulantes aos playoffs. Na prova, os pilotos dominantes eram Blaney e também Kyle Larson, com cada um ganhando um estágio. O piloto da Penske (que teve a desclassificação da etapa de Las Vegas cancelada e recuperou os pontos perdidos) estava na ponta durante a parte final até uma sequência de paradas a 45 voltas para o final.
Na entrada dos pits, Blaney reduziu bastante a velocidade, mas Larson veio mais rápido. No tanto, o piloto da Hendrick não conseguiu frear a tempo e, além de tocar levemente na traseira do carro número 12, ainda bateu forte nos barris que protegiam a entrada dos boxes. Com o impacto, a corrida chegou a ser paralisada com bandeira vermelha para reparo da barreira de proteção e o campeão de 2021 acabou abandonando a prova com os danos do seu carro.
A partir daí, a prova ficou embolada e amarrada com a sequência de bandeiras amarelas. Na primeira relargada, Denny Hamlin superou Blaney pela liderança, mas a corrida foi neutralizada após um acidente mais atrás, envolvendo Ross Chastain, JJ Yeley e John Hunter Nemechek.
No recomeço seguinte, Hamlin e Blaney ficaram duelando. Quem se aproveitou disso foram William Byron e Christopher Bell, que ultrapassaram a dupla e assumiram as duas primeiras posições. O piloto da Joe Gibbs assumiu o terceiro lugar, mas pouco depois, o pneu furou e o carro número 11 foi direto ao muro.
Enquanto Hamlin lamentava o abandono, outro piloto da Joe Gibbs estava com problema. O motor do carro de Martin Truex Jr estourou durante a bandeira amarela. Com isso, dois representantes da Toyota que estavam nos playoffs ficaram fora e perderam pontos importantes na briga pelos playoffs.
Na relargada final, faltando 25 voltas para o fim, Bell, Blaney e Byron tiveram uma disputa, mas o piloto da Joe Gibbs conseguiu abrir vantagem ao assumir a ponta com menos de 20 giros para o fim. Mais perto do fim, o representante da Penske assumiu a segunda posição e tentou buscar a liderança, mas já era tarde demais.
A penúltima etapa da temporada 2023 da NASCAR Cup Series será no próximo domingo, o circuito oval mais curto da categoria, em Martinsville.
Top-10 da etapa de Homestead-Miami
1 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
2 – Ryan Blaney (Penske/Ford)
3 – Tyler Reddick (23XI/Toyota)
4 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
5 – AJ Allmendinger (Kaulig/Chevrolet)
6 – Bubba Wallace (23Xi/Chevrolet)
7 – Ty Gibbs (Joe Gibbs/Toyota)
8 – Joey Logano (Penske/Ford)
9 – Aric Almirola (Stewart-Haas/Ford)
10 – Austin Dillon (Richard Childress/Chevrolet)
Classificação do Round of 8 (após 2 de 3 corridas)
Christopher Bell (1 vitória) – classificado
Kyle Larson (1 vitória) – classificado
William Byron +30
Ryan Blaney +10
Tyler Reddick -10
Martin Truex Jr -17
Denny Hamlin -17
Chris Buescher -43