ColunistasNascarPost

Chris Buescher aproveitas as confusões e leva etapa de Bristol

Em prova tumultuada para os candidatos ao título, Kyle Busch, Kevin Harvick, Tyler Reddick e Austin Dillon acabam eliminados dos playoffs

O começo da pós-temporada da NASCAR Cup Series tem sido surpreendente. Pela terceira corrida seguida, nenhum dos postulantes ao título venceu. Na etapa deste fim de semana, foi a vez de Chris Buescher furar a festa dos favoritos e vencer a corrida de Bristol. Com isso, temos nada menos que 19 pilotos vitoriosos na temporada 2022, que iguala o ano de 2001 como o campeonato com mais vencedores diferentes na história..

Para a disputa pelo título, a corrida de Bristol foi um verdadeiro caos: Dos 16 candidatos ao título, 12 deles tiveram algum problema, seja em parada ruim nos boxes ou algo mais severo, como um furo de pneu ou falha mecânica. E isso foi decisivo para a definição dos quatro eliminados desta fase.

A Penske foi uma das equipes que mais sofreu nesta etapa. Os seus três carros tiveram problemas com o pneu estourado. Além do furo de pneu, os carros de Ryan Blaney e Joey Logano foram os com maiores danos. Austin Cindric foi outro prejudicado e, por estar em pior posição no campeonato, corria sério risco de ser eliminado.

No entanto, outro drama foi vivido pelos carros da Toyota. Nada menos que quatro dos seis carros da montadora japonesa tiveram problemas mecânicos. Os dois da 23XI (de Bubba Wallace e Ty Gibbs) além de Martin Truex Jr e Kyle Busch. Para Buschinho, o abandono foi terrível para suas pretensões no campeonato, pois precisaria que outros pilotos tivessem problemas para avançar.

Com problemas de motor,Kyle Busch abandonou em Bristol e deu adeus às chances do seu terceiro título (Torey Fox/NASCAR Studios)

Outra equipe que também sofreu bastante em Bristol foi a Richard Childress. Tanto Tyler Reddick, como Austin Dillon foram colhidos em um acidente múltiplo no começo do terceiro estágio e tiveram suas corridas comprometidas. Dillon abandonou e Reddick ficou várias voltas atrasado.

 

Neste cenário, Cindric, Busch e Reddick eram os candidatos pela última vaga nos pontos, mas o piloto da Penske conseguiu recuperar mais posições que Reddick e conseguiu terminar a prova mais acima dos demais e ficou com a classificação.

Quem poderia desbancar toda esta turma era Kevin Harvick. O campeão de 2014 só avançaria de fase se vencesse a corrida, já que havia abandonado as duas provas anteriores. O piloto da Stewart-Haas tinha um ritmo razoável e estava entre os primeiros até a última parada nos boxes. Mas a sua equipe se atrapalhou toda e Harvick quase perdeu a roda ao sair dos pits. Com o prejuízo, o piloto do carro número 4 foi apenas o décimo e deu adeus às suas chances de título.

Lá na frente, a equipe mais competitiva foi a RFK. Brad Keselowski andou entre os primeiros por toda a corrida, em sua melhor atuação desde quando se tornou piloto e dono da equipe, mas o piloto do carro número 6 teve um pneu furado e saiu da briga pela vitória. Em compensação, Buescher assumiu a liderança no último ciclo de pits arriscando troar somente dois pneus, mas conseguiu manter seu carro na frente, sem ser ameaçado pelo esquadrão da Hendrick e se tornou o novo vencedor desta temporada.

Avançaram para a próxima fase dos playoffs: Chase Elliott, Joey Logano, Ross Chastain, Kyle Larson, William Byron, Denny Hamlin, Christopher Bell, Ryan Blaney, Chase Briscoe, Alex Bowman, Daniel Suarez e Austin Cindric.

A próxima etapa da NASCAR Cup Series, que abrirá o Round of 12, segunda rodada dos playoffs da divisão principal, será no próximo domingo no circuito do Texas.

Top-10 da etapa de Bristol:

1 – Chris Buescher (RFK/Ford)
2 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
3 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
4 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
5 – Kyle Larson (Hendrick/Chevrolet)
6 – Ross Chastain (Trackhouse/Chevrolet)
7 – AJ Allmendinger (Kaulig/Chevrolet)
8 – Cole Custer (Stewart-Haas/Ford)
9 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
10 – Kevin Hárvick (Stewart-Haas/Ford)

Eliminados do Round of 16: Kyle Busch, Tyler Reddick, Austin Dillon e Kevin Harvick

Classificação do Round of 12:

Chase Elliott – 3040
Joey Logano – 3025
Ross Chastain – 3020
Kyle Larson – 3019
William Byron – 3015
Denny Hamlin – 3013
Christopher Bell – 3013
Ryan Blaney – 3013

Chase Briscoe – 3009
Alex Bowman – 3007
Daniel Suarez – 3007
Austin Cindric – 3006

 

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo