Interlagos, que saudade você estava de ver um brasileiro no pódio! E em 2025, ele veio no embalo do nome Barrichello, com a torcida vibrando como nos velhos tempos de Fórmula 1. Eduardo, o Dudu, honrou o sobrenome e protagonizou um final de corrida de tirar o fôlego nas 6 Horas de São Paulo, garantindo o terceiro lugar na LMGT3 com uma ultrapassagem de manual nos instantes finais. O público foi ao delírio. O autódromo tremeu. E a festa foi digna de um domingo histórico.
Mas não foi só o sangue brasileiro que brilhou. A edição de 2025 da etapa paulistana do FIA WEC ficará marcada como a corrida da redenção e das primeiras vezes. A Cadillac conquistou sua primeira vitória na história do campeonato, com dobradinha do V-Series R, e a Lexus venceu pela primeira vez na recém-criada classe LMGT3. Interlagos, mais uma vez, mostrou seu poder de batismo – como já fez com Toyota em 2012 e Porsche em 2014. A mística segue viva.
O trio Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens, do Cadillac #12, sobreviveu a um drive-through por pressão irregular dos pneus e recuperou-se como campeões, cruzando a linha com autoridade, à frente do #38, guiado por nomes de peso como Bourdais e Jenson Button. Já o Porsche #5, que ousou sonhar após uma largada arrebatadora, acabou em terceiro, travando duelos intensos até os últimos metros.
Na classe LMGT3, o domínio inicial foi da Lexus do #87, mas o clímax ficou mesmo reservado para o número 10 da Aston Martin. Após uma rodada no início da prova, o carro de Dudu Barrichello voltou à disputa e, na última volta, o brasileiro fez valer a ousadia na descida do Lago. Na freada do Laranjinha, por fora, ele deixou Michelle Gatting para trás e subiu ao pódio pela primeira vez no WEC. “Foi uma loucura”, resumiu ele, emocionado. E foi mesmo – no melhor dos sentidos.
Para o fã, não faltou espetáculo. Mais de 84 mil pessoas passaram por Interlagos durante o fim de semana – um novo recorde para o evento – e foram brindadas com uma verdadeira experiência de corrida. Shows da Capital Inicial, Raimundos e CPM 22, exposição de carros históricos, ativações nas Fan Zones e até perna de pau na cerimônia de abertura. Rubens Barrichello – o pai, claro – deu a largada oficial com a bandeira brasileira em mãos. E o orgulho de família não coube nos boxes.
E como se não bastasse tudo isso, Valentino Rossi também deu o ar da graça, agora a bordo de um BMW, terminando em décimo na LMGT3. Já Augusto Farfus, outro herói local, teve um domingo difícil e fechou em 12º, ao lado de Pedro Ebrahim.
Quando a bandeirada caiu, o público pôde invadir a pista, algo inédito nas 6 Horas de São Paulo, e celebrar ao lado dos heróis do dia. Uma comunhão rara entre máquina, piloto e torcedor – daquelas que só Interlagos sabe proporcionar.
O FIA WEC agora segue para Austin, nos Estados Unidos, mas já tem encontro marcado com São Paulo em 12 de julho de 2026. E depois dessa edição, ninguém vai querer perder. Afinal, não é todo dia que a história se escreve com emoção, ronco de motor e um toque de brasilidade.
Resultado completo da Hypercar e LMGT3 você confere abaixo. E para quem perdeu a chance este ano: os ingressos para 2026 já estão à venda – com 50% de desconto para os sortudos que estavam lá. Porque quem viveu, vai querer repetir. E quem viu de casa, certamente já se arrependeu de não ter ido.
