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Charles Leclerc comanda treino livre do GP do Catar

Em performance superior, Leclerc obtém o melhor resultado com a Ferrari, separado por 0s425 de Lando Norris

Com apenas um único treino livre, as equipes vão encarar o GP do Catar, a partir dos dados coletados durante este único treino livre. No entardecer, no Circuito de Lusail, foi realizada a sessão. Charles Leclerc conseguiu colocar a Ferrari na liderança, anotando a marca de 1m21s953, sendo o único a obter um tempo como esse com os pneus macios.

Ao longo da atividade, os tempos caíram substancialmente, conforma a pista foi ganhando aderência e era limpa com a passagem dos carros. Os pilotos precisaram se dedicar a simulação de corrida no começo, para ajudar na coleta de dados, essencial para as próximas sessões no circuito. Os pneus médios foram os mais usados.

Nos últimos dez minutos, os pilotos conseguiram usar os pneus macios, colaborando para melhorar ainda mais as marcas. Lando Norris encerrou a atividade na segunda posição, marcando o tempo de 1m22s378, separado por 0s425 de Leclerc. Oscar Piastri conseguiu a terceira posição, com 1m22s425, contra 1m22s535 de Carlos Sainz.

Yuki Tsunoda apresentou mais uma vez um ótimo desempenho, o piloto da Racing Bulls foi o quinto colocado, enquanto Valtteri Bottas faturou o sexto lugar com a Sauber. A partir do sexto colocado, a diferença para o líder da sessão já era de mais e 1 segundo.

George Russell foi o sétimo colocado, acompanhado por Alexander Albon e Lewis Hamilton que completaram o top-10.

A classificação promete ser bem disputada, pois ainda não foi possível ver tudo das equipes nesta única sessão preparatória.

A Fórmula 1 retorna às 14h30, pelo horário de Brasília.

Saiba como foi o Treino Livre no Catar

Por conta do formato da Sprint, os pilotos contaram com apenas uma sessão de treinos livres para a verificação e preparo dos carros.

Chegando ao Circuito de Losail, a Fórmula 1 se depara com um circuito que passou com novas mudanças, retirando as zebras piramidais de sete curvas do circuito que deram muita dor de cabeça no ano passado, afetando a parte interna dos pneus.

Para o evento deste fim de semana, apenas a Alpine e a Sauber levaram alguma mudança para o carro. No caso da Alpine, a alteração ocorreu na asa dianteira, assim como no bico, para se adequar ao circuito e trabalhar melhor o fluxo de ar.

A Sauber, por sua vez, também fez uma mudança na asa dianteira, para poder contar com um melhor equilíbrio ao longo do evento. Lembrando que esse é o único time que até o momento do campeonato não obteve se quer um ponto.

Quando a sessão foi iniciada, a temperatura na pista estava na casa dos 26°C, com 21°C no ambiente.

Rapidamente os pilotos começaram a invadir a pista, usando pneus médios e duros em suas primeiras verificações. Logo Esteban Ocon abriu a tabela de tempos, anotando 1m28s979, mas os tempos começaram a melhorar conforme outros pilotos completavam as suas voltas.

A dupla da Ferrari era uma das poucas equipes a usar os pneus duros no começo da sessão. Quando os dez minutos de sessão, todos os pilotos estavam em pista e os dez primeiros eram: Russell, Norris, Leclerc, Bottas, Verstappen, Albon, Gasly, Ocon, Hamilton e Sainz. O piloto da Mercedes, que chegou ao circuito após vencer em Las Vegas, liderava com a marca de 1m24s901, trabalhando com os pneus médios.

Por conta do tráfego intenso, os pilotos se esbarravam na pista. Os tempos foram evoluindo, já que os competidores estavam em um stint mais longo. Antes de se dirigir aos boxes, Leclerc melhorou o seu tempo, saltando para a ponta com o tempo de 1m23s702.

A sessão era realizada no entardecer de Lusail, tornando ainda mais difícil guiar no asfalto, pois o calor era intenso.

Quando os pilotos retornavam ao traçado, para alguns ainda trabalhavam com os pneus do começo da sessão, dando atenção para as voltas em modo de simulação de corrida.

Restando 23 minutos para o final, os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc Norris, Verstappen, Gasly, Piastri, Alonso, Russell, Tsunoda e Albon. O espanhol encontrou fôlego para encaixar uma boa volta e anotar o melhor tempo, com a marca de 1m23s068, superando o tempo do companheiro de equipe em 0s351.

Nos últimos dez minutos de sessão, Franco Colapinto foi enviado para a pista usando os pneus macios. Os demais competidores estavam nos boxes preparando os carros para uma nova saída, podendo testar as voltas rápidas no final da sessão. O argentino melhorou a sua marca para 1m25s794, mas permaneceu no final do pelotão.

Aos poucos os pilotos foram imprimindo um ritmo forte, para movimentar o final da atividade. Os pilotos, em alguns trechos da pista, extravasavam os limites de pista, pegando a caixa de brita, mas foi um recurso mais bem aplicado para evitar que os pilotos andassem além da zebra, gerando uma “punição” imediata.

Leclerc conseguiu atingir a marca de 1m22s242, completando apenas uma volta rápida, antes de retornar aos boxes. Lando Norris surgiu na segunda posição, com o tempo de 1m22s378. Oscar Piastri foi o terceiro colocado com a marca de 1m22s425, enquanto Sainz ficou com a quarta posição, separado por 0s0740, do tempo do líder.

Os pilotos ainda tentaram completar algumas voltas em modo de simulação de corrida com os pneus macios, pois eles podem aparecer na disputa da Sprint, que será realizada no sábado pela manhã.


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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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