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Charles Leclerc comanda TL1 em Mônaco, seguido por Verstappen e Norris

Mesmo após batida com Lance Stroll, Leclerc continua na sessão e registra a melhor marca do TL1

A Fórmula 1 está em Mônaco neste fim de semana, para a disputa em uma das corridas mais icônicas do calendário. A primeira sessão avaliativa, foi bem movimentada, com as equipes trabalhando com stints mais longos e ritmo de corrida. Charles Leclerc encerrou a sessão na liderança, registrando o tempo de 1m11s964 com os pneus macios.

Max Verstappen foi o segundo colocado com o tempo de 1m12s127, depois de passar por grande parte da sessão trabalhando com os pneus duros. Independente do composto usado neste evento, os pilotos vão trabalhar com a gama mais macia de pneus.

Os tempos foram evoluindo ao longo da sessão, mesmo com stints mais longos. Lando Norris ocupou a terceira posição, com a marca de 1m12s290, separado por apenas 0s326 do líder.

Alexander Albon obteve a quarta posição com a Williams, seguido por Oscar Piastri. George Russell encaixou o carro da Mercedes na sexta posição, enquanto Carlos Sainz era o sétimo colocado, com o tempo de 1m12s534 – separado por apenas 0s570 do líder, ressaltando essa proximidade que o circuito oferece.

Pierre Gasly foi o oitavo colocado com a Alpine, enquanto Lewis Hamilton e Fernando Alonso completaram o top-10. Com uma sessão dinâmica, vários pilotos passaram pela ponta da tabela.

O grid ficou bem variado, pois algumas equipes começaram o dia trabalhando com os pneus médios e duros. A Racing Bulls, por exemplo, não usou o composto C6 em nenhum momento do TL1.

Saiba como foi o TL1 do GP de Mônaco

A F1 desembarcou em Monte Carlo, sendo o segundo evento desta rodada tripla. O GP de Mônaco neste ano contará com algumas novidades, como a realização das duas paradas.

Para a corrida deste ano, os pilotos ainda precisam lidar com quase metade do circuito contando com um novo asfalto – da curva 12 até a 3, a pista ficou mais lisa. Dessa forma ao longo dos treinos livres vamos observar uma grande evolução dos tempos, conforme o circuito é emborrachado, mas neste primeiro momento os pilotos costumam sofrer mais para gerenciar os pneus.

Quando o acesso para a pista foi liberado, os pilotos logo tomaram o circuito. Com os compostos frios, Charles Leclerc logo escapou da pista na Mirabeau, mas conseguiu retornar ao traçado, sem precisar de ajuda.

Os primeiros tempos começaram a surgir na tabela, com Nico Hülkenberg tomando a liderança com os pneus médios (C5) anotando 1m16s551. Estavam com os pneus médios, além de Hülk, Leclerc, Lewis Hamilton e Gabriel Bortoleto. Experimentavam os pneus duros (C4) – Alexander Albon, Isack Hadjar, Oliver Bearman, Yuki Tsunoda, Esteban Ocon, Carlos Sainz, Liam Lawson, Franco Colapinto e Pierre Gasly. Embora o francês da Alpine tivesse retornando aos boxes, sem registrar uma volta rápida. O restante do grid estava com os pneus macios.

Com menos de 10 minutos, o regime de bandeira vermelha foi instaurado para limpeza da pista. Charles Leclerc bateu em Lance Stroll na curva 6, quando o canadense não respeitou as bandeiras azuis para dar passagem para pilotos que estavam mais rápidos. Na realidade, Stroll deixou Antonelli passar por ele, mas não fez o mesmo com o piloto da casa. A asa dianteira do carro do monegasco ficou danificada e ele precisou passar por uma troca da peça.

A pista não demorou para ser liberada e com isso os pilotos retomaram as atividades para a coleta de dados. Norris assumiu a liderança da tabela, usando os pneus macios (C6), quando registrou 1m13s615.

Após 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Norris, Piastri, Leclerc, Verstappen, Hamilton, Gasly, Alonso, Sainz, Tsunoda e Hülkenberg. Em Mônaco as atividades são ainda mais complicadas, por conta do trâfego intenso, então um competidor acaba por atrapalhar outro, pois cada um está em um programa diferente.

Os tempos decaíram um pouco mais, com Piastri obtendo o 1m13s031. Por outro lado, Hamilton era o 4° colocado, com a marca de 1m13s410 com os pneus médios, seguido de perto por Verstappen em 5° com a marca de 1m13s472 obtida com os pneus duros.

A sessão encerrou para Stroll, pois a equipe identificou um problema na suspensão traseira, além da necessidade de fazer a troca do câmbio. As avarias no carro eram em decorrência do incidente com Leclerc.

Os tempos continuaram evoluindo, mesmo com os pilotos fazendo um stint maior, por conta da verificação dos carros. No entanto, pouco depois de 30 minutos de sessão, a Williams, assim como a Mercedes já trabalhavam com um jogo novo de pneus macios.

Sainz foi o primeiro piloto que perdeu o carro na curva 1 – na Saint Devote. O mesmo aconteceu com Norris, que fritou os pneus, quando não conseguiu completar a curva.

Restando 20 minutos para o final, os dez primeiros eram: Leclerc, Norris, Piastri, Sainz, Hamilton, Albon, Russell, Verstappen, Tsunoda e Alonso. Com o monegasco na liderança, a marca do piloto era de 1m11s964, enquanto ele permanecia com os pneus macios que ele já tinha atingido as 15 voltas – os pneus em questão eram quase do início da atividade, pois ele tinha completado apenas quatro giros com os pneus médios.

Próximo do encerramento da sessão, a Red Bull optou por trabalhar com os pneus macios, permitindo que Verstappen e Tsunoda tentassem um giro rápido com esses pneus. Por outro lado, a McLaren foi dos pneus macios, para os médios.

Entrando na Piscina, para evitar uma batida com Antonelli, Hamilton precisou fazer um desvio e decolou na zebra.

Para fechar o TL1, os pilotos ainda trabalhavam o ritmo de corrida. Bortoleto também escapou na curva 1, mas sem problemas maiores.

Os pilotos reclamaram do tráfego em vários momentos, mas isso é extremamente comum em uma pista tão apertada para esses carros. Algumas voltas rápidas foram perdidas no meio do caminho, pois alguns competidores foram atrapalhados, Hamilton mesmo lidou por vários momentos com pilotos mais lentos.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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