Confira o resultado na classe Hypercar
- #12 Cadillac Hertz Team JOTA (Alex Lynn, Norman Nato, Will Stevens) em 6h00min19s732 (242 voltas)
- #38 Cadillac Hertz Team JOTA (Earl Bamber, Sebastien Bourdais, Jenson Button), a 57s016
- #5 Porsche Penske Motorsport (Michael Christensen, Julien Andlauer), a 58s882
- #6 Porsche Penske Motorsport (Kevin Estre, Laurens Vanthoor), a 1 volta
- #20 BMW M Team WRT (Sheldon van der Linde, Rene Rast e Marco Wittmann), a 1 volta
- #94 Peugeot TotalEnergies (Loic Duval, Malthe Jakobsen), a 2 voltas
- #93 Peugeot TotalEnergies (Paul di Resta, Mikkel Jensen), a 2 voltas
- #83 AF Corse (Robert Kubica, Yifei Ye, Phil Hanson), a 2 voltas
- #36 Alpine Endurance Team (Jules Gounon, Ferdinand Habsburg, Mick Schumacher), a 2 voltas
- #99 Proton Competition (Neel Jani, Nico Pino, Nico Varrone), a 2 voltas
- #51 Ferrari AF Corse (Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi, James Calado), a 3 voltas
- #7 Toyota Gazoo Racing (Mike Conway, Kamui Kobayashi, Nyck de Vries), a 3 voltas
- #009 Aston Martin Thor Team (Alex Riberas, Marco Sorensen), a 3 voltas
- #50 Ferrari AF Corse (Antonio Fuoco, Miguel Molina, Nicklas Nielsen), a 3 voltas
- #8 Toyota Gazoo Racing (Brendon Hartley, Ryo Hirakawa), a 3 voltas
- #007 Aston Martin Thor Team (Tom Gamble, Harry Tincknell), a 4 voltas
- #15 BMW M Team WRT (Kevin Magnussen, Raffaelle Marciello, Dries Vanthoor), a 20 voltas
- #35 Alpine Endurance Team (Paul-Loup Chatin, Ferdinand Habsburg, Chales Milesi), a 42 voltas
Confira o resultado final na classe LMGT3
- #87 Akkodis ASP Team (José María López, Clemens Schmid, Razvan Umbrarescu) em 6h00min54s573 (216 voltas)
- #81 TF Sport (Rui Andrade, Charlie Eastwood, Tom van Rumpuy), a 37s716
- #10 Racing Spirit of Léman (Eduardo Barrichello, Anthony McIntosh, Valentin Hasse-Clot), a 42s565
- #85 Iron Dames (Celia Martin, Rahel Frey, Michelle Gatting), a 44s026
- #78 Akkodis ASP Team (Arnold Robin, Yuichi Nakayama, Finn Gehrsitz), a 47s715
- #92 Manthey 1st Phorm (Ryan Hardwick, Riccardo Pera, Richard Lietz), a 1 volta
- #33 TF Sport (Daniel Juncadella, Jonny Edgar, Ben Keating), a 1 volta
- #59 United Autosports (James Cottingham, Gregoire Saucy, Sebastien Baud), a 1 volta
- #95 United Autosports (Sean Gelael, Darren Leung, Marino Sato), a 1 volta
- #46 Team WRT (Ahmad Al Harty, Valentino Rossi, Kelvin van der Linde), a 1 volta
- #54 Vista AF Corse (Francesco Castellacci, Thomas Flohr, Davide Rigon), a 1 volta
- #31 The Bend Team WRT (Augusto Farfus, Yasser Shahin, Pedro Ebrahim), a 1 volta
- #21 Vista AF Corse (François Heriau, Simon Mann, Alessio Rovera), a 1 volta
- #27 Heart of Racing Team (Mattia Drudi, Ian James, Zacharie Robichon), a 2 voltas
- #60 Iron Lynx (Andrey Gilbert, Lorcan Hanafin, Fran Rueda), a 2 voltas
Não completaram
#61 Iron Lynx (Lin Hodenius, Maxime Martin, Martin Berry)
#77 Proton Competition (Bernardo Sousa, Ben Tuck, Ben Barker)
#88 Proton Competition (Stefano Gattuso, Giammarco Levorato, Dennis Olsen)