AutomobilismoColunistasDestaquesNascarPost
Tendência

Chase Elliott encerra jejum em disputa dramática no Texas

Piloto da Hendrick segura ataque de Denny Hamlin e de Ross Chastain nos páreos finais para ficar com a vitória

A etapa do Texas da NASCAR Cup Series foi cheio de reviravoltas e com muita gente envolvida em algum problema. Em um páreo duro, Chase Elliott estava na posição certa no momento certo e conseguiu se aproveitar nas disputas decisivas para encerrar um jejum de mais de um ano sem vitórias e conquistar seu primeiro triunfo no ano.

A etapa texana da NASCAR Cup Series foi bem bagunçada, com 16 bandeiras amarelas, igualando o recorde da categoria na pista. Dentre os envolvidos em confusões, alguns eram candidatos à vitória, como o caso de Kyle Larson.

O campeão de 2021 largou na pole e dominou o primeiro estágio, mas tudo ruiu depois que a sua equipe de boxes se atrapalhou e não colocou corretamente a roda em um dos pitstops, fazendo com que a roda traseira direita do carro se soltasse na pista.

Além do prejuízo pelo erro, a penalidade pela irregularidade foi pesada e Larson perdeu duas voltas de punição. O piloto da Hendrick ainda conseguiu recuperar a volta do líder, mas não conseguiu escalar o grid e ainda acabou envolvido em um toque nas voltas finais, tirando-lhe a chance de um bom resultado.

Outros dois nomes que estavam com o favoritismo pela vitória eram Tyler Reddick e Denny Hamlin. No entanto, uma bandeira amarela no último estágio, no meio do ciclo de paradas nos boxes bagunçou todo o grid.

Na reordenação, Hamlin ficou na liderança, junto com Elliott e Ross Chastain. Além destes, Brad Keselowski apareceu como candidato com a vantagem de ter pneus mais novos. Mas na reta final, uma sequência de bandeiras amarelas deixou a disputa frenética entre os quatro. Após a bandeira amarela causada pela rodada de Larson, Elliott se posicionou na liderança à frente do rival da Joe Gibbs.

Na penúltima relargada, Elliott e Hamlin se digladiaram pela ponta até o piloto da Hendrick prevalecer. O representante da Joe Gibbs tentou se manter no lado de fora, mas sem aderência e rodou, saindo da disputa.

Na última partida, foi a vez de Chastain contestar a vantagem de Elliott, mas o campeão da Cup de 2020 manteve a linha e se defendeu bem, abrindo vantagem. William Byron tentou se aproveitar para tomar o lugar do piloto da Trackhouse, mas os dois se tocaram e o carro número 1 rodou e bateu, causando a bandeira amarela derradeira.

Elliott encerrou um jejum que durava um ano e meio, pois sua última vitória tinha sido em outubro de 2022 em Talladega. Após ter uma temporada complicada no ano passado, em que não se classificou para os playoffs e teve problemas físicos, além de uma suspensão, a conquista da etapa texana garante a vaga na pós-temporada para o campeão de 2020, tendo a oportunidade de buscar o segundo título.

A próxima etapa da NASCAR Cup Series será uma das melhores oportunidades para quem deseja disputar os playoffs e precisa da vitória, pois a corrida será no tradicional e temível circuito de Talladega, com a corrida realizada no próximo domingo.

Top-10 da etapa do Texas:

1 – Chase Elliott (Hendrick/Chevrolet)
2 – Brad Keselowski (RFK/Ford)
3 – William Byron (Hendrick/Chevrolet)
4 – Tyler Reddick (23Xi/Toyota)
5 – Daniel Suarez (Trackhouse/Chevrolet)
6 – Chase Briscoe (Stewart-Haas/Ford)
7 – Bubba Wallace (23Xi/Toyota).
8 – Austin Dillon (Richard Childress/Chevrolet)
9 – Kyle Busch (Richard Childress/Chevrolet)
10 – Carson Hocevar (Spire/Chevrolet)

Classificação da temporada regular:

Classificados por vitória: William Byron (3), Denny Hamlin (2); Kyle Larson, Chase Elliott, Christopher Bell, e Daniel Suárez (1)

Classificação por pontos: (diferença em relação à zona de corte)

Martin Truex Jr +101
Ty Gibbs +63
Ryan Blaney +61
Tyler Reddick +52
Bubba Wallace +39
Ross Chastain +30
Chase Briscoe +14
Chris Buescher +12
Alex Bowman +11
Joey Logano +0

Kyle Busch -0
Brad Keselowski -1
Erik Jones -38
John Hunter Nemechek -57

Mostrar mais

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo