A vaga na Audi para 2025 é uma das mais discutidas nas últimas semanas. O assunto e a análise que a equipe tem realizado para definir quem será o seu piloto em 2025. Nomes como o de Gabriel Bortoleto, Théo Pourchaire, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu foram os mais mencionados.
No entanto, após o GP de Singapura, ocorreu uma mudança na trajetória e aparentemente Bottas será confirmado para 2025.
O jornalista Joe Sawad publicou uma matéria falando sobre os assuntos que permearam o GP de Singapura, obviamente o futuro da Audi é um dos pontos de atenção do mercado de pilotos. O brasileiro Gabriel Bortoleto, atual líder do campeonato da Fórmula 2, foi analisado para a vaga na Audi e parecia realmente ser um forte candidato para ter essa oportunidade.
O nome de Bortoleto surgiu nas últimas semanas, principalmente quando teve ainda mais fôlego no campeonato. A performance do brasileiro foi notada por Mattia Binotto, que agora está encarregado de finalizar essa transição da Sauber para a Audi.
No entanto, Bortoleto depende de uma liberação da McLaren, para que o acordo tivesse a chance de ser estabelecido, já que o piloto brasileiro está vinculado ao programa de desenvolvimento. A ideia era que ocorresse um empréstimo, mas o que circulou em Singapura é que o time não acredita que seja uma boa ideia Bortoleto se juntar a Audi agora, pois “pode haver potencial para ele na McLaren no futuro”.
Alterações no grid podem acontecer para 2026, e o mercado de pilotos ficar agitado novamente. Oscar Piastri já renovou seu contrato no ano passado, estendendo sua permanência até o final de 2026, enquanto a McLaren assegurou a continuidade de Lando Norris por um período ainda mais longo.
Olhando de fora, a McLaren não teria uma vaga certeira para Bortoleto em breve, então fica um pouco difícil saber quais são os planos do time para os próximos anos. Porém, o programa da McLaren hoje se estende principalmente para a Indy e Fórmula E.
Desta forma, com todos esses impecílios, o mais indicado para ocupar o assento ao lado de Nico Hülkenberg é Valtteri Bottas. Um piloto com experiência, que ajudaria o time a passar por 2025 sem grandes complicações. Além disso, o desempenho ‘contido’ da Sauber no próximo ano, não atrapalharia a carreira de um jovem piloto na Fórmula 1 – se pensarmos por este lado.
Acredita-se que para o finlandês seria ofertado o contrato de um ano, mas o interesse de Bottas é no acordo de um ano, com possibilidade de renovação de contrato para 2026. Bottas espera uma resposta em breve do rumo que a equipe tomará para o próximo ano.
Se Valtteri aceitar o acordo de um ano, McLaren e Audi podem ter um pouco mais de tempo para analisar o seu futuro, além do empréstimo do brasileiro acontecer por um tempo mais curto. As cenas dos próximos capítulos são muito aguardadas.
A Sauber neste ano tem sido a pior equipe do grid, a única equipe zerada depois de 18 etapas disputadas. O time tem basicamente tentado passar por esse campeonato e a atitude deve ser semelhante para o próximo ano, já que estão poupando recursos para a grande mudança que acontecerá em 2026 com a chegada dos novos regulamentos.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.