ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Carlos Sainz lidera dobradinha da Ferrari no TL2 em Singapura

A Ferrari deseja atrasar a conquista do título de Max Verstappen, o time italiano apresentou uma boa performance no TL2, com os seus dois pilotos ocupando o início da tabela de tempos

O primeiro dia de atividades em Singapura foi encerrado com os times dando atenção para a simulação de corrida e classificação. Com o TL2 sendo realizado mais próximo do horário da corrida, os times aproveitaram para verificar o desempenho dos seus carros nesse circuito quente e úmido.

Carlos Sainz foi o mais rápido com a Ferrari, o piloto passou a dominar a atividade e fechou o dia com a marca de 1m42s587, superando Charles Leclerc por 0s208. O time italiano deseja adiar a possibilidade de Max Verstappen conquistar o título nesta prova, portanto o bom desempenho chama a atenção.

Durante o começo da atividade Leclerc não esteve em pista, pois a equipe estava fazendo algumas alterações de peça no F1-75. O monegasco foi liberado para a pista quando restava cerca de meia hora para o encerramento da atividade e rapidamente o piloto passou a fazer parte dos ponteiros da tabela. O desempenho da Ferrrari com os pneus médios já chamava a atenção desde o começo da sessão.

George Russell terminou a atividade no terceiro lugar com a Mercedes. Max Verstappen completou poucas voltas na pista, mas fez uma volta rápida próximo ao encerramento da atividade. Lewis Hamilton começou o TL2 na liderança, mas ficou com o quinto lugar.

Esteban Ocon levou a Alpine para a sexta posição, o time francês segue aparecendo entre os dez primeiros colocados. Em uma volta voadora com os pneus macios, Valtteri Bottas se estabeleceu no Top-10, com o sétimo lugar, seguido por Fernando Alonso. Sergio Pérez também fez uma sessão discreta assim como o seu companheiro de equipe, mas o mexicano ficou apenas com o nono lugar. Lance Stroll completou a tabela de tempos no décimo lugar.

O grid segue ainda variado, mas as performances estão um pouco mais próximas. Lando Norris ficou abaixo do Top-10, mas ainda fez novos testes para a McLaren com as alterações que foram promovidas para o carro por meio das atualizações.

A Fórmula 1 retorna neste sábado às 7h (pelo horário de Brasília), para a realização do terceiro treino livre.

Saiba como foi o TL2 do GP de Singapura

Durante o TL1, Lewis Hamilton aferiu o melhor tempo e terminou a atividade na liderança. Quando os pilotos retornaram ao traçado a noite em Singapura tinha chegado. A temperatura na pista estava na casa dos 34°C, com 29°C no ambiente.

https://twitter.com/F1/status/1575834117648027649

Grande parte dos pilotos deixou os boxes usando mais uma vez os pneus médios como o TL1. Com a pista liberada Valtteri Bottas foi um dos primeiros a seguir para o traçado, abrindo a tabela de tempos com 1m45s839. Na sequência foi a vez de Russell superar o piloto da Alfa Romeo com 1m44s661. Hamilton apareceu na liderança da sessão com 1m44s091.

A pista ganhava mais competidores em sua extensão conforme o cronômetro seguiu em regressiva. Sebastian Vettel extravasou os limites de pista na curva 13, mas retornou ao traçado sem maiores consequências, algo semelhante aconteceu com Kevin Magnussen na área de escape da curva 14.

Depois de doze minutos de atividade os dez primeiros eram: Hamilton, Alonso, Russell, Stroll, Bottas, Ocon, Sainz, Vettel, Gasly e Albon. Russell também passou reto pela curva 12, semelhante ao que aconteceu durante o TL1.

Hamilton aproveitou o momento para anotar 1m43s668, superando Sainz por 0s042. Russell estava no terceiro lugar com 1m43s891, onde grande parte dos pilotos ainda trabalhava com os pneus médios instalados. Como o início do TL2 os pilotos estavam se aproximavam mais dos muros de contenção para melhorar suas marcas, mas mais erros eram observados durante o começo da atividade.

Alexander Albon foi o primeiro piloto a utilizar os pneus macios, desta forma saltou para a oitava posição com 1m45s144. Carlos Sainz ainda era o líder da atividade com 1m43s231, o espanhol retornou aos boxes se preparando o carro para a próxima saída.

Com quase metade da sessão concluída, Sergio Pérez e Charles Leclerc permaneciam ainda nos boxes, sem ter deixado a área do pit-lane no TL2. A Ferrari realizou algumas alterações no carro do monegasco entre o TL1 e o TL2, antes de liberar o piloto ao traçado.

Adentrando à última meia hora de atividade, grande parte do grid usava os pneus macios para fazer a simulação de classificação, com foco total nas voltas rápidas. Sergio Pérez tocou o muro de contenção em sua primeira saída, assim como Carlos Sainz e Esteban Ocon, mas os pilotos permaneceram no traçado.

O espanhol da Ferrari permanecia na liderança com 1m42s751, com Leclerc surpreendendo por aparecer no segundo lugar em sua primeira volta com 1m43s429. Pouco depois foi a vez de Russell retornar ao segundo lugar com 1m42s911.

Restando 20 minutos para o encerramento da atividade os dez primeiros eram: Sainz, Leclerc, Russell, Hamilton, Ocon, Bottas, Alonso, Pérez, Stroll e Norris. Leclerc voltou ao segundo lugar com 1m42s882, separado por 0s295 do seu companheiro de equipe.

Pierre Gasly retornava aos boxes para preparar o carro para a simulação de corrida, quando um explosão aconteceu embaixo da carenagem do seu carro e labaredas começaram a sair pelo Santo Antônio. Com ajuda do mecânico da Aston Martin, o incêndio foi apagado e Gasly deixou o carro. O francês ainda retornou para a pista para participar da simulação de corrida e coletar dados para a AlphaTauri.

Para os últimos dez minutos de atividade Charles Leclerc instalou um novo jogo de pneu macios e anotou 1m42s795, ainda para permanecer na segunda posição. Max Verstappen que estava apagado no final da tabela, conseguiu obter o quarto lugar, melhorando o seu tempo para 1m42s926, sem superar os pilotos da Ferrari ou Russell da Mercedes.

A sessão foi encerrada com uma boa movimentação na pista, ainda com os pilotos se dividindo entre a simulação de corrida e as voltas de classificação. Lando Norris que ficou no décimo primeiro lugar, ainda fez mais testes aerodinâmicos para a McLaren com o flow-vis espalhado em uma pequena área do lado direito do carro.

https://twitter.com/F1/status/1575849035851857921

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo