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Christian Lundgaard domina GP de Toronto e vence pela primeira vez na Fórmula Indy

Dinamarquês encerrou sequência vitoriosa de Alex Palou, mas o espanhol se saiu bem, com o segundo lugar mesmo com a asa quebrada

A história da Fórmula Indy tem mais um vencedor em seus registros. Christian Lundgaard teve um fim de semana perfeito e conquistou a sua primeira vitória na categoria com uma atuação segura e perfeita. O dinamarquês da Rahal-Letterman-Lanigan foi o pole e liderou o maior número de voltas, conseguindo o triunfo do GP de Toronto.

Lundgaard ganhou com tranquilidade, apresentando um ritmo forte e uma estratégia eficiente de combustível e de ritmo de corrida. A vitória veio em uma ultrapassagem decisiva sobre Alex Palou faltando 20 voltas para o fim, pondo fim a sequência de três vitórias seguidas do espanhol.

Apesar disso, Palou saiu com um saldo bem positivo da prova canadense, pois o espanhol salvou o segundo lugar, mesmo em um fim de semana conturbado. O piloto da Ganassi teve sua asa dianteira danificada na metade da corrida e, mesmo com o bico danificado, o líder do campeonato conseguiu defender a posição e ainda conseguiu ampliar a largada vantagem na ponta da competição, com incríveis 117 pontos acima de Scott Dixon.

A corrida canadense começou confusa na largada, com um enrosco no final do pelotão que fechou a pista logo na primeira curva. O engavetamento tirou da corrida o estreante Tom Blomqvist, além de Ryan Hunter-Reay, Jack Harvey e Benjamin Pedersen, além de atrasar Alexander Rossi, Santino Ferrucci e Sting Ray Robb.

A corrida recomeçou com Lundgaard abrindo vantagem para Scott McLaughlin e Pato O’Ward. enquanto o pelotão ficava embolado pelas demais posições. Largado na 15ª posição, Palou, foi subindo no grid, com boas ultrapassagens, inclusive uma em Romain Grosjean.

Após o primeiro ciclo de paradas nos boxes, o espanhol era o nono, com um ritmo bem competitivo, embora estivesse abaixo do líder. Entretanto, as coisas mudaram na volta 40, quando Grosjean estampou o muro e causou a bandeira amarela.

 

Alguns pilotos aproveitaram a entrada do safety car para fazer a segunda parada, casos de Palou, Colton Herta e Kyle Kirkwood, que retornou à frente. Com boa parte do grid ficando na pista

A corrida iria recomeçar,mas outro incidente embaralhou de vez a disputa. Os pilotos do meio do pelotão ficaram perdidos com a indicação de relargada e Kirkwood acertou a traseira do carro de Hélio Castroneves. Na confusão, Palou tocou o muro e quebrou levemente a asa, O brasileiro tentou retornar, mas os danos no carro foram terminais e o tetracampeão da Indy 500 abandonou.

Com a bandeira amarela estendida, boa parte dos líderes aproveitou para fazer a última parada. Apenas Scott McLauglin, Scott Dixon e Rinus Veekay ficaram na pista e arriscaram uma estratégia diferente.

Na nova relargada, McLaughlin e Dixon dispararam, enquanto Veekay segurava o pelotão. Palou se posicionava a seguir, enquanto o pelotão ficava bagunçado. Kirkwood teve problemas mecânicos e abandonava, enquanto Lundgaard chegava ao quinto lugar, superando Herta, que segurava um grande grupo.

Com os danos na asa se intensificando, Palou não conseguia passar sequer o retardatário Rossi e via Lundgaard se aproximar. Quando Veekay parou nos boxes, o dinamarquês aproveitou o momento e passou o piloto da Ganassi na reta oposta, assumindo a liderança com os pti-stops de McLaughlin e Palou.

Enquanto o piloto da RLL abria vantagem, Palou via a aproximação do grupo que tinha Herta, O’Ward, Will Power, Josef Newgarden e Marcus Ericsson se aproximando. Deste pelotão, quem se deu mal foi o piloto da McLaren, que teve problemas no sensor de combustível e, para poupar o etanol, ficou para trás para poder terminar a corrida.

Nas voltas finais, a asa dianteira de Palou ficava cada vez mais torta com os desníveis no asfalto da pista de Toronto, mas conseguia se defender de Herta mesmo nas freadas mais intensas.

Por fim, outra coisa que afetou os pilotos foi a falta de combustível. Power e Ericsson precisaram ir aos boxes para um splash-and-go enquanto Herta e Newgarden tiravam o pé para terminar a corrida.

Na bandeirada final, Lundgaard conquistou a vitória redentora para RLL, que se recuperou dos fiascos recentes, especialmente na Indy 500, para celebração dos mecânicos e de seus parentes. Palou cruzava a meta final em segundo, com Herta (quase sem combustível) fechando o pódio. Dixon, que parou depois, foi o quarto e Newgarden, também no limite do tanque.

No campeonato, Palou ampliou a vantagem na liderança, com 117 pontos à frente de Scott Dixon, com Newgarden, Ericsson e O’Ward na sequência. A Fórmula Indy volta na próxima semana com uma rodada dupla no circuito oval de Iowa. A primeira prova será no sábado e a segunda no domingo.

Classificação do GP de Toronto:

Classificação do Campeonato:

1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 417
2 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 300
3 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 291
4 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 275
5 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren/Chevrolet – 274
6 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 258
7 – Christian Lundgaard (DIN) – RLL/Honda – 248
8 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 242
9 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 239
10 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 230

20 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 113

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