Charles Leclerc lidera com uma penalidade no GP do Canadá, o monegasco perderá ao menos dez posições no grid de largada de largada deste fim de semana. Antes do início desta sexta-feira (17) a Ferrari já tinha realizado algumas alterações no motor do monegasco, mas concluíram mais uma alteração antes do TL2.
Após o abandono no Azerbaijão, a unidade de potência usada pelos pilotos da Ferrari passou por uma avaliação. A equipe italiana chegou à Montreal tentando evitar uma penalidade, mesmo em uma pista onde é possível realizar ultrapassagens, mas não conseguiu escapar de problemas. A Ferrari já sabia que nesta temporada teria que lidar com uma penalidade, para a utilização de uma 4ª unidade de potência, mas não esperava tantos problemas acontecendo de uma só vez.
A Ferrari introduziu para Leclerc um novo MGU-H, MGU-K e ICE, mas também aproveitou para adotar uma nova Central Eletrônica (CE) – durante a temporada os times podem usar apenas duas dessa peça, desta forma, quando uma terceira troca é necessária, o piloto perde dez posições no grid.
Está pode não ser a última penalidade do monegasco no fim de semana, afinal a Ferrari poderia aproveitar o momento até mesmo para instalar logo o quarto turbo no carro do monegasco. Se a Ferrari optar pela troca, ele terá que começar ao final do grid, dividindo a última fila com Yuki Tsunoda da AlphaTauri.