ColunistasFórmula 1Post

Calendário da F1 de 2023 contará mais uma vez com três eventos Sprint

FIA confirma a realização de três provas Sprint em 2023, mesmo com a F1 esperando realizar 6 eventos no próximo ano

O calendário de 2023 da Fórmula 1 contará novamente com três provas Sprint, mesmo com a proposta de dobrar o número de provas com esse formato para a próxima temporada.

Em 2021 a Sprint foi avaliada durante três eventos e após passar por algumas reformulações foi mais uma vez incluída no calendário de 2022 – novamente com três provas sendo disputadas. Existia uma expectativa para aumentar o número de eventos com esse formato desde os testes.

A F1 esperava realizar ao menos seis eventos Sprint, mas na última terça-feira a primeira edição do regulamento esportivo de 2023 foi aprovado pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA e nele optaram apenas pela realização de três eventos no próximo ano.

Na última reunião da Comissão da Fórmula 1, a FIA já tinha informado que estava avaliando o cenário para a realização das provas Sprint em 2023.

“Ao apoiar o princípio de um número maior de eventos Sprint, a FIA ainda está avaliando o impacto desta proposta em suas operações e pessoal na pista, e fornecerá seu feedback à Comissão”, disse a FIA em comunicado.

A Fórmula 1 terá em seu calendário de 2023 três provas Sprint – Foto: reprodução Alfa Romeo

Para 2022, os times optaram apenas pela realização de três eventos, por conta dos regulamentos técnicos, além do teto orçamentário. Em abril quando uma das reuniões da Comissão da F1 foi realizada, os times concordaram com a realização de seis eventos Sprint, mas a FIA não deu o mesmo apoio.

As regras do próximo ano permitem a alteração do número de eventos Sprint se for aprovado por uma ‘grande maioria’ da Comissão da F1. Isso requer 28 dos 30 votos, formados pelas 10 equipes (um voto cada) e representantes da FIA e Fórmula 1 Management (10 votos cada). A mudança exigiria então a aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo.

Nesta temporada a Sprint foi disputada nos GPs da Emilia-Romagna e Áustria, a próxima prova será realizada no Brasil, no circuito de Interlagos.

O formato atual do final de semana com a corrida Sprint permanece inalterado para o próximo ano. O órgão regulamentos do esporte afirma: “uma sessão de Sprint ocorrerá em até três competições”.

Mostrar mais

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele despertou o meu interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Hoje gosto de tirar fotos e escrever textos!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Adblock detectado

O BP É UM PORTAL INDEPENDENTE E OS ANÚNCIOS AJUDAM NA NOSSA MANUTENÇÃO, SE POSSÍVEL DESABILITE O SEU BLOQUEADOR DE ANÚNCIOS!!!