AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Bottas cumprirá punição no retorno à F1 com a Cadillac segundo a FIA

Punição recebida em Abu Dhabi 2024 será cumprida apenas em 2026, quando o finlandês deve estrear pela Cadillac

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) promoveu uma alteração no regulamento, mas confirmou que caso o retorno de Valtteri Bottas aconteça no próximo campeonato, o finlandês ainda precisará cumprir a punição no grid de largada – adquirida no GP de Abu Dhabi de 2024.

A penalidade de cinco posições, foi aplicada após uma colisão de Bottas com Kevin Magnussen no Circuito de Yas Marina ao final do campeonato – sendo o último evento que o finlandês participou enquanto estava na Fórmula 1. O piloto obviamente não cumpriu a punição, pois não foi escalado para substituir Andrea Kimi Antonelli ou George Russell neste campeonato, mesmo atuando como piloto reserva.

Se seguissem a atualização do regulamento, a penalidade de Bottas expiraria em 9 de dezembro de 2025.

Mudança no regulamento não altera caso

Uma atualização recente no regulamento esportivo da Fórmula 1 previa que punições de grid expirassem após 12 meses de sua aplicação, o que poderia livrar Bottas de cumprir a penalidade, caso corra com a Cadillac no próximo campeonato. No entanto, a FIA esclareceu ao RacingNews365 que a nova regra só vale para incidentes futuros e não será aplicada retroativamente.

Um porta-voz da FIA disse ao portal: “Atualmente, a penalidade permanecerá, pois não há mecanismo para alterar retroativamente a penalidade que foi aplicada conforme os regulamentos em vigor na época. A mudança na regulamentação visa evitar situações anômalas semelhantes no futuro.”

LEIA MAIS: Cadillac deve oficializar Valtteri Bottas como piloto para estreia na F1 em 2026

Os últimos rumores apontam que Valtteri Bottas assinou com a Cadillac e seu nome será anunciado na próxima semana. O finlandês é cotado para ser um dos pilotos que conduzirá a equipe norte-americana no próximo ano.

Atualmente Bottas ocupa o cargo de piloto reserva da Mercedes, mas pode retornar ao grid como titular.

No entanto, a sua primeira corrida com a Cadillac pode marcar a necessidade de cumprir uma punição no grid de largada, adquirida quando ainda guiava pela Sauber.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Um Comentário

  1. Your blog has quickly become one of my favorites. Your writing is both insightful and thought-provoking, and I always come away from your posts feeling inspired. Keep up the phenomenal work!

Deixe uma resposta para Dale CormierCancelar resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading