Após um hiato de 65 anos, a NASCAR Cup Series retornou ao circuito de Road America para realizar uma prova da divisão principal. Em uma prova cheia de alternativas e desafios para os principais pilotos, melhor para o piloto que tem se sobressaído em pistas mistas na categoria: ninguém menos que o atual campeão Chase Elliott.
Apesar de uma vitória categórica, a corrida não foi tão fácil para o piloto da Hendrick, que largou de 34º. Mas Elliott foi galgando posições ao longo da disputa e já no segundo estágio, estava entre os primeiros, assumindo a ponta no começo do terceiro segmento.
Elliott chegou a perder a ponta após a parada nos boxes nas últimas vinte voltas, mas conseguiu a recuperação na primeira volta após a relargada, disparando na frente e não foi ameaçado por ninguém até a linha de chegada.
Esta foi a segunda vitória do atual campeão da Cup Series, sendo a primeira em um circuito misto (a vitória foi no Circuito das Américas), O piloto da Hendrick também possui sete vitórias neste tipo de pista, se tornando o maior vencedor em atividade em traçados mistos.
Outro destaque da prova foi Christopher Bell, que foi o melhor representante da Joe Gibbs na prova, superando Kyle Busch nas voltas finais e ficando em segundo, à frente do bicamepão da Cup. O outro irmão da família Busch, Kurt, foi o quarto e Denny Hamlin fechou o top-10.
Quem também teve uma performance interessante foi Austin Cindric, correndo pelo quarto carro da Penske, o piloto regular da Xfinity se saiu melhor que os regulares da equipe e chegou a liderar a prova, mas acabou abandonando com problemas mecânicos.
Um dos favoritos da prova, Kyle Larson não conseguiu repetir as boas atuações. O piloto da Hendrick chegou a andar entre os primeiros, mas perdeu rendimento e, para piorar, levou um toque do companheiro de equipe Alex Bowman, rodando e terminando em 15º.
Teammates collide! 😱@Alex_Bowman makes contact with @KyleLarsonRacin entering the corner! pic.twitter.com/STmQhZLszY
— NASCAR (@NASCAR) July 4, 2021
A próxima etapa da NASCAR Cup Series será no próximo domingo, retornando ao circuito de Atlanta.
Top-10 da etapa de Road America:
1 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
2 – Christopher Bell (Joe Gibbs/Toyota)
3 – Kyle Busch (Joe Gibbs/Toyota)
4 – Kurt Busch (Chip Ganassi/Chevrolet)
5 – Denny Hamlin (Joe Gibbs/Toyota)
6 – Chase Briscoe (Stewart-Haas/Ford)
7 – Ross Chastain (Chip Ganassi/Chevrolet)
8 – Tyler Reddick (Richard Childress/Chevrolet)
9 – Martin Truex Jr (Joe Gibbs/Toyota)
10 – Matt DiBenedetto (Wood Brothers/Ford)
Classificação do campeonato (após 20 de 26 etapas)
Classificados por vitória: Kyle Larson (4), Martin Truex Jr e Alex Bowman (3), Kyle Busch e Chase Elliott (2), William Byron, Joey Logano, Ryan Blaney, Brad Keselowski, Christopher Bell e Michael McDowell (1)
Classificação por pontos (diferença em relação à zona de corte)
Denny Hamlin +352
Kevin Harvick +153
Austin Dillon +98
Tyler Reddick +75
Kurt Busch +25
Chris Buescher -25
Ross Chastain -69
Ricky Stenhouse -70
Matt DiBenedetto -74